© Photo by Andrew Neel on Unsplash
Dez dicas para uma entrevista em linha
Última atualização segunda-feira, 24/03/2025
Se se tratar de uma candidatura no estrangeiro, nem sempre é possível realizar uma entrevista presencial. Em vez disso, poderás ser convocado para uma entrevista em linha. Além das recomendações habituais, há outros aspetos a ter em conta.
1. Veste-te para a ocasião!
Deves preparar-te para a entrevista como se de uma entrevista presencial se tratasse. Veste-te bem dos pés à cabeça (caso seja necessário levantares-te). No fim de contas, a tua presença em linha é apenas um prolongamento da tua aparência fora de linha.
2. Arranja um espaço!
Se não viveres sozinho, informa os teus colegas de casa ou os membros da tua família da realização de uma entrevista, por forma a evitar perturbações e a assegurar que a entrevista decorrerá da forma mais profissional possível. Evita realizar entrevistas num café ruidoso ou falar ao telefone enquanto caminhas. O mesmo se aplica a eventuais perturbações em linha — certifica-te de que fechaste todos os programas desnecessários.
3. Prepara-te!
Poderá ser útil colocares um copo de água, uma caneta e papel para tirar notas junto de ti; além disso, dá aquele toque mais profissional.
4. Verifica as condições técnicas!
Antes da entrevista, verifica a câmara, testa o teu microfone e define o teu enquadramento. Certifica-te de que não existe nenhuma fonte de luz que possa estragar a iluminação da imagem — por exemplo, nunca deve haver uma janela no campo de visão.
5. Verifica se estás ligado!
Não comeces a chamada de vídeo antes de estares pronto e certifica-te de que a desligas após a entrevista. Os teus interlocutores não querem ouvir-te a suspirar, nem estão interessados na tua opinião sobre como foi a entrevista.
6. Sê previdente!
A ligação à Internet pode perder-se em qualquer altura e, nesse caso, deves avisar o recrutador do que aconteceu. Põe o seu número de telefone à mão para lhe ligares e contares o que aconteceu.
7. Mostra ser sociável!
Sê o mais sociável possível. Embora não seja possível dar um aperto de mão, deves retribuir um sorriso e manter contacto visual com o seu entrevistador. Não te esqueças de olhar para a câmara e senta-te direito na cadeira.
8. Mantém a distância!
Se não conseguires ouvir bem, tenta encontrar uma outra solução mas não te aproximes demasiado do ecrã. Deverá ser possível o entrevistador ver todo o teu rosto.
9. Pede para repetirem as questões!
Se a ligação for má, avisa logo que não conseguiste perceber e não tenhas receio de pedir que repitam uma questão. É mais irritante ouvir uma resposta a uma questão imaginária do que ter de repetir a questão.
10. Põe-te confortável!
Já que será uma entrevista à distância, escolhe um local onde te sintas bem. Não tem de ser necessariamente um escritório, basta que seja um local onde te sintas confortável (claro que não deverás nunca fazer a entrevista da cama).