Skip to main content
©  Photo by Adeolu Eletu on Unsplash © Photo by Adeolu Eletu on Unsplash

Erasmus para jovens empreendedores

Última atualização quarta-feira, 21/10/2020

Se estás decidido a criar a tua própria empresa ou já o fizeste, o Erasmus para Jovens Empresários dá-te a oportunidade de trabalhar com um empresário experiente noutro país da UE.

Enquanto cidadão da UE, tens o direito de criar a tua própria empresa em qualquer país da UE ou de criar uma filial de uma empresa estabelecida na UE noutro Estado-Membro da UE. Os requisitos são diferentes para cada país, pelo que é importante ler os procedimentos que será preciso seguir. 

Na página do portal «A sua Europa» sobre como criar uma empresa, podes consultar os requisitos de cada país em pormenor, ou seja as leis a ter em conta e os procedimentos administrativos que deves seguir. Além disso, o Guia prático dos negócios na UE tem informações sobre questões como o IVA e os serviços aduaneiros, as vendas no estrangeiro, os requisitos aplicáveis aos produtos e os rótulos ecológicos.

Se quiseres exercer a tua atividade em mais de um país da UE, poderás considerar a possibilidade de criar uma empresa europeia. Isto permite-te transferir a tua sede social para outro país da UE sem ter de encerrar a empresa e ter pessoal empregado em mais do que um país.

Empreender é pôr ideias em prática. 

É necessário trabalhar muito e estar disposto a correr riscos calculados. A chave é inovar, desenvolver produtos ou serviços até aí inexistentes ou em locais onde ainda não estavam disponíveis.

Agarra qualquer ideia que te ocorra, por mais estranha que pareça. Desenvolve-a, partilha-a e debate-a com outros e começa a elaborar o teu plano de negócios, descrevendo de forma estruturada os teus objetivos e como pretendes alcançá-los.

E claro que não tens de fazer tudo sozinho. Podes lançar-te num negócio com amigos, colegas ou familiares. A colaboração com pessoas com diferentes competências e experiências empresariais pode ser muito proveitosa.

Queres ser empresário noutro país da UE? Através do Programa Erasmus para Jovens Empresários, podes obter conselhos e sugestões de um empresário experiente durante seis meses e acompanhar o desenvolvimento da sua empresa.

Ao mesmo tempo, partilharás as tuas ideias inovadoras com o empresário com quem irás trabalhar.

Quem pode candidatar-se?

São aceites candidaturas de aspirantes a empresários e novos empresários. Deves:

  • ter a firme intenção de criar uma empresa, com base num plano de negócios viável, ou 
  • ter criado a tua própria empresa nos últimos três anos

Não existe um limite de idade para os candidatos e o setor da empresa ou atividade em questão é irrelevante.

Os candidatos podem ser nacionais de qualquer país da UE. Se não fores nacional de país da UE também te podes candidatar, desde que tenhas residência permanente e tenciones criar a tua empresa num país da UE.

Como apresentar uma candidatura?

Preenche o formulário de inscrição em linha e escolhe o ponto de contacto local mais próximo da tua área de residência, que te orientará durante o processo. Se não existir um ponto de contacto conveniente no teu país, podes contactar um dos 100 pontos localizados nos outros países.

«O Programa Erasmus para Jovens Empresários é uma experiência enriquecedora e com um lado muito prático, que recomendo vivamente a qualquer pessoa que pretenda criar uma empresa. O meu intercâmbio foi extremamente interessante, ajudando-me a perceber melhor o contexto, as regras e os procedimentos para criar a minha própria empresa e permitindo-me desenvolver uma rede de contactos muito útil.»
Maurizio Alì, Itália, passou seis meses na Associação Yepe em França.

O Programa Erasmus para Jovens Empresários ajuda-te a pagar as tuas despesas, nomeadamente as despesas de viagem e de alojamento, mas deves ter capacidade para fazer face aos custos da estadia não cobertos pela bolsa.