© bantersnaps - Unsplash
Alunos, alunos do EFP e professores: vá para o estrangeiro com o Erasmus+!
Última atualização terça-feira, 02/04/2024
Passar algum tempo no estrangeiro, enquanto estudante, constitui uma oportunidade única para o desenvolvimento pessoal e académico e é uma experiência enriquecedora para o CV. Quer saber mais sobre as opções de que dispõe? Continue a ler.
Descubra se a sua escola ou estabelecimento de ensino e formação profissionais (EFP) participa no Erasmus+. Caso não participe, convide-a a juntar-se ao programa.
O Erasmus+ oferece imensas oportunidades:
Para os alunos:
- Os alunos de todas as idades podem ir visitar, com a sua turma, uma escola parceira noutro país europeu, por um período compreendido entre três dias e dois meses. Os alunos trabalham em conjunto num tema específico numa das escolas parceiras e praticam línguas estrangeiras. Por norma, os participantes são acolhidos pelas famílias dos seus pares e recebem um pequeno subsídio diário para as suas despesas.
- Se tens pelo menos 14 anos e és mais autónomo, podes também beneficiar de um apoio financeiro para passar entre dois e 12 meses numa escola parceira no estrangeiro. Por norma, os participantes ficam a viver com uma família de acolhimento e recebem um pequeno subsídio mensal para as suas despesas de subsistência.
- O Programa Erasmus+ permite aos alunos do ensino e da formação profissionais realizar uma atividade de mobilidade para fins de aprendizagem no estrangeiro, numa escola, empresa ou em qualquer tipo de organização capaz de lhes oferecer um estágio. Este período no estrangeiro pode ser curto (de duas semanas a três meses) ou mais longo (ErasmusPro: de três a 12 meses).
- Se está à procura de oportunidades de mobilidade no ensino superior, consulte os outros artigos desta secção.
Para os professores e o pessoal escolar
- Pode beneficiar de um apoio financeiro do Erasmus+ para viajar e permanecer noutro país europeu para realizar uma atividade de ensino, frequentar um curso/formação ou efetuar uma atividade de aprendizagem por observação por um período compreendido entre dois dias e dois meses.
- Pode ir visitar, com a sua turma, uma escola parceira noutro país europeu, por um período compreendido entre três dias e dois meses.
- Graças à plataforma eTwinning, pode organizar uma cooperação virtual com um/uma colega ou uma escola situada noutro país. Os professores podem acolher ou aderir a projetos em linha e criar ou aderir a grupos e atividades de aprendizagem. Podem colaborar com os seus alunos e melhorar a sua experiência de aprendizagem em turma.
- Convidamo-lo/a a juntar a cooperação física à cooperação virtual. Os professores ou as escolas podem utilizar a plataforma eTwinning para trabalharem em conjunto no projeto antes e depois do período de mobilidade física.
Como proceder?
- Descubra se a sua escola ou estabelecimento de EFP participa no Erasmus+.
- Em caso negativo, contacte a sua agência nacional Erasmus+ para obter mais informações práticas sobre como aderir ao programa.