Skip to main content
© Markus Spiske - Unsplash © Markus Spiske - Unsplash

Estágios na União Europeia

Última atualização quarta-feira, 30/09/2020

Todos os anos, cerca de 1 900 jovens participam no programa de estágios remunerados da UE, o que lhes permite melhorar as suas competências pessoais e profissionais, desenvolver as suas qualidades pessoais e aperfeiçoar os seus conhecimentos acerca da UE.

A maioria das instituições, organismos e agências da UE organizam estágios, com uma duração de três a cinco meses, para jovens titulares de um diploma universitário.
Por norma, os estágios têm lugar em Bruxelas, mas também há vagas no Luxemburgo, em Estrasburgo e noutras cidades da União Europeia. 
Há oportunidades de estágio na Comissão Europeia, no Parlamento Europeu, no Conselho da União Europeia, no Serviço Europeu para a Ação Externa e em vários outros organismos e agências.
A natureza do trabalho a desempenhar dependerá do serviço que te for atribuído: podes trabalhar, por exemplo, no domínio do direito da concorrência, dos recursos humanos, da política ambiental, da comunicação, da juventude, da tradução, etc.
Antes de te candidatares, verifica os critérios de elegibilidade de cada instituição.
Não poderás concorrer se já tiveres trabalhado mais de dois meses consecutivos numa instituição, organismo ou agência da UE e precisas de falar, pelo menos, duas das línguas oficiais da UE.
 
Os procedimentos de seleção dos estágios são geridos individualmente pelas próprias instituições e agências da UE. Para o efeito, consulta regularmente o sítio Web do Serviço Europeu de Seleção do Pessoal e do Eurodesk Opportunity Finder, onde poderás encontrar informações atualizadas sobre as últimas vagas disponíveis.