© Brook Cagle - Unsplash
Continua a tua experiência internacional numa organização de estudantes.
Última atualização terça-feira, 31/08/2021
Estás interessado/a em estabelecer contactos com outros estudantes internacionais? Então, porque não participar numa organização internacional de estudantes?
Talvez estejas a fazer um estágio ou a estudar no estrangeiro e queiras conhecer outros estudantes que se encontrem na mesma situação ou talvez queiras entrar em contacto com os estudantes internacionais que estão na tua cidade. Independentemente da razão, será sempre interessante entrar em contacto com as organizações internacionais de estudantes.
Estas organizações reúnem estudantes que apoiam e organizam programas de intercâmbio. São muitas vezes sem fins lucrativos e os seus membros gerem as atividades e a organização em regime de voluntariado. As atividades podem ser palestras ou debates, atividades desportivas, intercâmbios linguísticos e outras.
Ao fazer voluntariado numa organização internacional de estudantes, podes adquirir uma experiência preciosa de trabalho em equipas interculturais, na direção de projetos e na organização de campanhas. Tens a oportunidade de aprender sobre como as organizações estão estruturadas, participar em processos políticos e trabalhar para os outros. Participar nestas atividades é uma grande oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional e dar-te-á uma experiência útil para o mercado de trabalho.
Se isto te interessa, existem várias organizações a que podes aderir. Faz uma pesquisa na tua cidade de acolhimento ou no «campus» universitário: as organizações podem estar agrupadas por atividade ou por grupo-alvo de estudantes internacionais. Na Europa, estas são as quatro principais redes de organizações internacionais de estudantes:
- A ESN («Erasmus Student Network» [em português: Rede de Estudantes Erasmus]) é uma rede europeia de organizações internacionais de estudantes em mais de mil universidades de 42 países. Esta rede oferece orientação aos estudantes na Europa, informa sobre as possibilidades de estudo no estrangeiro e trabalha para melhorar as condições dos intercâmbios internacionais de estudantes. Organiza igualmente serviços de orientação e atividades para os estudantes. Se estiveres interessado em participar ou receber mais informações, vai até www.esn.org e lá encontrarás as informações de contacto da tua organização local.
- A AEGEE («Association des Etats Généraux des Etudiants de l'Europe» [em português: Associação dos Estados Gerais dos Estudantes da Europa]) é uma organização estudantil interdisciplinar presente em 161 cidades de 40 países diferentes. A AEGEE apoia a mobilidade e o intercâmbio de estudantes em toda a Europa e tem por objetivo aproximar a Europa dos jovens. Para tal, organizam viagens, intercâmbios interculturais, universidades de verão e conferências. Em www.aegee.org encontrarás mais informações e os endereços do grupo AEGEE mais perto de ti.
- A AIESEC («Association Internationale des Étudiants en Sciences Economique et Commerciales» [em português: Associação Internacional de Estudantes de Ciências Políticas e Comércio]) tem grupos locais em mais de 113 países. O seu objetivo é ajudar os estudantes a desenvolver competências de liderança e a adquirir experiência prática em todo o mundo. Os membros da rede AIESEC podem ser colocados em estágios, participar em reuniões dos comités locais ou ajudar a organizar conferências, seminários e palestras. Clica em www.aiesec.org para obter mais informações e os dados de contacto dos comités locais.
- A IAESTE («International Association for the Exchange of Students for Technical Experience» [em português: Associação Internacional para o Intercâmbio de Estudantes para fins de Experiência Técnica]) ajuda os estudantes de ciências, engenharia e artes aplicadas a encontrar estágios em mais de 80 países em todo o mundo. Se estiveres interessado em fazer um estágio no estrangeiro ou em participar na organização, vai até www.iaeste.org ou contacta o teu comité local para mais informações.
- O BEST («Board of European Students of Technology» [em português: Conselho de Estudantes Europeus de Tecnologia]) é composto por 93 grupos BEST distribuídos por 34 países. O seu objetivo é ajudar os estudantes europeus de tecnologia a tornarem-se mais abertos ao mundo internacional e a desenvolverem as suas capacidades de trabalho a nível internacional. O conselho cria ainda oportunidades para que os estudantes se reúnam e aprendam através de eventos académicos e não académicos. Visita www.best.eu.org para mais informações e para encontrares o grupo mais perto de ti.
Em todos os estabelecimentos de ensino superior existem inúmeras organizações de estudantes que se centram em temas diferentes. Além das organizações internacionais de estudantes, existem organizações políticas, religiosas, profissionais e académicas nas quais podes participar. Consulta atentamente o sítio Web da tua universidade para obter mais informações.