© European Union, 2019
Estás preparado para viajar no tempo?
Última atualização sexta-feira, 27/08/2021
Descobre o passado e o presente da Europa com a ajuda da Marca do Património Europeu!
Sempre sonhaste com uma viagem no tempo? Ficas encantado com as histórias que se escondem por trás da Europa como a conhecemos hoje? Em toda a Europa podes encontrar exemplos do nosso valioso património e da nossa vasta história. Mas onde começar? A Marca do Património Europeu ajuda-te a descobrir e explorar sítios que têm um valor simbólico para a nossa história europeia e que moldaram o continente como o conhecemos hoje. Ao visitares os sítios da Marca do Património Europeu, podes viajar para diferentes momentos do passado, desde os primórdios da civilização até à Europa de hoje.
Podes, por exemplo, visitar Krapina na Croácia, onde, em 1899, os arqueólogos encontraram o maior número de ossos fósseis do homem de Neandertal na Europa. Ou, então, descobre a encantadora Lisboa em 1867, o ano em que Portugal foi pioneiro na aprovação da Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte, um documento que está conservado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Ou então aproveita para ir à Eslovénia e visita o Hospital Franja que a resistência eslovena geriu clandestinamente durante a luta contra os ocupantes nazis, durante a Segunda Guerra Mundial.
Estás interessado em fazer mais viagens no tempo? No sítio Web da Marca do Património Europeu, podes encontrar uma lista dos 38 sítios que já ostentam a marca. Dos monges da Idade Média aos pais fundadores da UE, todos os sítios abrem uma janela para diferentes momentos do nosso passado. O que estes lugares têm em comum é a sua dimensão europeia!
Queres saber mais? Fica a conhecer todos os sítios neste vídeo e planeia a tua viagem para um lugar onde o passado encontra o futuro!