© Unsplash - Clem Onojeghuo
Raízes culturais: o paraíso dos apreciadores de museus na Europa
Última atualização quarta-feira, 06/08/2025
Já visitaste Le Louvre em Paris, El Prado em Madrid e Gli Uffiizi em Florença? Queres descobrir museus diferentes?
Não te preocupes, na Europa existem muitas opções para os amantes de museus (algumas das quais bastante incomuns). Estás pronto para impressionar os teus companheiros de viagem?
Únicos
Museum of Broken Relationships, Zagrebe (Croácia)
Um pacote de bolachas vazio, uma boneca de porcelana, um secador de cabelo ou uma bonita bugiganga da tua relação amorosa anterior: podes levar todos estes objetos a este fantástico museu croata. Não só te livras deles, mas também contribuis para a coleção permanente do museu. Curiosidade: a segunda localização deste museu encontra-se em Los Angeles, na Califórnia (EUA).
Hellenic IT Museum, Atenas (Grécia)
Os jovens com menos de 20 anos cresceram rodeados de ecrãs planos e «smartphones», mas quem se lembra dos primeiros computadores e do bom velho Commodore? Descobre a história das tecnologias da informação entre 1970 e meados da década de 90 na cidade mítica de Atenas.
Museum of Miniatures, Praga (República Checa)
Situado no Mosteiro de Strahov, em Praga, este museu acolhe a maior coleção de micro-miniaturas do mundo. Uma micro-miniatura é uma obra de arte minúscula, impossível de ver a olho nu.
Fauna e flora
Katten Kabinet, Amesterdão (Países Baixos)
Adoras gatos? O Katten Kabinet é o lugar ideal para ti. Desenhos de gatos, cartazes de gatos e esculturas de gatos: descobre em Amesterdão o papel do segundo melhor amigo do homem na história da arte!
Froggyland, Split (Croácia)
Não 100, não 200, mas 507 rãs empalhadas. É o que resta da enorme coleção acumulada ao longo de mais de 100 anos por Ferenc Mere, especialista na arte da taxidermia. Verás rãs disfarçadas de pescadores, carpinteiros ou professores (neste caso, obviamente, com óculos).
Botanic Garden and Botanical Museum, Berlim (Alemanha)
Depois da fauna, passemos à flora: com os seus 43 hectares e 20 mil espécies de plantas provenientes de África, da Austrália, da Ásia Oriental, dos trópicos e da bacia do Mediterrâneo, este lugar excederá todas as tuas expectativas. Se quiseres ver uma floresta inteira dentro de uma cidade, visita o Museu Botânico. Centra-se apenas na botânica e é o único deste tipo na Europa central. Está aberto tanto no verão como no inverno.
Para os apreciadores de design
The Neon Muzeum, Varsóvia (Polónia)
Sabes o que aconteceu aos néons expostos durante a Guerra Fria? Encontrarás a resposta no Neon Muzeum, que contém uma coleção extremamente fotogénica de centenas de peças eletrográficas: as fotos perfeitas para o teu Instagram.
Groninger Museum, Groninger (Países Baixos)
Síntese: do pós-modernismo, excecional e colorido, construído numa ilha. Inicialmente concebido por Alessandro Mendini, este museu surpreender-te-á com as suas exposições fascinantes e a sua coleção intrigante. O endereço é Museumeiland, n.º 1, Groningen.
Guggenheim Museum, Bilbau e Veneza (Espanha e Itália)
Estes dois museus são os corações europeus da Fundação Solomon R. Guggenheim. Ao passo que o museu espanhol está localizado num bonito edifício moderno, o segundo, no Grand Canal de Veneza, está situado num palácio do século XVIII. Gostas de arte? Então, não podes perder estes museus.
Viver a experiência
Invisible Exhibition, Budapeste (Hungria)
Esta exposição pode ser apreciada de olhos fechados, uma vez que se encontra na escuridão. Os visitantes podem ouvir, tocar, sentir, cheirar e assim perceber um pouco como vivem as pessoas invisuais.
National Leprechaun Museum, Dublin (Irlanda)
Neste museu, parecerás (pelo menos, em tamanho) um leprechaun, um pequeno ser que parece uma fada ou um gnomo. neste mundo de mitos e lendas, vais sentir-te minúsculo no meio de objetos gigantes e prepara-te para descobrir os tesouros escondidos.
House of European History, Bruxelas (Bélgica)
Não menos importante: porquê ler sobre a história da União Europeia quando podes vê-la, ouvi-la e até mesmo tocar-lhe? Dá uma volta, tira fotografias, joga com os mapas interativos e descobre a história mais recente e única da Europa.