Skip to main content

Corpo Europeu de Solidariedade

Juntos podemos mais.

Aves marinhas e a poluição luminosa nos Açores

Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

Ilha de São Miguel, Açores (Portugal) , Portugal

Descrição

A poluição luminosa é uma das principais ameaças das aves marinhas. Nos Açores, centenas de cagarros juvenis são encandeados pelas luzes artificiais, levando à sua desorientação e colocando a sua sobrevivência em causa. Todos os anos realizam-se campanhas de resgate que visam a recolha e libertação segura destas aves em todo o arquipélago. Este voluntariado é desenvolvido na Ilha de São Miguel e consiste em organizar e realizar brigadas de resgate à noite, auxiliar libertações na manhã seguinte, e contribuir para a sensibilização e participação da comunidade local. Grande parte do trabalho é noturno devido à hora de atividade das aves marinhas. A carga horária diária é variável, dependente do número de aves resgatadas, mas não ultrapassando as 7h diárias. Estas atividades decorrem no âmbito do projeto LIFE Natura@night, coordenado pela SPEA Madeira (www.naturaatnight.spea.pt).

Comparticipação nas despesas de alojamento, alimentação e transporte

Este voluntariado, com duração de dois meses, decorre na ilha de São Miguel, Açores (Portugal). O programa ESC cobre as despesas de viagem entre a área de residência do voluntário e o local de alojamento, no início e no fim do período de voluntariado. O valor é calculado com base na distância, segundo o calculador ESC. Transporte, alojamento e alimentação são cobertos pelo projeto, até um máximo de 27€/dia. O voluntário recebe ainda um apoio financeiro adicional de 6€/dia para despesas pessoais. O transporte para o trabalho de campo é assegurado pela SPEA.

Formação durante a atividade

A aprendizagem será contínua e bastante variada, permitindo a aquisição de conhecimento sobre ecologia de aves marinhas, métodos de monitorização e recolha de dados científicos. O voluntário terá oportunidade de contactar diretamente com uma espécie emblemática dos Açores, aprender procedimentos de manuseamento e assistir às sessões de anilhagem. Irá também auxiliar na atualização de bases de dados. O voluntário irá ainda ajudar na logística das brigadas de resgate, incluindo sensibilização e gestão das equipas de voluntários locais.

Perfil do participante

Residente em São Miguel (preferencial). Amante da natureza com idade entre 18 e 30 anos (inclusive) no início da atividade. Formação em biologia ou áreas análogas (preferencial). Bom nível de inglês. Flexibilidade de horários de trabalho (turnos noturnos). Boa comunicação, motivação e vontade de aprender. Alto sentido de responsabilidade, e capacidade de trabalhar de forma organizada, tanto autonomamente como em equipa.


Datas da atividade

A total of 8 week(s) during the period 01/10/2025 to 30/11/2025


Local da atividade

Rua António Alves de Oliveira n.19 R/C, Ilha de São Miguel, Açores (Portugal) , Portugal


Tipo de atividade

Voluntariado individual


Procuramos participantes dos seguintes países

Portugal


Temas da atividade

Environment and natural protection


Data-limite para a apresentação de candidaturas

Prazo de candidatura: 15/09/2025 23:59