Skip to main content
© Denys Argyriou - Unsplash.com © Denys Argyriou - Unsplash.com

Magníficas vias ferroviárias onde usar o cartão europeu de viagem

Última atualização segunda-feira, 13/11/2023

Aqui tens oito sugestões para as tuas próximas viagens, espalhadas por todo o continente e todas de tirar o fôlego.

O ruído constante das rodas sobre os carris, o charme irresistível de estar sentado à janela a pensar nos mistérios do universo, a satisfação de poder ler sem ficar enjoado... São apenas algumas das vantagens de viajar de comboio.

É como se costuma dizer, a viagem em si é o destino. Porque não explorar a Europa através de alguns dos mais extraordinários itinerários ferroviários?

 

De Nova Gorica a Jesenice, Eslovénia

 

https://unsplash.com/photos/pOWBHdgy1Lo

 

Na época do Império Austro-Húngaro, este itinerário ia até Trieste, na Itália. É agora o momento ideal para descobrir as paisagens naturais da Eslovénia em 62 km. A não perder: Lake Bled com a sua ilha e castelo magníficos. 

 

Linha de Calávrita, Grécia

 

https://unsplash.com/photos/bQHSXKQyj8o

 

Aberta em 1896, esta linha de caminho de ferro vai deixar-te sem palavras. Alguma vez imaginaste andar num comboio que circula numa via com menos de um metro de largura (precisamente em 75 cm) por cima de cascatas? São 22,5 km de adrenalina e beleza, no norte do Peloponeso, na Grécia!

 

Bernina Express, da Suíça à Itália

 

https://unsplash.com/photos/WFw303fx_dY

 

E agora, para recuperar o fôlego, uma viagem através dos Alpes, utilizando uma linha de caminho de ferro que é património mundial da UNESCO. Esta linha de 123 km leva-te diretamente de Coira, na Suíça, a Tirano, na Itália, dos glaciares à fauna mediterrânica. Curiosidade: esta linha passa por mais de 196 pontes e 55 túneis!

 

Inlandsbanan, Suécia

 

https://unsplash.com/photos/WJkc3xZjSXw

 

Regresso à Escandinávia e à natureza. Esta linha de 1 288 km, que vai de Kristinehamn a Gällivare, atravessa o centro e o norte da Suécia. 
Ponto alto: o círculo polar, não é preciso dizer mais nada... 

 

The Bridge, da Dinamarca à Suécia

 

https://fr.m.wikipedia.org/wiki/Fichier:Oresund_Bridge_narrow.JPG

 

Novo milénio, nova ponte! Foi o que aconteceu em 2000, quando a Dinamarca e a Suécia ficaram interligadas graças a 8 km de linha ferroviária e autoestrada, a chamada Ponte de Öresund. Senta-te, atravessa o mar Báltico e, em 45 minutos, irás de Copenhaga a Malmö! 

 

Cinque Terre, Itália

 

https://unsplash.com/photos/BTDWln5guLQ

 

Literalmente traduzido por «Cinco Terras», esta linha de comboio de 18 km vai de La Spezia em direção a Levanto, passando por cinco aldeias viradas para o mar que certamente vais querer fotografar: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso. Gostas de marisco e de «focaccia»? É o lugar ideal para ti.

 

Linha do Douro, Portugal

 

https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vale_do_C%C3%B4a,_Regi%C3%A3o_Vinhateira_do_Alto_Douro.jpg

 

Está na hora de um pouco de calor, certo? Viaja até ao Norte de Portugal e apanha o comboio histórico da linha do Douro, que liga o centro do Porto ao Peso da Régua e passa mesmo à beira do Rio Douro. Uma paisagem de sonho com os extraordinários vinhedos divididos em socalcos. No total, a linha percorre 160 km, mas a espera vale bem a pena porque a última parte é a mais bonita.

 

 

Créditos das imagens: 

1) Neven Krcmarek - Unsplash.com
2) Matt Artz - Unsplash.com
3) Andreas Stutz - Unsplash.com
4) Geran de Klerk - Unsplash.com
5) Philaweb - Wikimedia Commons
6) Petr Slováček - Unsplash.com
7) Jpedromac - Wikimedia Commons