Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude
Qual é o objetivo do Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude?
O objetivo do Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude é envolver organizações europeias de juventude, conselhos nacionais de juventude, investigadores no domínio da juventude e representantes dos Estados-Membros e de outras instituições da UE na concretização do legado do Ano Europeu da Juventude 2022 e da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027, bem como facilitar os intercâmbios e as consultas destinadas aos jovens sobre as próximas iniciativas políticas da UE.
O Grupo irá:
- trocar conhecimentos e boas práticas em matéria de participação, interligação e capacitação dos jovens, bem como da execução da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e respetivos instrumentos, incluindo o Diálogo da UE com a Juventude;
- facilitar o processo da avaliação da perspetiva dos jovens pela Comissão, em especial as consultas destinadas aos jovens, às organizações de juventude e a outras partes interessadas pertinentes;
- ajudar a melhorar a compreensão das necessidades e preocupações dos jovens e das organizações de juventude, na sua diversidade e a vários níveis, e
- servir de painel de consulta e incubadora de ideias e ações conducentes a iniciativas conjuntas em benefício dos jovens.
Como funciona o Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude?
A Comissão Europeia organiza reuniões específicas do Grupo. No período que decorre entre as reuniões, os membros do Grupo podem utilizar uma plataforma em linha para trocar conhecimentos e boas práticas.
Primeira reunião do Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude — 27 e 28 de março de 2025, em Bruxelas
- Relatório da primeira reunião do Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude
- Apresentações
- Recolha de boas práticas
Quem faz parte do Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude?
O Grupo reúne representantes da UE, representantes dos Estados-Membros/ministérios da UE, conselhos nacionais de juventude da UE, partes interessadas selecionadas a nível europeu e investigadores no domínio da juventude.
O Grupo é coordenado pela Comissão Europeia. O coordenador da UE para a juventude preside às reuniões do Grupo.
Como foram selecionados os membros do Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude?
Todos os Estados-Membros da UE e conselhos nacionais de juventude foram convidados a nomear representantes para o Grupo.
Em julho de 2024, a Comissão Europeia lançou um convite aberto às organizações de juventude a nível europeu interessadas em tornar-se membros do Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude.
Das 76 candidaturas recebidas, 66 organizações foram consideradas elegíveis. Com base nos critérios de seleção descritos no convite à manifestação de interesse e na necessidade de assegurar um equilíbrio em termos de cobertura geográfica, conhecimentos especializados em domínios de intervenção e diversidade, foram selecionadas 40 organizações para se tornarem membros do Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude. Consulte a lista completa das organizações selecionadas.
Das organizações selecionadas:
- 71 % são lideradas por jovens. As restantes dispõem de uma estrutura assente na consulta dos jovens, que contribui para o processo de tomada de decisões;
- 54 % não fazem parte de outras redes, grupos de partes interessadas ou de peritos geridos pela Comissão Europeia;
- 46 % contribuem para o Diálogo da UE com a Juventude;
- 27 % têm atividades ou membros em todos os Estados-Membros da UE. As restantes têm atividades ou membros em, pelo menos, metade dos Estados-Membros da UE.
Se tiver alguma dúvida relacionada com o Grupo das Partes Interessadas da UE no domínio da Juventude, pode contactar EAC-YOUTH@ec.europa.eu.