© Photo by Keira Burton from Pexels
Como encontrar um estágio em tempos de pandemia
Última atualização quarta-feira, 14/05/2025
Hoje em dia, pode parecer mais difícil encontrar um estágio do que no passado e provavelmente é esse o caso, mas ainda assim, se procurares bem, é possível encontrar uma experiência profissional.
A pandemia teve certamente um enorme impacto no mercado de trabalho e, por extensão, nas oportunidades de estágio disponíveis. No entanto, em muitos casos, continuam a ser uma parte obrigatória da maioria dos programas de estudo, resultando, assim, em dores de cabeça para os alunos que pretendem concluir os seus estudos e para aqueles que já concluíram os seus estudos mas estão à procura de uma primeira experiência profissional.
Apesar de ser um pouco mais difícil porque muitas organizações ou empresas podem ter suspendido os seus programas de estágio, continua a ser possível encontrar um estágio no estrangeiro para enriquecer o teu CV. Os recém-diplomados do ensino profissional ou superior podem recorrer ao apoio do programa Erasmus+ para realizarem um estágio no estrangeiro.
Por outro lado, o número de estágios em regime de teletrabalho aumentou consideravelmente, o que pode ser um cenário a ter em conta durante a tua pesquisa.
Por conseguinte, queremos facilitar-te a vida com algumas recomendações.
1. Identifica as tuas qualificações, competências e interesses
Olha para o percurso que já percorreste para teres uma ideia clara das tuas realizações e reflete sobre o que queres para a tua futura carreira para identificares o que deves fazer ou a experiência que precisas de ter para atingir o teu objetivo. No entanto, nem todas as pessoas têm facilidade em imaginar a sua futura carreira num domínio específico, pelo que podes tentar adquirir experiência profissional numa área que não corresponda totalmente à tua formação, para ver se te convém. Esta última opção dar-te-á maior flexibilidade, enquanto que a primeira ajudar-te-á a perceber melhor o que procuras. Nesta fase, podes decidir se pretendes fazer um estágio no teu país de origem ou no estrangeiro.
Existem várias ferramentas em linha que te ajudam a tomar uma decisão. Talvez já tenhas debatido esta questão com os profissionais das tuas escolas. Não hesites em visitar um centro de emprego ou mesmo em contactar um conselheiro EURES!
2. Decide o que procuras
Iniciar uma pesquisa para encontrar um estágio é como navegar por mares desconhecidos, mas se tiveres uma ideia clara do que procuras será mais fácil, uma vez que tal permite uma certa estrutura. Por outras palavras, podes optar por uma experiência de três meses para concluir os teus estudos e encerrar esse capítulo, ou por critérios mais flexíveis em termos de domínios e duração do estágio.
Independentemente da decisão que tomaste em relação aos objetivos que pretendes alcançar, tenta ser flexível e ter em conta os setores que foram impulsionados pela pandemia, como o setor dos cuidados de saúde ou as tecnologias digitais.
Se estiveres interessado num estágio nas instituições da UE, não te esqueças de consultar a secção «Estágios» no Portal para encontrar alguma inspiração.
3. Sê claro(a) e simples
Depois de saber a que tipo de estágio pretendes candidatar-te, certifica-te de que o teu CV corresponde às características do posto, salientando as competências e os talentos que podes pôr ao serviço da organização. Procurar um estágio não significa necessariamente que o teu CV seja uma página em branco, uma vez que adquiriste certamente muitas competências através de atividades informais, como o voluntariado ou a participação em equipas, que merecem ser destacadas porque podem ser vantajosas para a instituição que te acolhe.
Podes utilizar o novo formato Europass, que dá ao teu CV um estilo profissional e te permite atualizar as tuas qualificações e experiências futuras.
Não te esqueças de que se trata de um período de estágio e que o objetivo é aprender e receber mentoria, o que pode constituir um primeiro passo para uma carreira bem sucedida. Por conseguinte, terás tudo a ganhar se indicares na tua candidatura de que forma consideras que esta experiência pode contribuir para a construção da tua futura carreira.
4. Utiliza a tua rede
Muito provavelmente, tens à tua disposição alguns recursos úteis para encontrares o que precisas. Por exemplo, verifica junto da tua universidade ou faculdade se a instituição dispõe de uma plataforma de entidades parceiras onde te possas candidatar a propostas de estágio. Por vezes, estas plataformas não são amplamente promovidas, mas se existirem na instituição de que fazes parte, por que não utilizá-las?
Se não existir uma plataforma oficial desta natureza na tua instituição, fala com os teus professores, que provavelmente se lembram de exemplos de antigos alunos e das instituições que lhes proporcionaram um período de estágio. Eles podem dar-te alguns conselhos únicos.
Deves também tirar o máximo partido da tua rede informal LinkedIn, onde podes destacar as tuas competências e interesses e iniciar conversas com pessoas que consideras poderem ajudar-te. Não sejas tímido e pede ajuda, todos têm de começar uma carreira!
5. Descobre o mundo do trabalho
Consulta as ferramentas de procura de emprego como as que sugerimos no artigo «Emprego na Europa», uma vez que muitas empresas e organizações utilizam estas plataformas para publicar ofertas de emprego ou oportunidades de estágio. Nunca sabes quando é que a sorte te baterá à porta com a primeira oportunidade de emprego.
Tem em mente que não tens de esperar até receber uma proposta, também podes tomar a iniciativa e candidatar-te a uma empresa contactando-a diretamente e enviando o teu CV.