Skip to main content
© shutterstock.com - artiomp © shutterstock.com - artiomp

Estás inscrito no ensino e formação profissionais? Informa-te!

Última atualização terça-feira, 07/09/2021

O ensino e formação profissionais podem ajudar na tua preparação para o mercado de trabalho global, permitindo-te adquirir as competências necessárias para percursos profissionais específicos. Já pensaste que podes fazer um estágio no estrangeiro para promover a tua carreira?

O ensino e a formação profissionais (EFP) podem assumir diferentes formas e vias. Os programas de EFP e de aprendizagem prática de uma profissão combinam aspetos teóricos e práticos. 

Todos os anos, através da Semana Europeia da Formação Profissional, a UE tenta chamar a atenção para as múltiplas oportunidades que o ensino e a formação profissionais têm para oferecer. Esta semana visa melhorar a atratividade do ensino e formação profissionais, pondo em destaque a excelência e a qualidade. Além disso, a UE oferece também oportunidades aos alunos do EFP para aprenderem no estrangeiro. 

Estágios no estrangeiro com o Erasmus+

Os alunos do EFP podem melhorar as suas competências profissionais através da realização de estágios em diferentes países ao abrigo do Programa Erasmus+. Os formandos em contexto laboral e os recém-diplomados também podem beneficiar destas oportunidades.

Os estágios podem durar entre duas semanas e 12 meses. Serás acolhido num local de trabalho ou noutra instituição de EFP, e os teus estudos incluirão períodos de aprendizagem em contexto laboral. Lê estes testemunhos e inspira-te!

O teu estabelecimento de ensino receberá uma subvenção da UE para cobrir as tuas despesas de viagem e de subsistência durante a tua estadia no estrangeiro. 

Poderás receber dinheiro para te ajudar a aprender a língua de trabalho e, se fizeres um estágio com uma duração superior a 19 dias, terás acesso ao apoio linguístico em linha para te ajudar a aprender a língua de trabalho ou de ensino.

Não podes candidatar-te a uma subvenção a título individual. As candidaturas têm de ser apresentadas por organizações, que, por sua vez, selecionarão os candidatos aos estágios no estrangeiro. Contacta a tua instituição de EFP e fica a saber se podes participar.

Maior reconhecimento da formação profissional

Se participares num programa de intercâmbio do Erasmus+, o estágio no estrangeiro será reconhecido pela tua organização de envio com base num acordo de aprendizagem

Se pretenderes obter o reconhecimento do teu diploma ou certificado, existem várias iniciativas europeias para melhorar o reconhecimento e a qualidade das competências e qualificações adquiridas através de programas de formação profissional.