Skip to main content
©European Union: Change in employment rate of people aged 15-29, Q3 2021 compared with Q3 2019 (in percentage points)

Os efeitos da COVID-19 no emprego dos jovens

Última atualização domingo, 01/05/2022

Os dados do Eurostat mostram que a taxa de emprego dos jovens é a mais afetada pela pandemia de COVID-19.

Em termos de emprego, os jovens foram mais fortemente afetados pela pandemia de COVID-19 do que as pessoas mais velhas. O Eurostat comparou as taxas de emprego dos jovens no terceiro trimestre (julho, agosto, setembro) dos anos de 2019, 2020 e 2021, a fim de compreender os efeitos da pandemia no emprego dos jovens (15-29 anos). Os resultados são igualmente apresentados na imagem acima.

A taxa de emprego na UE entre os jovens, em 2020, foi de -2,8 pontos percentuais (pp) em comparação com 2019, antes da pandemia. No entanto, em 2021 assistiu-se a uma recuperação, uma vez que a taxa de emprego foi de -0,1 pontos percentuais em comparação com 2019.

Em comparação com 2020 e 2019, todos os países registaram uma queda da sua taxa de emprego dos jovens. As maiores diminuições do emprego dos jovens foram mesmo superiores a 5 pontos percentuais na Lituânia, em Portugal, na Irlanda e em Espanha. Por outro lado, a Hungria, a Finlândia, a França, a Áustria e a Roménia registaram uma diminuição menor da taxa de emprego dos jovens, inferior a -2 pontos percentuais.

Em 2021, a maioria dos Estados-Membros da UE (16 dos 27) ainda não tinha recuperado totalmente, uma vez que a taxa de emprego dos jovens ainda se situou abaixo da taxa de 2019. As maiores descidas registaram-se em Portugal, na Bulgária, na Letónia, na Chéquia e na Polónia (todas de pelo menos -3 pontos percentuais no 3.º trimestre de  2021, em comparação com o 3.º trimestre de  2019). Em contrapartida, as principais melhorias da taxa de emprego dos jovens, em comparação com a situação anterior à COVID-19, registaram-se na Irlanda, em França e na Eslovénia (todas com pelo menos +2 pontos percentuais no 3.º trimestre de  2021, em comparação com o 3.º trimestre de 2019).

Estes dados foram publicados por ocasião do Ano Europeu da Juventude de 2022. Gostaria de ter mais informações relativas aos dados sobre os jovens? Consulte também o painel de indicadores da juventude da UE!

 

Se quiser saber mais sobre os dados relativos ao emprego dos jovens:

• Artigos da «Statistics Explained» sobre os principais dados relativos ao impacto da crise da COVID-19 no mercado de trabalho e sobre o Emprego 

• Artigo da «Statistics 4 beginners» do Eurostat sobre o mercado de trabalho 

• Secção do sítio Web do Eurostat dedicada ao Inquérito às Forças de Trabalho da UE 

Base de dados do Eurostat do Inquérito às Forças de Trabalho da UE 

 

Para contactar o Eurostat ou para obter informações sobre a utilização dos dados, consulte a página de apoio ao utilizador.

Para questões da imprensa, contacte o apoio à comunicação social