Skip to main content
© Baim Hanif - Unsplash © Baim Hanif - Unsplash

Mobilidade de estudantes Erasmus+: prepara-te para uma experiência que irá mudar a tua vida!

Última atualização quinta-feira, 01/10/2020

O Erasmus+ oferece aos jovens a oportunidade de passar algum tempo num país estrangeiro e de alargar assim os seus horizontes. Aqui encontrarás alguns conselhos e ligações para blogues escritos por estudantes Erasmus+.

Antes da partida

Graças ao Programa Erasmus+, podes passar entre três e 12 meses numa instituição de ensino superior num dos países participantes. Verifica as condições aqui.

Faz algumas averiguações antes de selecionares a tua instituição de acolhimento. Se estiveres indeciso, podes ver, por exemplo, a ferramenta U-Multirank da UE para comparar as universidades e ler as dicas ou consultar sítios Web especializados, como o Study.eu ou o iAgora, que incluem avaliações das universidades da Europa (e do resto do mundo) e comentários de estudantes.

Antes de iniciares o teu intercâmbio Erasmus+, fala com os estudantes da tua universidade que já tenham estado na universidade para onde vais. No portal Estudar na Europa encontrarás mais dicas.

Pode parecer óbvio, mas não te esqueças de tratar do alojamento! Para dicas sobre alojamento de curto prazo (hostels, quartos, etc), clica aqui.

Depois da chegada

Tenta fazer novas amizades! Há provavelmente um clube ou um café Erasmus perto da universidade onde estás a estudar. Participa nos eventos de boas-vindas e nas outras atividades, é uma boa maneira de conhecer outros estudantes. Podes procurar associações de estudantes internacionais como a Erasmus Student Network (ESN) ou a AEGEE, que podem ajudar-te a integrar na vida académica e social e dar-te dicas práticas sobre a vida no teu novo país.

Tenta aprender a língua local ou, se já tiveres alguns conhecimentos dessa língua, aproveita para os melhorares. Fala com os locais e conhece outros estudantes do teu curso. Algumas universidades organizam «tandems» (intercâmbios linguísticos) entre estudantes com diferentes línguas maternas. Outra opção é utilizar fazer os cursos de línguas do apoio linguístico em linha do Erasmus+.

Mas o Programa Erasmus+ não consiste só em fazer festas e novas amizades. Tal como se estivesses no teu país de origem, tens de trabalhar com afinco, mas a experiência vale muito a pena.

Ligações úteis

  • Portal Estudar na Europa: informações sobre as candidaturas para estudar na Europa e conselhos sobre como escolher um curso.
  • Portal de Imigração da UE: informações sobre os documentos necessários para entrar no país escolhido.
  • Bolsas de estudo: conselhos sobre como procurar e obter uma bolsa para estudar no estrangeiro. 
  • U-Multirank: ferramenta de comparação de universidades: podes ver a classificação da tua possível futura universidade segundo diversos critérios.
  • Study in Europe: informações sobre os estabelecimentos de ensino superior, as propinas e os programas de licenciatura e de mestrado em cada país europeu.
  • StudyPortals: visa garantir a transparência das numerosas oportunidades de estudo na Europa e no resto do mundo. Podes consultar a base de dados por programa de estudos e por país.

Só te falta fazeres as malas!