Skip to main content
 © European Space Agency © European Space Agency

O universo desperta-lhe a curiosidade? Consulte as oportunidades da Agência Espacial Europeia

Última atualização sábado, 19/09/2020

A Agência Espacial Europeia (ESA) oferece várias oportunidades de formação para os jovens cidadãos depaíses membros da ESA e países que cooperam com a Agência. Descobre a mais adequada para ti!

Estágios para jovens licenciados (YGT)

O programa oferece estágios remunerados de um ano (incluindo despesas de viagem e de cuidados de saúde) para trabalhar num contexto internacional e multicultural estimulante, e adquirir uma valiosa experiência em matéria de desenvolvimento e gestão de programas espaciais. Os jovens licenciados em estágio assumirão funções de apoio a um projeto sob a orientação de um tutor da ESA.

Todos os anos, em meados de novembro, são anunciadas novas vagas para estagiários no sítio da Agência, que também publica as vagas para outros cargos ao longo do ano inteiro. Fica atento!

Podem candidatar-se recém-licenciados ou estudantes no último ano de mestrados técnicos ou científicos que sejam cidadãos de um país membro ou que coopera com a ESA ou ainda da Eslovénia ou do Canadá.

Para te candidatares, precisas de registar e criar um perfil de candidato com o CV e uma carta de motivação, e preencher o formulário de candidatura em linha anexo a cada vaga. Recordamos que só se pode enviar um formulário de candidatura em linha! Se te candidatares a mais de uma vaga, todas as candidaturas apresentadas serão eliminadas!

Programa de bolsas de investigação para doutorados

A ESA concede bolsas de dois anos para a jovens cientistas ou engenheiros que pretendam fazer investigação com possibilidade de renovação por um terceiro ano, em vários domínios relacionados com as ciências do espaço e com as aplicações e tecnologia espaciais.

Os candidatos devem ter concluído recentemente ou estar prestes a terminar o doutoramento/PHD numa disciplina técnica ou científica. Será dada preferência aos pedidos apresentados pelos candidatos no prazo de cinco anos após o doutoramento,      

que sejam cidadãos de um país membro da ESA ou que coopera com a ESA ou ainda da Eslovénia ou do Canadá.

Pode apresentar o seu pedido em qualquer altura do ano em que existam vagas publicadas na página relativa às oportunidades de emprego na ESA.

Envia o teu formulário de candidatura juntamente com o CV e a lista de publicações, referências, o diploma de doutoramento e uma descrição pormenorizada do projeto de investigação (cinco páginas, no máximo). 

 

Estágios curriculares

Se ainda és estudante, podes candidatar-te a um estágio da ESA de três a seis meses não remunerado, no âmbito da licenciatura. Estes estágios estão disponíveis em áreas técnicas e não técnicas. Os estágios não são pagos mas é concedido um subsídio mensal de 600 EUR para não residentes e de 300 EUR para residentes. Um não residente é definido como uma pessoa que vive a mais de 50 km do local do estágio. A prestação dos não residentes será igualmente concedida a estudantes com necessidades especiais, independentemente do seu estatuto de residência.

Os candidatos devem ser nacionais dos Estados-Membros da ESA ou que cooperam com a ESA. Têm de estar inscritos na universidade durante todo o período de duração do estágio. De preferência, devem frequentar o último ou penúltimo ano de um curso universitário a nível de mestrado ou equivalente, técnico ou científico.

Para te candidatares, precisas de te registar e criar um perfil de candidato com o CV e uma carta de motivação.