Skip to main content
© European Union © European Union

Participar em movimentos juvenis

Última atualização quarta-feira, 30/07/2025

É mais fácil tentar mudar o mundo em grupo do que isoladamente. A Europa conta com milhares de organizações que trabalham em diferentes áreas. Queres participar?

Como participar

As organizações e os movimentos juvenis são organizações não governamentais sem fins lucrativos em que os jovens são responsáveis pelo funcionamento e pela execução das atividades. Levam a cabo projetos com e para jovens sobre diversos temas. Na Europa existem inúmeras organizações e movimentos juvenis que procuram pessoas que queiram participar nas suas atividades. 

Aderir a uma organização ou a um movimento juvenil é uma excelente forma de passares o tempo. Podes adquirir novas competências, conhecer outras pessoas e contribuir para algo útil. São muitas as causas que podes apoiar: um grupo local de estudantes, um centro para pessoas sem-abrigo, organizações internacionais de defesa dos direitos humanos ou movimentos defesa do ambiente. Reflete sobre os teus interesses e o que gostarias de aprender ou de apoiar. É este o primeiro passo para encontrares uma oportunidade adequada ao teu perfil.

Informa-te sobre a organização

Muitas organizações dão-te a possibilidade de «apalpar o terreno»: participa numa sessão de informação ou num evento ou conversa com as pessoas da organização — poderás assim aprender um pouco mais sobre o trabalho de um voluntário e a participação nas atividades de uma organização. Outra opção consiste em seguir uma organização nas redes sociais, assinar o seu boletim informativo ou ler as suas publicações para ficares a conhecer a sua missão.

Planifica o teu tempo

Uma preocupação comum é o facto de um não ter tempo suficiente para participar em organizações e movimentos juvenis, mas não desistas de imediato. O tempo que dedicarás à organização depende das funções que assumires. Escolhe o que mais te convier e assume compromissos realistas. O melhor é começar com objetivos modestos e aumentá-los aos poucos. Basta que comuniques previamente a tua disponibilidade para evitar mal-entendidos. 

Saboreia a recompensa

Participar numa organização ou movimento juvenil é por norma uma atividade levada a cabo a título voluntário, ou seja não é remunerada, mas o que recebes em troca é ainda mais valioso! Pode ser uma grande oportunidade para o teu desenvolvimento social e emocional. Não só poderás fazer amigos para a vida, como poderás também começar a adquirir experiência profissional e a traçar os teus objetivos profissionais. Ao fazê-lo, terás a oportunidade real de fazer algo pela tua comunidade e contribuir para a mudança e a tomada de decisões. 

Interessado/a? Seguem-se algumas redes de organizações e movimentos juvenis. Explora a lista, informa-te sobre as suas causas e verifica se têm um gabinete perto de ti. 


Existem muitas outras organizações juvenis internacionais, nacionais e locais. Informa-te e dá o primeiro passo para participar num movimento juvenil.