Skip to main content

DiscoverEU

Se tens 18 anos e resides num país que participa no programa Erasmus+, chegou o momento de alargar a tua zona de conforto.

DiscoverEU

Agradecemos o teu interesse, mas o prazo para apresentação de candidaturas já terminou. Os resultados serão anunciados em janeiro de 2023 e os candidatos serão notificados em conformidade. A próxima fase de candidaturas decorrerá na primavera de 2023 (as datas exatas serão comunicadas oportunamente). Se tens 18 anos ou se fazes 18 anos em 2023, fica atento. Na primavera, terás mais uma oportunidade para ganhar um passe de viagem!

 

Tens 18 anos e és residente num dos Estados-Membros da UE ou dos países terceiros associados ao Erasmus+? Prepara-te para partir à descoberta da Europa! A DiscoverEU orgulha-se de fazer parte da família do Programa Erasmus+ e de contribuir para o Ano Europeu da Juventude 2022 com muitos mais passes de viagens e oportunidades! 

O que é a ação DiscoverEU?

DiscoverEU é uma ação do Programa Erasmus+ que te dá a oportunidade de descobrir a Europa através de experiências de aprendizagem. Ao viajares por toda a Europa, sobretudo de comboio (salvo algumas exceções para permitir a participação de jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas), ficarás a conhecer as suas paisagens deslumbrantes e a sua grande variedade de cidades, grandes e pequenas. Podes candidatar-te nas duas fases de candidatura que decorrem todos os anos. Os candidatos que forem selecionados recebem um passe de viagem.

A DiscoverEU oferece aos jovens de 18 anos residentes na União Europeia ou num dos países terceiros associados ao Programa Erasmus+, a Islândia, o Listenstaine, a Macedónia do Norte, a Noruega, a Sérvia e a Turquia, a oportunidade de participarem numa experiência de viagem que lhes permitirá explorar a diversidade da Europa, conhecer o seu património cultural e história e conhecer pessoas de todo o continente. Além disso, a DiscoverEU dá aos jovens a oportunidade de desenvolver competências essenciais para o seu futuro, como independência, confiança e abertura a outras culturas.  

NOVIDADE! A partir de 2022, os candidatos selecionados receberão um cartão de desconto DiscoverEU com descontos em visitas culturais, atividades de aprendizagem, desportos, transportes locais, alojamento, alimentação, etc.

Quando é a próxima fase de candidaturas?

Desde a primeira fase de candidaturas, em junho de 2018, mais de 165 mil jovens receberam um passe de viagem. A próxima fase de candidaturas decorrerá entre 11 de outubro de 2022, 12:00, e 25 de outubro de 2022, 12:00 (hora da Europa Central). No Dia D, aparecerá um botão nesta página no qual poderás clicar para enviares a tua candidatura. 

Para te poderes candidatar, precisas de:

  • ter nascido entre 1 de janeiro de 2004 (inclusive) e 31 de dezembro de 2004 (inclusive);
  • preencher o número correto do cartão de cidadão, passaporte ou cartão de residência legal no formulário de candidatura em linha;
  • ser cidadão ou residente legal de longa duração* de um dos seguintes países: 

          - um dos Estados-Membros da União Europeia, incluindo os países e territórios ultramarinos (PTU) ou 
          - um dos países terceiros associados ao Programa Erasmus+: Islândia, Listenstaine, Macedónia do Norte, Noruega, Sérvia e Turquia. 

* Para mais informações ver a secção «2. Candidatos elegíveis» do regulamento.

Em seguida, terás de responder a um questionário (exceto se te candidatares na qualidade de membro de um grupo).

Se fores selecionado, podes fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias entre 1 de março de 2023 e 29 de fevereiro de 2024

Caso tenhas uma deficiência ou um problema de saúde que possa dificultar a tua viagem, receberás assistência e apoio para te ajudar a participar na ação. Consulta a pergunta C.13 das nossas perguntas frequentes para mais informações.

És demasiado novo para participar nesta fase? Não te preocupes! Todos os anos há uma fase na primavera e outra no outono.

Posso viajar com amigos?

Sim, podes! És tu que decides. Podes viajar sozinho ou em grupo com o máximo de quatro amigos, desde que estes satisfaçam os critérios de ilegibilidade acima indicados. Os teus amigos devem indicar o teu código de candidatura quando enviarem a sua própria candidatura. Consulta as perguntas B.5 a B.11 das nossas perguntas frequentes para mais informações.

Podes também combinar viagens com outros viajantes da DiscoverEU. O grupo do Facebook DiscoverEU é uma boa plataforma para fazer isso. Adere a este grupo para conversar com outros candidatos.

Quando fores selecionado, as agências nacionais Erasmus+ dar-te-ão apoio, através da organização de reuniões e encontros entre os viajantes antes da partida.


«Tens um mundo está à tua espera. Parte à aventura com a tua mochila e o teu melhor amigo.»

 

Partilhar experiências 

Enquanto embaixador DiscoverEU, serás convidado a partilhar as tuas experiências de viagem através das redes sociais – Instagram, Facebook e/ou Twitter – utilizando o hashtag #DiscoverEU. Também podes fazer uma apresentação na tua escola ou na tua comunidade local. Além disso, podes participar no Concurso de fotografia/vídeo #DiscoverEU e habilitar-te a ganhar bons prémios. 

Quero saber mais!

Gostarias de saber como foram as fases de candidatura anteriores? Consulta as fichas informativas sobre a DiscoverEU para saberes mais sobre a ação e as experiências de alguns dos jovens viajantes DiscoverEU.

 

A Europa está à tua espera. Dá o primeiro passo.
 

 

Vê este vídeo TEDx de Vincent-Immanuel Herr para te inspirares