A cidade transilvana de Brașov, também conhecida como a «Capital Verde» da Roménia, foi uma das primeiras signatárias do Pacto de Autarcas, um programa da UE que uniu autarquias locais de toda a Europa para tomarem medidas contra as alterações climáticas. A cidade situa-se no sopé da impressionante montanha de Tâmpa, um pico imponente designado pela UE como reserva natural Natura 2000 para proteger aves raras, javalis, ursos e borboletas. Apanha o teleférico até ao cimo e procura as letras «BRAŞOV» na colina, a resposta da Europa a Hollywood!
As comunidades de Sófia, a capital da Bulgária, estão empenhadas em manter esta cidade histórica limpa. Por isso, porque não visitá-la e dar uma ajuda? A iniciativa «Vamos limpar a Bulgária juntos» incentiva os voluntários a recolherem o lixo e a manterem as ruas da cidade limpas. A reciclagem é uma prioridade em Sófia: 84 % dos resíduos recolhidos são reciclados! Os viajantes DiscoverEU que procuram passar algum tempo na natureza poderão gostar de fazer uma caminhada até à impressionante cascata de Boyana, situada nos arredores da cidade.
Tendo sido já Capital Europeia da Cultura, Salónica apresenta uma combinação única de marcos históricos, tradições culturais e gastronomia deliciosa. A cidade utilizou fundos da UE para transformar a zona ribeirinha num espaço verde, saudável e agradável, que liga duas das suas atrações imperdíveis: a Torre Branca e a Sala de Concertos. A zona ribeirinha é também o local perfeito para um passeio pela costa ao pôr do sol. Para os amantes da natureza, Salónica também está situada no Delta Axiou, uma reserva natural da UE que protege a fauna selvagem que vive nas zonas húmidas perto do rio Axios/Vardar.