Com o seu espírito progressista e o seu estilo urbano, Milão não só é uma cidade que se pode orgulhar de uma inovação urbana verdadeiramente sustentável, como também reflete fortemente os valores do Novo Bauhaus Europeu (NEB).
Em Milão situa-se o impressionante edifício Floresta Vertical – o primeiro edifício do mundo que integra totalmente os espaços de habitação com a natureza, ajudando a combater o aumento da temperatura.
A cidade de Milão, com a sua tendência natural para a inclusão e o desenvolvimento, promove iniciativas e projetos culturais através dos seus muitos espaços dedicados à criatividade e à arte. Não percas a oportunidade de visitar o Pirelli HangarBicocca, um antigo complexo industrial onde se realizam agora impressionantes exposições de arte contemporânea. Aproveita também a oportunidade para visitar o Mare Culturale Urbano, um centro cultural que gira em torno da criação coletiva de arte, ideias e partilha de comida.
Passeia pelo Porto di Mare Eco-District, uma área da cidade que foi objeto de uma significativa regeneração urbana, o que a levou a ganhar o prémio Estrela Ascendente do Novo Bauhaus Europeu (NEB) em 2021. Além disso, observa os efeitos do programa Piazze Aperte em toda a cidade, que transformou antigas ruas e áreas de estacionamento em novos espaços públicos, como zonas pedonais, ciclovias temporárias e espaços sociais.
Os mercados alimentares de Milão também merecem uma visita, não só para apreciar a cozinha e os produtos agrícolas italianos, mas também porque têm como objetivo apoiar a sustentabilidade através da transição para um sistema alimentar circular.
Salzburgo – cidade austríaca com vista para a Alemanha e para os Alpes Orientais – floresce com as artes, a cultura e a história e está constantemente a melhorar as suas iniciativas sustentáveis em harmonia com o Novo Bauhaus Europeu (NEB). Definido como um lugar de valor excecional para a humanidade, o centro histórico de Salzburgo é património mundial da UNESCO desde 1997.
Descobre as principais atrações da cidade e viaja pela era barroca. Rodeada por jardins coloridos, a Dreifaltigkeitskirche (Igreja da Santíssima Trindade) é uma obra-prima barroca de Fischer von Erlach que vale bem a pena visitar. Hagenauer Haus é onde a alma artística de Salzburgo realmente emerge: é o local de nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart e um dos museus mais visitados da Áustria. Em Salzburgo situa-se também o Landestheater, que acolhe anualmente centenas de espetáculos artísticos que se fundem perfeitamente com a paisagem urbana.
A Salzburg Global Seminar é uma organização sem fins lucrativos que desafia os líderes a criar um mundo melhor. Salzburgo venceu o prémio «Cidade Acessível» (2012) e tem vários edifícios distinguidos com o Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea – Prémio Mies van der Rohe, incluindo o Mercado das Flores (de Wimmer Zaic Architects), o Clube Municipal Pós-Escolar (de maria flockner e hermann schnoll architects) e o Panzerhalle.
A capital da Eslovénia, Liubliana, está fortemente empenhada no princípio do Novo Bauhaus Europeu (NEB) de desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo e está repleta de projetos de reabilitação e regeneração urbana. O espaço de produção de base comunitária KRATER, com a sua variedade de estações, desde uma oficina de fabrico de papel até ao santuário para plantas envasadas abandonadas, é um exemplo notável. Localizado perto do centro da cidade, o KRATER surgiu de um estaleiro de construção em forma de cratera para oferecer aos praticantes ecossociais um espaço para as suas oficinas e para promover a produção de materiais, práticas e alianças respeitadores do ambiente.
No coração da cidade, na praça triangular Prešeren, o espírito de Liubliana ganha vida através de eventos e espetáculos artísticos. O Parque Tivoli, o maior e mais belo parque de Liubliana, é o espaço verde preferido da cidade. Abrangendo uma área de 5 km2, que inclui o Passeio Jakopič, é um local de renome para exposições de fotografia ao ar livre e está aberto durante todo o ano.
Juntamente com uma série de outras iniciativas positivas que valeram a Liubliana a nomeação para o prémio «Cidade Acessível 2023», a cidade está igualmente empenhada em proteger e melhorar os espaços verdes urbanos, tendo criado um caminho para as abelhas, a fim de promover a sua recuperação.
Visita o Cianómetro, que faz corresponder a sua cor ao azul do céu e mede a qualidade do ar. Depois, aproveita para descobrir um dos locais mais bizarros e interessantes da cidade: o Metelkova Mesto, um centro cultural alternativo com paredes cobertas de grafítis e murais coloridos.
A quarta maior cidade da Eslovénia, Celje, é um dos Destinos Verdes do país – locais reconhecidos pela sua sustentabilidade. Em total harmonia com os objetivos do Novo Bauhaus Europeu (NEB), acolhe diferentes iniciativas de renovação urbana. No Tehnopark interativo, um antigo grande armazém transformado em centro de ciência, podes mergulhar na inovação e no lado artístico da ciência.
Existe também o mercado modernizado, com a sua estrutura aberta que permite a entrada de muita luz e ar. Em Celje há muitos outros edifícios e espaços interessantes para explorar, como o Skylight Photo Studio de Josip Pelikan – um monumento cultural oficial que mostra o trabalho deste mestre fotógrafo. Aqui, podes aprender o ciclo de vida de uma fotografia: cada andar é dedicado a uma fase da produção fotográfica.
Para os viajantes mais aventureiros, o Parque de Aventuras de Celje é um ótimo local ecológico para exercício e diversão ao ar livre.
A capital da Croácia, Zagrebe, situada no Noroeste do país, é um tesouro europeu repleto de arquitetura histórica e de design urbano contemporâneo, numa mistura que a torna a personificação perfeita do Novo Bauhaus Europeu (NEB). No coração da cidade, a Baixa alberga obras-primas arquitetónicas incrivelmente bem conservadas do tempo do Império Habsburgo.
Zagrebe é também conhecida pelos seus numerosos parques, florestas e lagos, tendo sido nomeada Capital Verde da Europa em 2016. Descobre o Botanicki Vrt, jardim botânico e museu do século XIX gerido pela Faculdade de Ciências da Universidade, para melhor compreender a beleza do nosso mundo natural.
Passeando pela cidade, encontrarás a Trg bana Josipa Jelačića, uma praça central com uma fonte hexagonal. Aqui podes visitar o Art Pavillon, que é o primeiro local de exposições de prestígio do Sudeste da Europa.
A capital tem também alguns museus e exposições invulgares, incluindo o Museu das Relações Acabadas, concebido para nos ajudar a explorar e aprender os sentimentos humanos do amor e da perda. Além disso, não te esqueças do Museu Croata de Arte Naïf, fundado na década de 1950 e ainda repleto de obras de artistas de origens muito diferentes.