Skip to main content

Corpo Europeu de Solidariedade

Juntos podemos mais.

Corpo Europeu de Solidariedade – Tipos de atividades

ATIVIDADES DE VOLUNTARIADO

Graças ao voluntariado individual, os jovens podem participar no dia a dia das organizações por um período de dois a 12 meses e, em alguns casos, por períodos mais curtos de, pelo menos, duas semanas. Os participantes podem fazer voluntariado no âmbito de projetos em domínios como a inclusão social, o ambiente ou a cultura, no estrangeiro ou no país onde residem.

As equipas de voluntários são formadas por dez a 40 jovens oriundos de, pelo menos, dois países diferentes, interessados em fazer voluntariado juntos por um período de duas semanas a dois meses. Os custos do alojamento e da alimentação são cobertos. Os participantes recebem também um pequeno subsídio para despesas pessoais.

 

ESTÁGIOS E EMPREGOS

Os estágios assumem a forma de uma experiência profissional a tempo inteiro e têm uma duração de dois a seis meses (renovável uma vez). Os participantes são pagos pela organização onde fazem o estágio e têm a possibilidade de desenvolver as suas competências pessoais, educativas, sociais, cívicas e profissionais.

Os empregos são uma ocupação a tempo inteiro e têm uma duração de três a 12 meses. Os participantes são remunerados pela organização que os emprega.

Tanto os estágios como os empregos podem ter lugar quer no país de residência dos participantes quer no estrangeiro. Os participantes colocados no estrangeiro recebem um pequeno subsídio de instalação.

Os participantes em atividades de voluntariado, estágios ou empregos beneficiam de apoio linguístico, formação e acompanhamento em linha. As despesas de viagem entre o local de origem dos participantes e o local da atividade, bem como as da viagem de regresso, são cobertas.

 

PROJETOS DE SOLIDARIEDADE

Os projetos de solidariedade são lançados, desenvolvidos e executados ao longo de um período de dois a 12 meses por um grupo de, pelo menos, cinco jovens que desejem introduzir uma mudança positiva na sua comunidade local. Os jovens interessados em realizar um projeto de solidariedade no país onde residem devem inscrever-se no portal do Corpo Europeu de Solidariedade.