Skip to main content
© Sarah Brown - Unsplash © Sarah Brown - Unsplash

10 coisas que podes fazer atualmente em casa

Última atualização terça-feira, 09/11/2021

Para lutar contra a pandemia de coronavírus, é importante ficar em casa, lavar as mãos com frequência e respeitar o distanciamento social. Mas ficar em casa não significa que desperdices o teu tempo! Pelo contrário, é a ocasião ideal para aprenderes coisas novas.

Ler e ouvir

 

Se sempre sonhaste ler «Guerra e Paz» e o número de páginas do livro te desanimou, é agora ou nunca! Já nem é preciso transportá-lo na tua mochila... No domínio da literatura clássica, o Projeto Gutenberg, por exemplo, permite descarregar gratuitamente uma seleção de obras e a Wattpad convida-te a descobrir histórias ou a escrever – quem sabe? — um futuro sucesso literário!

 

Se preferes ouvir a ler, consulta Digitalbook (que também propõe livros eletrónicos) ou Audiobooks, a lista de reprodução do Spotify que inclui horas de obras gravadas, de Oscar Wilde a Franz Kafka.

 

Teatro

 

Sabes o que é quase tão bom como ir à Ópera de Paris? Visitar o sítio Web da Ópera de Paris e assistir, confortavelmente instalado/a no teu sofá, a alguns dos mais belos espetáculos de todos os tempos. O programa está aqui.

 

Para mais ópera, espreita o canal YouTube do teatro veneziano La Fenice.

 

Este ano, a sexta edição do festival irlandês Poetry Day realiza-se em linha, em 30 de abril. Inclui ateliês de poesia virtuais, leituras e muitas mais propostas.

 

O Social Distancing Festival é algo que merece ser destacado! Este sítio Web permite carregar eventos em linha e saber quais os espetáculos ou concertos transmitidos pelo mundo fora.

 

Música

 

Se queres ouvir toda a espécie de concertos (principalmente de música clássica), vai ao sítio do Müpa Budapest, uma das instituições culturais húngaras mais modernas.

 

Podes mesmo pedir a Chris Martin em pessoa que toque a tua canção favorita dos Coldplay! Não acreditas? Experimenta! Nas últimas semanas, muitos artistas deram concertos em direto no seu perfil no Facebook ou no Instagram, de John Legend a Pink; é também uma forma de entrarmos nas suas casas. Eis uma seleção (não de apartamentos, mas de espetáculos!).

 

Arte, património e museus

 

A UNESCO pôs à disposição a sua Biblioteca Digital Mundial (que contém quase 20 000 artigos entre mapas, imagens e imagens) e os Institutos Nacionais de Cultura da UE (EUNIC) criaram uma lista de atividades culturais dos seus membros.

 

Este é também um momento propício para descobrir o património cultural dos museus europeus na Europeana ou para nos embrenharmos na base de dados da Google Arts & Culture. Se te interessas por em exposições específicas, vê Faces of Frida, uma retrospetiva consagrada à célebre pintora mexicana Frida Kahlo.

 

Sabias que os beneficiários do programa Europa Criativa estão a apresentar as suas obras nas redes sociais? Podes admirá-las seguindo o marcador #CreativeEuropeAtHome.

 

Tens saudades de ir a museus? Lembra-te de que podes fazer visitas virtuais. Eis alguns museus europeus para explorar em linha: Museus do Vaticano (Roma-Itália), Museu Nacional de Arquelogia (Atenas-Grécia), Museu do Prado (Madrid-Espanha), Louvre (Paris-França), Castelo de Praga (Praga-Chéquia), Museus da Lituânia, Teatro-Museu Dali (Figueres-Espanha), Museu das Belas Artes (Budapeste-Hungary), Museu Nacional (Varsóvia-Polónia; disponível apenas em polaco). E ainda podes descobrir mais museus aqui.

 

Novas competências

 

Apetece-te adquirir novos conhecimentos? Explora aqui os recursos europeus de aprendizagem em linha.

Se te interessas especialmente pela programação, consulta os vídeos do freeCodeCamp.org.

 

Gostarias de dedicar algum tempo a aprender uma nova língua ou a tocar um instrumento? Plataformas como Coursera ou Canvas propõem uma vasta gama de cursos, alguns dos quais gratuitos. Podes aperfeiçoar as tuas competências linguísticas graças a aplicações de aprendizagem de línguas gratuitas, como Duolingo, Memrise ou Quizlet.

 

 

Cursos

 
As universidades do mundo inteiro propõem atualmente cursos em linha gratuitos ou a preços reduzidos abertos a todos («MOOCS» ou Massive Open Online Courses). Estão atualmente disponíveis em linha cerca de 600 cursos (de 190 universidades) gratuitos na plataforma Class Central.

 

Estão disponíveis cursos propostos pela Edx ou pelas universidades da Ivy League. Em alguns casos, poderá ser necessário pagar para obteres um certificado.

 

Se te interessas pelos direitos humanos, a academia da Amnistia Internacional está disponível em várias línguas.

 

Desporto

Com os clubes e as instalações desportivas fechados, é mais difícil resistir ao apelo do sofá! No YouTube, há muitas aulas e treinos gratuitos e fáceis de acompanhar em casa. Experimenta por exemplo POPSUGAR Fitness, FitnessBlender ou estes 20 minutos de exercício para principiantes.

 

Se preferes ioga, consulta por exemplo Yoga with Adriene (ou informa-te sobre se o teu clube organiza aulas em linha). Estás sentado há muito tempo? Nesse caso, podes fazer exercícios de estiramento ou acompanhar os vídeos em direto dos cursos de Pilates ou de yoga transmitidos todos os dias por FitnessandPilates. E porque não experimentar também alguns exercícios de Tai Chi ou meditar 5 minutos por dia? Há muitos vídeos disponíveis em linha.

 

Podes também consultar as tuas lojas de aplicações e procurar as ofertas gratuitas durante este período de confinamento.

 

Cinema

 

Provavelmente já estás bem informado sobre as plataformas de transmissão mais comuns, mas, se ainda não tiveres uma conta, poderás começar agora com um período de teste gratuito. Se os filmes de arte e ensaio te atraem mais do que as superproduções, tens a Mubi uma plataforma cofinanciada pelo subprograma MEDIA do programa «Europa Criativa». O acesso é gratuito durante 7 dias.

 

O Festival Internacional do Documentário de Amesterdão (IDFA) proporciona acesso em linha a 300 documentários. Convém não esquecer Arte, a plataforma europeia que difunde documentários, longas-metragens, programas informativos, música e outras artes do espetáculo. Podes ainda consultar os arquivos das cadeias de radiodifusão nacionais para encontrar conteúdos na tua língua.

 

Outras fontes como Arquivo Internet ou Open Culture permitem aceder gratuitamente a filmes ou a outros conteúdos

 

Culinária

 

Se tiveres a sorte de ter farinha e fermento na tua despensa - nem sempre é fácil encontrá‑los no supermercado - põe as mãos na massa e experimenta receitas novas.

 

Encontras neste sítio algumas sugestões de saborosos pratos europeus. Para selecionar receitas por país vai a European Cuisines.

 

E porque não experimentar um tema diferente por dia para descobrir novas gastronomias e ter a impressão de viajar? Que tal Itália à segunda-feira, com massas frescas, Bulgária à terça, com uma sopa tarator e Suécia à quarta com tostas skagen?

 

Se preferes os doces, arrisca preparar um tiramisù, que significa literalmente «Puxa-me para cima» em italiano, ou explora esta seleção de sobremesas europeias.
 

Inspiração

 

O facto de não saberes exatamente quando poderás retomar a tua vida normal não é motivo para deixares de planear viagens futuras ou experiências enriquecedoras no estrangeiro. Em Ted Talks encontrarás uma lista de reprodução sobre viagens que poderás ouvir enquanto navegas no Opportunity Finder do Eurodesk para te inspirares ou enquanto crias o teu perfil no portal do Corpo Europeu de Solidariedade.

 

As possibilidades de preencher os dias em linha e fora de linha durante este período extraordinário são infinitas. É bom estabeleceres as tuas rotinas mas também é bom que te autorizes a aborrecer-te de vez em quando. As melhores ideias nascem dos momentos de vazio e de ócio.