Skip to main content
©Zhifei Zhou - Unsplash ©Zhifei Zhou - Unsplash

Os grandes festivais de cinema da Europa

Última atualização quarta-feira, 21/10/2020

Por vezes, as luzes da ribalta podem parecer distantes, mas não precisas de ir a Hollywood para ver pérolas do cinema.

Alguns dos mais importantes festivais internacionais de cinema são organizados anualmente na Europa, e é muito provável que encontres um perto de ti.

Em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café de Paris, dois irmãos de 33 e 31 anos de idade, exibiram pela primeira vez 10 curtas-metragens de cerca de 50 segundos cada. Eram os irmãos Lumière, e os espetadores testemunharam o início de uma era, o nascimento do cinema.

Mais de 120 anos depois, a arte cinematográfica ocupa, com todas as suas formas e mudanças, um lugar central na nossa vida quotidiana.

A melhor forma de saborear um filme é assistir a um verdadeiro festival de cinema — é a cereja no topo do bolo. Não, não é necessário atravessar o oceano para o fazer: na União Europeia temos festivais excecionais.

Estás a planear uma viagem ao estrangeiro? Tenta fazê-la coincidir com um festival de cinema internacional. Para os amantes da sétima arte, deixamos aqui sete festivais de cinema europeus que não podes perder.

Começa o ano com o pé direito no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, que ocorre todos os meses de janeiro nos Países Baixos. O festival, cujo logótipo é a cabeça de um tigre estilizada, é uma mostra de filmes independentes e inovadores.

O Festival Internacional de Cinema de Berlim, também conhecido por Berlinale, tem lugar em fevereiro, na capital alemã, desde 1978. É um dos três principais festivais de cinema internacionais, juntamente com Cannes e Veneza, e cada edição conta com cerca de 400 filmes em competição para conquistar o Urso de Ouro, símbolo da cidade.

Numa localização (e período do ano) mais amena, o Festival de Cannes tem as suas raízes na década de 30, mas teve o seu verdadeiro início em 1947. Em 2019, realizou-se a sua 72.ª edição, onde o realizador sul-coreano Bong Joon-Ho recebeu a Palma de Ouro pelo seu filme inovador Parasita. Este filme ganhou posteriormente o Óscar de melhor filme em 2020, atribuído pela primeira vez a um filme em língua estrangeira.

Como é sabido, o cinema inclui também desenhos animados e filmes de animação. Se és fã deste tipo de cinema, tens de conhecer o Festival Internacional de Animação de Annecy (França), que decorre em junho. «Claymation» ou imagens geradas por computador, todas as técnicas de animação estão presentes, e os são projetados ao ar livre.

Esta onda estival e artística continua com o Festival Internacional de Cinema Karlovy Vary, na Chéquia, fundado em 1946. Trata-se do festival de cinema mais prestigiado da Europa Central e Oriental, que atribui um Globo de Cristal a uma personalidade de destaque no mundo do cinema.

Setembro é um mês de resoluções (se as do Ano Novo não tiverem resultado), novos inícios e muitos filmes. O festival de cinema mais antigo da Europa tem lugar no final de agosto e no início de setembro na lagoa de Veneza (Itália), no âmbito da Bienal de Veneza, o Festival de Cinema de Veneza. Atualmente, os premiados recebem o Leão de Ouro mas, durante a ditadura fascista, recebiam a «Coppa Mussolini».

O Festival Internacional de San Sebastián tem lugar no final de setembro no País Basco, Norte de Espanha. Criado na década de 50, este festival destinava-se inicialmente a promover o cinema espanhol. No entanto, abriu portas ao mercado internacional, e mesmo intergaláctico, ao estrear o filme Star Wars na Europa em 1977.

Se calhar, ir a festivais de cinema pode não ser suficiente: se tens vontade de criar um festival no teu país, região ou, quem sabe, pequena vila, a iniciativa do Programa Europa Criativa pode ajudar-te a obter uma subvenção.

E como se costuma dizer antes e uma projeção... obrigado e bom filme!