Situada na costa do Mar Negro, Constança é a mais antiga cidade continuamente habitada na Roménia e a sua história é evidente quando deambulamos pelas suas ruas. O Muzeul de Artă Populară, ou Museu de Arte Popular, situa-se num edifício complexo (concebido no estilo típico romeno Neo-Brancovensecu), que já foi câmara municipal e estação de correios local. No museu, podes conhecer o artesanato tradicional ricamente decorado da região, que utiliza materiais como a cerâmica, a madeira e o metal. Mais uns minutos a pé e encontrarás o Museu de História Nacional e Arqueologia, e mesmo ao lado poderás admirar um espetacular edifício romano com um piso de mosaico.
Varna é a maior cidade portuária do Mar Negro — conhecida como capital marítima da Bulgária — e tem um esplêndido passeio marítimo perfeito para descontrair após um longo dia. Em agosto, mais de 15 000 visitantes chegam à cidade para o Festival Internacional de Folclore de Varna, que apresenta espetáculos de grupos de música popular de todo o mundo num teatro ao ar livre junto ao mar. Varna organiza também a Feira Internacional de Artes e Ofícios «Bulgarika», a maior exposição da Bulgária, assim como o Festival Internacional de Cinema «Love is Folly». A feira combina tradição e modernidade, mostrando alguns dos melhores artistas de belas-artes, artesanato e música. A pouco mais de 30 minutos de comboio de Varna está o Barite Complex, um museu ao ar livre com casas tradicionais e artesanato típico búlgaro. Os adeptos de botânica irão também amar Varna pelos seus jardins e parques, incluindo o jardim de inspiração náutica Sea Garden e o Jardim Botânico da Universidade.
Anteriormente conhecida como Constantinopla, Istambul é uma enorme área metropolitana a cavalo entre a Ásia e a Europa. Com uma população de 15 milhões de habitantes, é a cidade mais populosa da Europa. A arte popular está por toda a parte em Istambul, mas onde se exprime melhor talvez seja na arte do papel jaspeado (conhecida como «Ebru»), na pintura em miniatura ou na caligrafia turca. Para ver exemplares de primeira água, visita o Museu de Artes Turcas e Islâmicas (Türk ve Islam Eserleri Müzesi), a melhor coleção do mundo de arte islâmica. Não partas de Istambul sem ter visitado o Grande Bazar — um enorme complexo comercial repleto de caras simpáticas, lanternas coloridas e corredores labirínticos.
Nas margens do rio Porsuk situa-se Eskişehir, ou «cidade velha» em turco — algumas estimativas dizem que a cidade existe há mais de 4 000 anos. Na zona em torno da Mesquita de Kurşunlu, encontra-se o Centro de Artesanato de Eskișehir, onde continuam a ser praticadas ofícios tradicionais, como a douradura e a sopragem do vidro. Percorre o pitoresco bairro histórico de Eskişehir e admira a sua coleção compacta de casas do século XIX, muitas das quais são agora lojas de arte popular. Aqui, podes experimentar o Boza: uma bebida fermentada espessa e cremosa, polvilhada com canela.