Erasmus+
Se és jovem, podes participar nas atividades do Erasmus+.
Para muitas delas, terás de passar pela tua universidade, centro de formação ou outra organização.
A tua organização candidata-se a subvenções para a realização de projetos Erasmus+ e essas subvenções financiam a tua participação.
Mais informação sobre as atividades a que te podes candidatar
Mobilidade para fins de aprendizagem
Mobilidade de alunos
Enquanto aluno, podes passar até 1 mês no estrangeiro, em grupo ou individualmente.
Mobilidade de estudantes
Existem oportunidades para estudar no estrangeiro a nível de licenciatura, mestrado ou doutoramento.
O que fazer para estudar no estrangeiro
O Erasmus+ também apoia estágios (experiência laboral e outros) no estrangeiro para estudantes matriculados no ensino superior. Os recém‑diplomados também podem beneficiar destas oportunidades.
Mais informação sobre os estágios para estudantes
Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus são oferecidos por várias instituições de ensino superior e são ministrados em vários países.
Mais informação sobre os programas de estudo Erasmus Mundus
Está disponível financiamento adicional para estudantes com problemas físicos, mentais ou de saúde. Os estudantes podem beneficiar dos mesmos serviços de apoio que a instituição de acolhimento coloca à disposição dos estudantes locais.
Mais informação sobre o financiamento adicional
Mobilidade para fins de aprendizagem não formal
Intercâmbio de jovens
O intercâmbio de jovens oferece aos jovens de diferentes países a possibilidade de se conhecerem, viverem juntos durante algum tempo e trabalharem em projetos comuns.
Estes intercâmbios têm lugar fora do contexto escolar. Num intercâmbio de jovens, é possível participar em atividades como seminários, exercícios, debates, dramatizações, atividades ao ar livre, etc.
A experiência de aprendizagem dos participantes é reconhecida através de um Passe Jovem.
Duração: Os intercâmbios de jovens duram entre 5 e 21 dias (excluindo o tempo de viagem).
Condições: Os intercâmbios estão abertos a participantes com idades entre os 13 e os 30 anos. Os orientadores de grupo num intercâmbio de jovens têm de ter, pelo menos, 18 anos.
Os intercâmbios de jovens são geridos por organizações de juventude, grupos informais de jovens ou outras organizações.
Atividades de participação juvenil
As atividades de participação juvenil oferecem a grupos de jovens a oportunidade de se envolverem na sociedade civil e na vida económica, social, cultural e política. Ao participarem, podem dar a sua opinião sobre temas que considerem importantes.
Exemplos de algumas das atividades apoiadas são seminários, debates, campanhas de sensibilização, reuniões com decisores em linha ou presenciais, eventos culturais, etc.
As atividades têm lugar fora do ambiente formal do ensino ou da formação. Os resultados da aprendizagem dos participantes podem ser identificados e documentados através do Passe Jovem.
Duração: Os projetos podem durar entre 3 e 24 meses. Este período inclui as fases de preparação, execução e acompanhamento. Cada projeto pode incluir uma combinação de várias atividades (mais curtas).
Quem pode participar? As atividades de participação juvenil estão abertas a participantes com idades entre os 13 e os 30 anos.
As atividades devem ser orientadas para os jovens e podem ser executadas por grupos informais de jovens ou por organizações que trabalham com jovens.
Como candidatar-se: Não podes candidatar-te a uma subvenção a título individual. As candidaturas devem ser apresentadas por uma organização ou um grupo de jovens.
Se uma candidatura for apresentada por uma organização, os jovens devem, ainda assim, participar ativamente em todas as fases do projeto.
Onde apresentar uma candidatura: As organizações devem visitar o sítio Web da sua Agência Nacional para procurarem e candidatarem-se a financiamento.
A Agência Nacional do teu país também te pode ajudar se precisares de ajuda para encontrar uma organização participante adequada ou se tiveres dúvidas.
DiscoverEU e ação de inclusão DiscoverEU
A ação DiscoverEU dá aos cidadãos de 18 anos a oportunidade de descobrirem a Europa através de experiências de aprendizagem. Os jovens têm a possibilidade de viajar por toda a Europa, sobretudo de comboio (salvo algumas exceções para permitir a participação de jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas), e explorar as deslumbrantes paisagens do nosso continente e as suas várias cidades, grandes e pequenas.
Mais informação sobre a ação DiscoverEU
Ação de Inclusão
A ação DiscoverEU disponibiliza um financiamento específico que permite aos jovens com menos oportunidades explorar a Europa. Estes podem receber um apoio adicional que os ajudará a superar os obstáculos à apresentação de candidaturas e às deslocações.
Esta ação visa chegar aos jovens que normalmente não se candidatariam por sua própria iniciativa e incentivá-los a participar.
Ler os critérios pormenorizados de avaliação dos projetos e o processo de candidatura
Mobilidade para os animadores de juventude
O Erasmus+ apoia o desenvolvimento profissional dos animadores de juventude dando-lhes a oportunidade de passar períodos no estrangeiro para fazer uma formação ou integrar redes.
Durante os períodos no estrangeiro, os participantes podem, nomeadamente, frequentar cursos de formação, fazer visitas de estudo ou realizar períodos de acompanhamento no local de trabalho/observação em organizações relevantes.
Duração: O período de mobilidade dos animadores de juventude pode durar entre 2 dias e 2 meses (excluindo o tempo de viagem).
Condições: Para poder partir para o estrangeiro enquanto animador de juventude ao abrigo do Erasmus+, a tua organização deve participar num projeto de mobilidade de jovens juntamente com outra instituição ou organização.