© European Heritage Days
Jornadas Europeias do Património
Última atualização segunda-feira, 21/09/2020
Durante as Jornadas Europeias do Património, que ocorrem todos os anos de agosto a outubro, venha descobrir a cultura europeia, em todas as suas formas.
De acordo com a UNESCO, o património cultural inclui tanto o património material — móvel (uma pintura), imóvel (um monumento) ou subaquático (um naufrágio) — como o património imaterial (um ritual ou uma tradição).
Só a Europa acolhe centenas de tesouros culturais. As Jornadas Europeias do Património, que terão lugar entre agosto e outubro, são a oportunidade perfeita para as descobrir.
Esta ação teve início em 1985 por iniciativa do Conselho da Europa, à qual a Comissão Europeia aderiu em 1999. As Jornadas Europeias do Património visam sensibilizar os cidadãos europeus para a riqueza e a diversidade culturais da Europa, bem como combater o racismo e a xenofobia e incentivar a uma maior tolerância na Europa e no mundo.
As jornadas, organizadas sob o lema «A Europa, um património comum», reúnem os 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia, cerca de 20 milhões de visitantes por ano, mais de 70 mil eventos e mais de 30 mil monumentos e sítios (incluindo alguns normalmente fechados ao público).
Todos os anos, é escolhido um tema e são organizados eventos culturais para destacar as tradições, a arquitetura e as obras de arte locais. O tema de 2020 é o património e a educação.
O património cultural ajuda a unir os europeus, independentemente da sua cultura, língua ou religião. Não se esqueça disso.