Skip to main content
© Tommy Lisbin - Unsplash © Tommy Lisbin - Unsplash

Campos de trabalho internacionais — experiências de voluntariado de curta duração mas intensas!

Última atualização terça-feira, 31/08/2021

Já alguma vez ouviste falar de campos de trabalho internacionais? Não te preocupes, não estamos a falar de trabalhos forçados! Se tiveres mais de 18 anos, os campos de trabalho podem ser uma ótima opção para ajudares uma comunidade local e, ao mesmo tempo, conhecer a sua cultura e os seus costumes.

O que é um campo de trabalho internacional?

Um campo de trabalho internacional é composto por um grupo de voluntários internacionais oriundos de diferentes países que trabalham em conjunto em torno de um projeto comunitário destinado a ajudar uma comunidade local através de um projeto de duas a quatro semanas. Os campos têm uma abordagem educativa e participativa e são acolhidos pelas comunidades e organizações locais, como as organizações para a paz, os grupos ambientais e os grupos de ação comunitária. 

Porquê aderir?

Os campos de trabalho internacionais constituem uma grande oportunidade para estabelecer contactos, fazer amizades, ajudar a concretizar um projeto importante e compreender melhor o mundo. Além de haver tempo de lazer, há também espaço para o trabalho.

Quem pode participar?

Os campos de trabalho estão geralmente abertos a todos os jovens entre os 14 e os 30 anos (existem também oportunidades para pessoas com mais de 30 anos). Não é necessária qualquer competência específica, apenas é preciso ter muita motivação.

Em que consiste o trabalho?

Num campo de trabalho, os voluntários trabalham cerca de 30 horas por semana em prol da comunidade local ou do ambiente. A população local participa muitas vezes nos projetos. Nos tempos livres podes descansar, preparar as refeições, conversar ou organizar atividades e excursões com outros voluntários e a comunidade local.

Quais são as condições?

As condições variam consoante o campo. As refeições e o alojamento estão habitualmente incluídos, pelo que só terás de pagar as despesas de viagem, a taxa de inscrição na organização de envio e, claro, eventuais despesas do dia a dia. Se aderires a uma associação, provavelmente terás também direito a segurança social. Deves estar preparado para viver e trabalhar num ambiente comunitário, onde as condições de vida são, por vezes, simples e o trabalho pode ser árduo, mas divertido e gratificante. 

Como encontrar um campo de trabalho?

São várias as organizações que oferecem campos de trabalho, cujas condições e custos podem ser diferentes. Lê cuidadosamente as ofertas.

Eis algumas ligações interessantes para começares a preparar-te. Tendo em conta que se trata de uma lista não exaustiva, deves consultar as páginas nacionais dedicadas ao voluntariado no Portal Europeu da Juventude, onde poderás encontrar mais informações sobre as organizações nacionais e os seus projetos: