Skip to main content

Corpo Europeu de Solidariedade

Juntos podemos mais.

Young person icon
Sou um/uma jovem

Mais informações sobre como podes participar, registar-te e aceder à tua conta pessoal


Organisation icon
Faço parte de uma organização

Mais informações sobre como participar e aceder ao portal das organizações


Coronavírus: Consequências para as atividades de mobilidade do Corpo Europeu de Solidariedade e Erasmus+

• A Comissão respeita plenamente todas as medidas de confinamento que estão a ser tomadas atualmente a nível nacional. A Comissão está ciente de que essas medidas podem ter consequências para a participação de estudantes, alunos, voluntários e outros participantes na mobilidade dos programas Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade. 
• Na situação atual alguns participantes não conseguem viajar a partir do seu local de origem ou não conseguem regressar do local de acolhimento. Esta incerteza está também a levar alguns pais a não permitir que os filhos viajem.
• Para responder a estas incertezas, estamos a aplicar a flexibilidade máxima que podemos permitir na execução do programa, dentro dos limites do quadro jurídico aplicável. 
• Comunicámos às agências nacionais Erasmus+ que podem invocar as cláusulas de «força maior». Deste modo poderão avaliar a possibilidade de aceitar custos adicionais até um montante máximo de subvenção. Poderão também adiar as atividades previstas por um período máximo de 12 meses por projeto. As autoridades nacionais também estão informadas.
• Estamos a acompanhar esta situação de muito perto e adotaremos as medidas adicionais que venham a ser necessárias.
• Pode consultar aqui Perguntas e Respostas relativamente ao impacto da pandemia de COVID-19 no programa Erasmus+ e nas atividades do Corpo Europeu de Solidariedade.

Oportunidades mais recentes do Corpo Europeu de Solidariedade

Ler as notícias mais recentes