© OSCE
Estágios na OSCE
Última atualização terça-feira, 31/08/2021
O programa de estágios da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) dá aos estagiários a oportunidade de desenvolver as suas competências e adquirir experiência.
Estes estágios são uma forma de aumentar as perspetivas de emprego e proporcionam uma experiência de aprendizagem intercultural.
A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) oferece um número limitado de estágios em função das necessidades e instalações dos vários departamentos. O estágio dura geralmente entre dois e seis meses e tem lugar ao longo de todo o ano.
Os estágios da OSCE não são remunerados. No entanto, os candidatos selecionados que não sejam residentes no local de afetação podem ter direito a um reembolso parcial das suas despesas de subsistência.
Os estagiários podem prestar assistência e apoiar o trabalho dos seguintes gabinetes da OSCE:
- Secretariado da OSCE, Viena;
- Gabinete do Representante para a Liberdade dos Meios de Comunicação Social, Viena;
- Alto Comissário para as Minorias Nacionais, Haia;
- Presença da OSCE na Albânia;
- Missão da OSCE na Bósnia-Herzegovina;
- Missão da OSCE no Kosovo;
- Missão da OSCE em Skopje;
- Missão da OSCE na Moldávia (é necessário ter conhecimentos práticos de russo ou romeno);
- Missão da OSCE na Sérvia;
- Coordenador de projeto da OSCE na Ucrânia;
- Centro da OSCE em Bishkek;
- Gabinete da OSCE em Dushanbe.
As instituições e as operações no terreno não enumeradas acima não estão atualmente a aceitar candidaturas para estágios.
Quem pode candidatar-se
- Os candidatos devem ter, no máximo, 30 anos de idade;
- Os candidatos devem estar no último ano (universidade ou outra instituição acreditada) de um curso de 1.º, 2,º ou 3.º ciclo do ensino superior; ou ser recém-diplomados, isto é, não podem ter concluído o curso de 1.º, 2,º ou 3.º ciclo do ensino superior há mais dois anos;
- Os candidatos devem ser capazes de se adaptar a um ambiente de trabalho internacional e multicultural.
Além disso, é necessário possuir bons conhecimentos práticos de inglês, tanto oral como escrito, bem como competências informáticas.
Em alguns casos, as operações no terreno podem exigir conhecimentos práticos de russo ou outros requisitos, que serão enumerados no anúncio de publicação da vaga.
Como apresentar uma candidatura
As candidaturas devem ser apresentadas, nos termos do aviso de abertura de vaga publicado pelo gabinete onde o candidato pretende trabalhar, através do formulário de candidatura em linha e de uma carta de motivação (a escrever no campo «Cover letter»).
As vagas são publicadas regularmente aqui.