A cidade alemã de Hamburgo oferece muito para fazer e explorar, tornando-a uma paragem perfeita na tua viagem DiscoverEU. A surpreendente arquitetura, as margens do rio Elba, os parques e uma série de museus únicos exaltam-na como uma cidade entusiasmante para ser explorada durante um dia. Hamburgo é amplamente reconhecida como a cidade inteligente mais inovadora da Alemanha, encontrando-se no topo das classificações da Bitkom e da Haselhorst Associates de 2020. Hamburgo está a testar o potencial da condução autónoma na Europa. Por isso, apanha um miniautocarro elétrico autónomo e vive a experiência de uma volta pela cidade sem condutor! Continua a explorar os progressos na inovação urbana e digital e visita o Hammerbrooklyn.DigitalCampus.
Faz uma paragem em Poznań e descobre um destino subestimado! A cidade polaca é uma das mais antigas do país e o seu património histórico oferece muitos belos monumentos, igrejas e edifícios antigos. Na antiga praça do mercado de Stary Rynek, poderás admirar a espantosa arquitetura renascentista da Câmara Municipal numa atmosfera relaxante. Vai até ao Parque da Cidadela, não longe do centro da cidade, para desfrutar dos seus lagos, esplanadas refrescantes, jardins botânicos e até o que resta das fortificações do século XIX, assim como várias esculturas ao ar livre. Poznań também fez da acessibilidade uma prioridade. A Câmara Municipal de Poznań desenvolveu um portal na Internet dedicado às pessoas com deficiência que contém informações atualizadas sobre eventos, transportes, etc. A cidade alcançou o 3.º lugar no Prémio Cidade Acessível de 2014 e recebeu uma menção especial em 2021. Para descobrir a cidade, utiliza a PEKA. Esta plataforma de bilhética de transportes permitir-te-á utilizar o mesmo bilhete para entrar em vários meios de transportes públicos. Que zona vais visitar em primeiro lugar?
Com muito para fazer e explorar, a cidade polaca de Białystok é uma paragem perfeita na tua viagem DiscoverEU! A sua cultura é rica e multifacetada, com influência polaca, russa, bielorrussa, tártara, húngara, católica, cristã ortodoxa, muçulmana e judaica. Białystok situa-se numa zona conhecida pela qualidade do ar, denominada «Pulmão Verde da Polónia». Depois de visitar o Palácio de Branicki, vai até ao Parque Planty onde poderás ver sebes e arbustos perfeitamente aparados, canteiros de flores bem cuidados, esculturas, lagos e um jardim de rosas de quatro pisos. Mas não te enganes! Białystok não é uma bela adormecida: a cidade está empenhada em tornar-se uma cidade inteligente. Dispõe de um sistema inteligente de gestão do tráfego na cidade que otimiza e aumenta a eficiência dos transportes através de uma rede de câmaras.
Das suas igrejas neoclássicas até ao seu passado fascinante, Vílnius deve constar da tua lista de cidades a visitar. Percorre a margem do rio Neris para ver Vílnius a pé. O caminho atravessa o centro da cidade, passando por bares e cafés, arte de rua, esculturas aqui e ali, bem como um dos maiores espaços verdes da cidade. Depois, vai até ao meio da Praça da Catedral de Vílnius para encontrar a pedra do milagre de Stebuklas. Põe-te em cima da pedra, gira três vezes no sentido dos ponteiros do relógio, salta e bate palmas enquanto pedes um desejo — os habitantes locais garantem que se vai realizar. Mas quando o assunto é tornar-se uma cidade inteligente, Vílnius não depende de milagres. A capital lituana está a desenvolver uma autoestrada da Internet das Coisas para realizar uma vasta gama de objetivos de cidade inteligente, incluindo a iluminação inteligente, a utilização da água, o estacionamento inteligente, a gestão de resíduos e iniciativas de tráfego inteligente.
Queres fazer uma pausa da vida citadina? Vai para o verde e visita Ignalina! A sua região situada no Leste da Lituânia é bem conhecida como zona de belas paisagens. Conta com mais de 200 lagos, alguns rios e lagoas, e as suas florestas ocupam um terço do território. Esta parte selvagem da Lituânia viu o seu desenvolvimento impulsionado em 1866 com a construção do caminho de ferro entre São Petersburgo e Varsóvia. Hoje, Ignalina esforça-se por desenvolver as competências informáticas da população da cidade, a fim de apoiar a digitalização dos serviços públicos na região com a ajuda de financiamento da UE. Quando estiveres em Ignalina, recua no tempo com uma visita ao Museu da Antiga Apicultura e, ao caminhar, aprecia alguma arte com todas as esculturas da cidade.
Se a tua viagem DiscoverEU te levar até à Letónia, visita Riga! A sua rica história, a arquitetura deslumbrante e uma vida noturna animada têm tudo para te surpreender. No centro histórico, não percas a original escultura dos quatro animais representando os músicos de Bremen, baseada no conto lendário dos Irmãos Grimm, e tira uma selfie com eles. Dá um passeio pela assombrosa cidade báltica e encontra o teu caminho graças aos 930 pontos de ligação Wi-Fi gratuitos e de alta velocidade espalhados por toda a cidade. Empenhada em tornar-se uma cidade inteligente, Riga lançou o projeto Smart City Cluster com o apoio da Comissão Europeia. Esta plataforma liga empresários letões a organizações de investigação a fim de desenvolver projetos de apoio aos objetivos da cidade inteligente.
Localizada à beira do Golfo da Finlândia, a capital estónia, Taline, tem influências escandinavas, russas e da Europa Oriental. Quando lá fores, não te esqueças de subir pelas ruas sinuosas até à plataforma panorâmica Kohtuotsa, no lado norte da colina de Toompea. Aí, terás as melhores perspetivas da bela cidade antiga e das suas ruas e fortaleza. Embora Taline seja uma cidade medieval, poderás ter acesso Wi-Fi gratuito na rede de elétricos. A capital estónia foi finalista da Capital Europeia da Inovação em 2017 e vencedora do Netexplo Smart Cities 2020. Dispõe de 86 serviços totalmente digitais que simplificam as interações dos seus cidadãos com a administração municipal e os serviços públicos.
Tampere, no centro da Finlândia, é muitas vezes ignorada pelos turistas, que raramente se aventuram mais além de Helsínquia. Por isso, sejamos curiosos para descobrir esta cidade! Tampere conta com muitos museus invulgares e diferentes, como o Museu da Espionagem, o famoso Museu de personagens Moomin ou o Museu Finlandês de Jogos, onde podes aprender mais sobre a história dos jogos eletrónicos. Os lagos circundam a cidade finlandesa. Se visitares Tampere no inverno, aproveita a oportunidade para pescar no gelo ou praticar a caminhada nórdica! Quando te deslocares pela cidade, sentir-te-ás em grande segurança. Com o projeto SURE financiado pela UE, Tampere visa tornar a vida dos peões mais segura graças a uma solução da IdC. Em janeiro de 2020, a cidade assinou a declaração «Adere, promove, apoia» (join, boost, sustain) sobre a união de forças para moldar um futuro urbano sustentável através da digitalização.