Projetos de solidariedade
O que é um projeto de solidariedade?
Um projeto de solidariedade é uma atividade que um jovem pode realizar com um grupo de cinco ou mais pessoas com o intuito de contribuir para uma mudança positiva na comunidade local. É criado e implementado pelos próprios jovens no local onde vivem.
Pensa nos problemas que existem na tua vizinhança e nas causas que te são queridas. O projeto deve ser dedicado a problemas existentes na tua comunidade, mas pode também ajudar a resolver problemas regionais ou mesmo nacionais. Para além de dar resposta a desafios locais, um projeto de solidariedade deve igualmente demonstrar o valor europeu da iniciativa, ao ter em conta as prioridades identificadas a nível europeu como, por exemplo, a inclusão, as alterações climáticas, a participação democrática, a cidadania ou a igualdade de género.
O projeto pode durar entre dois e 12 meses e desenvolve-se principalmente a tempo parcial, de forma a que te possas dedicar a ele no teu tempo livre.
Quem pode participar?
Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 30 anos de idade e que resida em qualquer um dos países participantes no Corpo Europeu de Solidariedade (todos os países da União Europeia, Islândia, Turquia e Macedónia do Norte). Um grupo deve ser constituído por um mínimo de cinco pessoas de um mesmo país. Não há número máximo de participantes no grupo.
Com que apoio financeiro posso contar?
Podes esperar 500 EUR por mês para apoiar o teu projeto; este montante serve para suportar os custos de gestão e execução do projeto. Além disso, cobrimos igualmente os custos relacionados com a participação de um orientador («coach») no projeto, se necessário.
Como apresentar a candidatura?
O pedido de um projeto de solidariedade é um processo simples, que é feito através de formulários em linha. O teu pedido será avaliado pela agência nacional do país em que resides. Podes apresentar tu próprio o pedido de financiamento ou, se preferires, recorrer a uma organização com experiência em pedidos de financiamento.
No formulário de candidatura, tens de responder a várias perguntas, nomeadamente qual o motivo que te leva a querer realizar o projeto, de que forma este poderá beneficiar a comunidade e que atividades planeias levar a cabo durante o processo de preparação e execução.
Antes de te candidatares:
- Cria o teu grupo: Convida outros jovens da tua comunidade e cria o teu grupo com base numa ideia ou tema comum.
- Pede a todos os participantes para se registarem: Todos os membros do grupo se devem inscrever no portal do Corpo Europeu de Solidariedade.
- Obtém um documento de identificação (OID) da organização: Um dos membros do grupo assume o papel de «chefe de grupo» e regista-se no sistema de registo da organização a fim de obter uma identificação da organização (OID). Para te poderes registar, é-te pedido que cries uma conta EU Login. Não te esqueças de que podes identificar uma organização que esteja disposta a candidatar-se em teu nome (essa organização já está registada no Portal do Participante e possui um OID ou obterá um). É importante notar que podes avançar para as próximas etapas assim que te tiveres registado e tiveres obtido o teu OID, mesmo antes de este ter sido aprovado.
- Prepara-te: Lê o guia específico - o Guia do Corpo Europeu de Solidariedade - (páginas 52 a 57) e as informações nos sites da tua agência nacional. Caso necessites de mais informações, podes contactar a tua agência nacional para pedir ajuda. A agência nacional orientar-te-á e ajudar-te-á a preparar a tua candidatura para que esta seja bem-sucedida. Consulte esta cópia do formulário em linha para saberes o que esperar ao preencher o formulário.
- Cria o teu projeto: Organiza as tuas ideias - pensa nos objetivos do teu projeto, nas pessoas que irão constituir o teu grupo, nos resultados que esperas alcançar, em qual será o teu orçamento para o projeto, nas atividades que pretendes levar a cabo, e preenche o formulário em linha.
.. e, por último,...
6. Envia a tua candidatura: Candidata-te em linha através do formulário dos projetos de solidariedade ESC31. Próximos prazos: 7 de maio de 2020, às 12h00, hora de Bruxelas, e 1 de outubro de 2020 às 12h00, hora de Bruxelas. Não deixes passar os prazos e boa sorte!
Paranduskohvik — Um café de reparação na Estónia
O objetivo principal do «café de reparação» é sensibilizar as pessoas para os impactos ambientais negativos da sociedade de consumo e incentivá-las a respeitar o ambiente. O café situa-se num local público da comunidade (um ateliê aberto) que fornece todas as ferramentas necessárias para reparar todo o tipo de aparelhos. As pessoas são convidadas a trazer os seus aparelhos avariados e a tentar arranjá-los com a ajuda de voluntários.
A sala: Teatro local na Irlanda
O projeto surgiu em resposta à exclusão social dos requerentes de asilo de Newbridge, no condado de Kildare. O objetivo é criar e implementar, com a participação de requerentes de asilo, um programa de teatro aplicado que consiste em workshops de teatro, os quais, no fim, darão azo a um espetáculo de teatro participativo para a comunidade local.
Parque de skate na Bélgica
A ideia do projeto é criar uma infraestrutura para o skateboard e o BMX na comunidade local. Será um local aberto a todos, não só para a prática de atividades desportivas, mas também um lugar de encontro para jovens que partilham as mesmas ideias.
Brīvbode, na Letónia
O projeto está a ser realizado no seguimento do Brīvbode («feira de troca»), uma iniciativa lançada por voluntários no âmbito da qual, uma vez por semana, as pessoas são convidadas a trazer os objetos de que não precisam e a encontrar aqueles de que precisam, como roupa, livros e objetos para a casa.
Convidar mais pessoas para fazerem voluntariado em abrigos para animais na Lituânia
O projeto visa promover o voluntariado em abrigos para animais e ajudar a modernizar três abrigos para animais em Klaipeda. Procura igualmente fazer com que os estudantes estrangeiros participem em atividades de voluntariado fora da escola.
Agricultura biológica na Polónia
O projeto «Saferyczny ogród Badawczy» visa alterar os hábitos alimentares pouco saudáveis dos jovens e encorajá-los a cultivarem os próprios produtos biológicos. No âmbito do projeto, será criada uma plantação inovadora de culturas numa estufa esférica, na qual os jovens locais poderão participar em todas as fases, desde o cultivo até à colheita.
Recuperação do litoral em Itália
O objetivo principal do projeto «Mare d’Inverno» é recuperar uma zona costeira natural próxima dos centros urbanos de Trani e de Barletta. O projeto visa melhorar e aumentar a sensibilização para a proteção do ambiente, o que inclui a criação de percursos cicláveis e pedonais, a limpeza das praias e a replantação das espécies de árvores autóctones.