Estás à procura de uma experiência mediterrânica verdadeiramente excecional? Não penses mais e adiciona Nicósia à tua viagem DiscoverEU! A capital cipriota é a que fica mais a sudeste de todas as capitais dos países da União Europeia e está continuamente habitada desde há mais de 4 500 anos. Proporciona belas paisagens, uma gastronomia deliciosa e um panorama cultural dinâmico. Tudo o que precisas para uma visita fantástica! Em Nicósia, não te esqueças de dar uma volta no enorme Parque Nacional de Athalassa ou junta-te aos cipriotas a beber café numa taberna local. Enraizada nas suas tradições, Nicósia está igualmente empenhada em tornar-se uma cidade (mais) inteligente. O município lançou a sua iniciativa «Cidade Inteligente» em 2018 e está atualmente a instalar uma rede sem fios gratuita graças ao financiamento da Comissão Europeia.
Selecionada como Capital Europeia da Cultura 2018 e fazendo parte do património mundial da UNESCO, a capital maltesa, Valeta, é um autêntico tesouro. Quando lá estiveres, vai aos jardins de Upper Barrakka, perto do meio-dia, para veres a demonstração diária de tiros de canhão pela bateria de saudação, talvez a mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Há séculos que esta saudação se realiza. E se estiveres à procura de uma excelente forma de ver a cidade, apanha um Malta Fun Train. Com partida à frente da Catedral de São João, levar-te-á num passeio de 30 minutos, passando por locais onde não poderás chegar a pé. Para conhecer Valeta ainda melhor e obter atualizações sobre o programa cultural, utiliza os pontos de informação disponíveis na cidade.
Dublim é o coração da Irlanda, onde todos são acolhidos como se fossem velhos amigos. Porque não ir até lá? Não percas o Castelo Medieval de Dublim e dá um passeio pelo Howth Cliff para teres uma vista deslumbrante sobre toda a baía de Dublim. Para mais aventuras e vistas épicas, apanha um dos comboios que percorrem toda a costa da cidade irlandesa. Ao entardecer, vai até ao emblemático bar Whelan’s para assistires a um concerto de música ao vivo. Dublim foi recentemente reconhecida como uma das cidades mais inteligentes do mundo. Enquanto estiveres na capital irlandesa, poderás recarregar as tuas baterias no mobiliário urbano inteligente, com pontos de carregamento para telefones e bicicletas elétricas alimentados a energia solar, Wi-Fi, publicidade digital e sistemas inteligentes de guarda de bicicletas. Dublim alberga uma rede 5G pioneira que utiliza mobiliário urbano — como caixotes de lixo e postes — para garantir que todas as pessoas na cidade estão bem conectadas. Dublim também fez progressos no domínio da acessibilidade, com uma menção especial nos Prémios «Cidade Acessível» de 2011.
A capital mais setentrional do mundo é também uma das melhores cidades para os viajantes graças à sua cena cultural, à sua vida noturna e às maravilhas naturais a que facilmente se tem acesso! Podes iniciar a tua viagem com uma surpreendente vista de 360º sobre toda a cidade, desde o cimo da Igreja Hallgrímskirkja, de estilo expressionista, que domina o centro da cidade. A partir daí, vai até ao emblemático Harpa Concert e à Conference Hall e admira a sua impressionante arquitetura. Os amantes de compras não podem perder um passeio por Laugavegur, uma das ruas mais antigas da cidade, com muitas lojas, restaurantes e bares. Podes também querer passar por lá para apreciar as iguarias locais, como o tubarão fermentadohákarl, e desfrutar da noite em alguns dos bares mais populares da cidade. E, depois de uma noite bem passada, porque não recarregar as baterias numa das muitas nascentes geotérmicas? Não te preocupes com o transporte: podes simplesmente usar o seu telefone para apanhar o autocarro! Esta é apenas uma das formas como esta cidade inteligente utiliza as tecnologias da informação, das comunicações e das telecomunicações para melhorar a qualidade de vida de forma sustentável. Além disso, as autoridades locais associaram os departamentos municipais, incluindo os serviços públicos, para melhorar a eficiência, e a tecnologia digital está a ser utilizada para aproveitar a energia geotérmica para alimentar a cidade de forma ecológica.