Skip to main content
youth policy dialogues

Diálogos sobre políticas com a juventude

Os diálogos sobre políticas com os jovens têm como principais objetivos encorajar os jovens a expressarem as suas opiniões sobre as iniciativas políticas da UE, garantindo um espaço de interação com os comissários, e integrar essas opiniões na agenda política da UE.

Os diálogos promovem o debate aberto, a troca de opiniões e a interação entre os jovens.  Centram-se em questões prementes e capacitam os jovens, envolvendo-os na vida democrática. Os diálogos sobre políticas com a juventude permitem aos jovens compreender melhor as escolhas que norteiam as decisões políticas e o seu impacto.

As principais conclusões contribuíram para uma nova ronda de debates na Plataforma de Participação dos Cidadãos. Tens agora a oportunidade de te fazeres ouvir no debate de seguimento sobre os Diálogos sobre políticas com a juventude. Todos os diálogos foram documentados e compilados em Relatórios — Vê os Youth Policy Dialogues Reports (Relatórios dos diálogos sobre políticas com a juventude)

 

Enquadramento

Os diálogos sobre políticas com os jovens realizaram-se pela primeira vez no Ano Europeu da Juventude 2022, tendo cada membro do Colégio de Comissários convidado 12 a 15 jovens para participarem num diálogo sobre as políticas em Bruxelas.

Mais recentemente, durante a Semana Europeia da Juventude 2024, Margaritis Schinas, vice-presidente da Comissão Europeia, e Iliana Ivanova, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, organizaram dois diálogos sobre as políticas com o intuito de ficarem a conhecer as perceções e aspirações da juventude europeia.