© European Union
Gostas de ajudar os outros? Porque não fazer voluntariado na tua comunidade?
Última atualização quarta-feira, 30/07/2025
Tens tempo livre? Ao ofereceres parte do teu tempo, vais adquirir uma experiência útil, conhecer novas pessoas e sentir-te orgulhoso de fazer algo importante pela tua comunidade.
Existem numerosas organizações e iniciativas que precisam da ajuda de voluntários, em particular de jovens. Qualquer pessoa pode fazer voluntariado. A única condição é ter motivação, empatia e vontade de trabalhar e de aprender com os outros.
Define os teus objetivos
As pessoas decidem fazer voluntariado por variadas razões, mas, em geral, pretendem dar algo à sociedade e aos outros. Podes fazer voluntariado em diferentes áreas como a ajuda aos sem-abrigo, a defesa dos direitos humanos ou o apoio aos refugiados. A primeira coisa a fazer é pensar nas causas ou nos problemas que são importantes para ti. Por exemplo, se te preocupas com os sem-abrigo, podes fazer voluntariado num abrigo local.
Deves também ter em conta as competências que tens para oferecer. És um professor ou um mecânico nato ou simplesmente tens um dom para lidar com pessoas? Quem poderia beneficiar dessas competências? A maioria das organizações que procuram voluntários esperam encontrar em ti um conjunto de competências específicas e, obviamente, uma boa dose de motivação.
Seja qual for a tua idade ou a atividade que escolheres, o voluntariado é sempre extremamente gratificante. Ao fazê-lo, sentirás que podes melhorar realmente a vida das pessoas e da tua comunidade. Terás a oportunidade de conhecer novas pessoas e de ganhar mais consciência social. Mesmo uma hora por mês é suficiente para oferecer o teu valioso contributo.
Vamos a isso!
Antes de começares a trabalhar com uma organização, certifica-te de que compreendes os seus princípios e objetivos. Depois, com base nos teus interesses, podes escolher as organizações e as oportunidades que mais se adequem ao teu perfil, contactá-las e começar a ajudá-las.
Por exemplo, se te preocupas com as alterações climáticas, consulta a 350.org ou a Greenpeace para obteres informações sobre as campanhas e ações existentes em todo o mundo.
E a ajudar aos refugiados? Com o crescente afluxo de refugiados à Europa, várias organizações locais estão a prestar vários tipos de apoio (podes igualmente consultar a base de dados do Corpo Europeu de Solidariedade sobre este tema).
Ou a luta contra a discriminação? Existem vários movimentos que levam a cabo excelentes projetos para combater a discriminação, como a Amnistia Internacional.
Não consegues encontrar uma organização que se dedique ao problema que identificaste? Porque não dar começares o teu próprio projeto? Podes reunir os teus vizinhos, os teus colegas ou amigos e organizar atividades no teu bairro, ajudando num lar de idosos ou no jardim comunitário, etc. Dá uma vista de olhos nos projetos de solidariedade do Corpo Europeu de Solidariedade! Se precisares de apoio, não hesites em contactar a agência nacional do teu país.
Precisas de inspiração?
Tudo o que precisas de fazer é verificar as atividades de voluntariado propostas no Portal Europeu da Juventude e na base de dados do Corpo Europeu de Solidariedade. No portal encontrarás também testemunhos de jovens que participaram numa experiência de voluntariado.
Podes também procurar outras organizações, que podem ser locais ou sucursais de organizações internacionais.
Além destas oportunidades da UE, muitas cidades têm sucursais de movimentos internacionais que precisam de voluntários. Podes consultar, por exemplo, a página nacional destas organizações:
Claro que há muitas outras organizações que procuram a ajuda de jovens motivados. Podes pesquisar em plataformas generalistas como a Meetup.com para saberes se existem atividades perto de ti ou em plataformas de voluntariado (mais uma vez, verifica as plataformas nacionais).
Porque não fazer voluntariado no estrangeiro?
Queres fazer parte do número crescente de jovens que fazem voluntariado na Europa e no resto do mundo? Há muitas páginas na Internet onde poderás encontrar a atividade de voluntariado que mais te convém.
Se tens entre 17 e 30 anos de idade, podes inscrever-te no Corpo Europeu de Solidariedade. Após teres completado um simples processo de inscrição, poderás ser selecionado e convidado a aderir a um projeto numa de várias áreas: ajuda em centros para requerentes de asilo, apoio à prevenção de catástrofes naturais ou a resolução de diferentes problemas sociais nas comunidades. Tendo feito a tua inscrição no Corpo Europeu de Solidariedade podes igualmente tomar a iniciativa e candidatar-te a oportunidades que te interessem.
Existem vários programas internacionais de voluntariado para jovens que te permitem participar em projetos de seis a 12 meses. Podem ser, por exemplo, de âmbito social, ambiental, cultural ou humanitário. Onde procurar oportunidades de voluntariado: