Bem-vindo a uma das capitais mais conectadas da Europa! Lisboa é famosa pelas suas pitorescas colinas e uma das experiências a não perder é fazer uma viagem no radiante elétrico amarelo número 28. Não te esqueças de arranjar tempo para passear pelo bairro da Mouraria e apreciar a arte urbana local. Vai a uma pastelaria para provar os famosos pastéis de nata, deliciosos bolos com creme de ovos e nata que se podem polvilhar com canela e açúcar em pó. À tarde, sobe até ao Castelo de São Jorge, do século XI, para apreciares ao entardecer as melhores vistas sobre a cidade. A «cidade da luz» foi vencedora do Prémio Capital Verde da Europa em 2020. Este prémio ficou a dever-se, em parte, à estratégia de Lisboa para se tornar uma cidade inteligente, com bairros-piloto pioneiros na eficiência energética, uma rede inteligente de iluminação pública, pontos de carregamento de veículos elétricos e uma plataforma de transportes públicos digitalizada, entre outros projetos inovadores.
Porquê visitar? Badajoz não é, sem dúvida, a primeira cidade espanhola de que ouvirás falar, mas tem muito para oferecer. Por isso, recomendamos que a acrescentes ao teu itinerário DiscoverEU. A proximidade com a fronteira portuguesa sempre marcou Badajoz. A cidade espanhola está cheia de tesouros arquitetónicos derivados da sua herança multicultural. Um passeio pelo seu centro histórico revelará muralhas árabes, extraordinários monumentos, bem como ruas e alpendres pitorescos. Em La Alcazaba, a antiga cidadela dos Mouros, poderás apreciar incríveis vistas sobre a cidade! Esta histórica cidade está empenhada em tornar-se uma cidade inteligente. Criou serviços inovadores a nível de toda a cidade, incluindo a gestão inteligente dos resíduos e a gestão inteligente do ciclo da água.
Porquê visitar? Desde museus mundialmente famosos a animados bares noturnos, Madrid oferece muitas opções para todos os tipos de visitantes. Em Madrid, não deixes de ir à Praça Maior, um marco arquitetónico que foi o ponto de partida da modernização da cidade iniciada pelo Rei Filipe II no século XVI. Mesmo ao lado, encontra-se uma das zonas mais movimentadas da cidade, a praça Puerta del Sol. Se procuras sossego, o majestoso Parque del Buen Retiro também não é longe para uma caminhada e algum descanso. Quando estiveres em Madrid, poderás utilizar pontos de carregamento de telemóveis gratuitos no metro e uma rede Wi-Fi gratuita em todos os autocarros.Se sentires o chamamento da arte, recomendamos-te o Museu do Prado, onde poderás ter uma experiência de realidade virtual a 360 graus. Poderás aproximar-te das obras de arte mais do que nunca!
Prepara-te para visitar uma das cidades mais inteligentes do mundo: Bilbau! Ao visitar a cidade, poderás ligar-te a um dos seus 200 pontos de acesso Wi-Fi gratuitos. Aventura-te no coração cultural da cidade com uma visita ao Museu Guggenheim e ao Centro Azkuna e prova os melhores «pintxos» da cidade! Bilbau é também uma das cidades mais vanguardistas de Espanha. Tem um compromisso único para com a defesa dos valores humanos através de objetivos de cidade inteligente. Em 2018, Bilbau publicou a sua Carta de Valores, expondo as suas aspirações em prol da justiça social, da igualdade de género e da diversidade e inclusão. Em 2013, Bilbau recebeu também uma menção especial à acessibilidade, devido a várias iniciativas, como um sítio Web acessível - certificado por uma entidade independente - e serviços de videoconferência para utilizadores de língua gestual.
Embora muitas pessoas visitem Bordéus por causa do vinho, há muito mais para ver no Porto da Lua! Nesta cidade do sudoeste de França, poderás provar comida fantástica, fazer ótimas compras, apreciar uma divertida vida noturna e não só. Quando estiveres em Bordéus, poderás ter acesso gratuito à rede Wi-Fi, disponível em todo o centro da cidade. Liga-te à rede e faz o itinerário da arte urbana no bairro de Chartrons com o teu telemóvel! Desde 2017, a cidade francesa recorre à «Internet das Coisas» para ser mais inovadora e sustentável e melhorar os seus serviços públicos, como a iluminação, a gestão de resíduos e a mobilidade inteligentes. Ultimamente, lançou uma aplicação inteligente para o tráfego a fim de reduzir os engarrafamentos, os riscos de acidente e a poluição.
Por surpreendente que pareça, em Nantes poderás ver um elefante! Este animal emblemático tornou-se um símbolo da cidade. Vai até às «Machines de l’Île» para o ver e dar um passeio ao longo do rio Loira para visitar o «Hangar à Bananes». Em seguida, vira-te para o verde e visita o «Jardin des Plantes» para descobrir as esculturas surpreendentes da exposição na estufa. Continua até ao centro histórico e percorre o surpreendente centro comercial do Passage Pommeraye. Embora Nantes seja uma cidade histórica, foi designada Capital Europeia da Inovação de 2019. Está empenhada na transformação digital das empresas. A «Cidade dos Duques» ajuda agora a impulsionar a inovação em toda a cidade. Em Nantes, descarrega a aplicação «Nantes dans ma poche» (Nantes no meu bolso) para obter todas as informações locais úteis. A cidade também ficou em 2.º lugar no Prémio Cidade Acessível 2013 pela sua abordagem no sentido de tornar Nantes acessível a todos e por uma série de atividades de sensibilização para a acessibilidade na vida quotidiana.
Bem-vindo ao único Grão-Ducado independente do mundo! A cidade do Luxemburgo é uma encantadora combinação do antigo e do moderno, do local e do global, da simplicidade e do luxo. Passeia pelo centro histórico nas ruelas estreitas e sinuosas. Esta zona é excelente para apreciar as vistas espetaculares dos edifícios históricos e das pontes de pedra sobre o rio, bem como das autênticas muralhas da antiga fortaleza do Luxemburgo. A cidade do Luxemburgo dispõe de um excelente sistema de transportes públicos, com várias inovações para as pessoas com deficiência, o que a ajudou a alcançar o 1.º lugar do Prémio Cidade Acessível 2022. O Luxemburgo lançou a aplicação da cidade em 2020, fornecendo informações sobre toda a cidade, como os horários dos autocarro, os lugares de estacionamento e disponibilidade de bicicletas públicas, permitindo simultaneamente a comunicação entre utilizadores e funcionários. Utiliza-a para chegar à ciclovia «flutuante» suspensa sob a famosa ponte Adolphe.