How do we get more young people in Europe to volunteer?

Até:31/12/2016

Partilha as tuas ideias com o Comissário Europeu da Juventude, Tibor Navracsics, sobre como fomentar o envolvimento dos jovens em atividades de voluntariado e outras atividades a favor da comunidade.

Sorry this consultation is now closed
Línguas disponíveis: bg cs da de el en es et fi fr ga hr hu is it lt lv mk mt nl no pl pt ro sk sl sv tr

introdução

O Comissário europeu da Juventude Tibor Navracsics quer ajudar mais jovens a participar na vida das respetivas comunidades através de atividades de voluntariado e de outras atividades a favor da comunidade. Após ter recentemente debatido este assunto com vários jovens, em linha e ao vivo, o Comissário gostaria agora de ouvir a opinião de muitos mais jovens de toda a Europa.

O Comissário quer ouvir as tuas ideias e opiniões sobre como facilitar a participação dos jovens na vida das suas comunidades.

As tuas respostas e as dos outros jovens serão utilizadas pelo Comissário e pela sua equipa para influenciar as políticas e as práticas a nível europeu e nacional.

Os debates do Comissário com os jovens, juntamente com estudos mais formais sobre o tema, puseram em destaque alguns dos fatores que desencorajam os jovens de participar na vida das suas comunidades através de atividades de voluntariado e de outras atividades a favor da comunidade, nomeadamente:

  • falta de motivação e de informação sobre a forma de começar uma atividade de voluntariado
  • falta de exemplos em que os jovens se possam inspirar
  • falta de informação sobre as possibilidades e os projetos disponíveis
  • despesas de participação demasiado elevadas
  • muito pouco reconhecimento dos esforços
  • pouca aceitação por empregadores potenciais das novas competências obtidas

Queremos saber o que , na tua opinião, deve ser feito para atenuar ou eliminar estes e muitos outros obstáculos que impedem os jovens de participar na vida das suas comunidades.

Reflete sobre cada uma das perguntas e partilha as tuas observações e sugestões.

Estamos ansiosos por saber o que tens a dizer!

E não te esqueças de nos voltar a visitar para avaliar todas as propostas e nos ajudar a perceber quais são as mais importantes para ti.

Podes manter-te a par da evolução da consulta através do nosso perfil no Facebook ou seguindo-nos no Twitter.

Também te podemos dar informações atualizadas através do correio eletrónico se indicares o teu endereço eletrónico após publicares as tuas ideias ou opiniões (isto é voluntário - a tua publicação será guardada de forma segura mesmo se decidires não comunicar o teu endereço eletrónico).

Obrigado pela tua participação!

contexto

Voluntariado em toda a Europa

O último estudo realizado para o Relatório sobre a Juventude da União Europeia, em 2015, revela que cerca de um em cada quatro (ou seja, 25 %) dos jovens da UE participaram numa atividade voluntária. Contudo, o mesmo estudo aponta para taxas de participação muito diferentes de país para país, com a taxa mais alta a exceder 40 % e a mais baixa a ficar por volta dos 10 %.

O gráfico a seguir mostra os diferentes níveis de participação por país da UE.

Indicador Juventude UE: Participação dos jovens (15-30 anos) em atividades de voluntariado organizadas por país, 2011 e 2014 (Fonte: Eurobarómetro Flash n.º 319, «Juventude em Movimento», 2011, e Eurobarómetro Flash n.º 408 «Juventude Europeia», 2014)

O estudo revela, além disso, que, à medida que envelhecem, os jovens têm tendência a participar menos em atividades de voluntariado. Em 2014, na UE, a taxa de participação era de 29 % para os jovens entre os 15 e os 19 anos e de 23 % para os jovens entre os 25 e os 29 anos.

O gráfico a seguir mostra a diversidade das atividades em que os jovens participaram como voluntários, estando as mais populares relacionadas com obras caritativas e projetos de ajuda humanitária e de desenvolvimento, bem como com a educação, a formação e o desporto.

Principais temas das atividades de voluntariado realizadas por jovens (15-30 anos), UE-28, 2014 (Fonte: Eurobarómetro Flash n.º 408, «Juventude Europeia», 2014)

Quem é responsável pela participação dos jovens na vida das comunidades?

A grande parte da participação na vida das comunidades e do voluntariado tem lugar a nível local e é organizada por grupos como ONG, grupos comunitários, clubes, associações e autoridades locais. As políticas e a legislação relativas à participação dos jovens na vida das comunidades e ao voluntariado são da responsabilidade dos governos nacionais dos 28 países da UE. Esta responsabilidade também pode ser partilhada com autoridades regionais e locais, em função do modo como o país está organizado.

O Comissário europeu da Juventude e a Comissão Europeia podem ajudar os países da UE a melhorar a sua intervenção, propondo novas políticas, realizando estudos, organizando projetos e facilitando a partilha de boas práticas entre os países. Isto é feito em cooperação com os países da UE através da Estratégia da UE para a Juventude, que tem uma parte específica consagrada às atividades de voluntariado.

Além disso, a Comissão Europeia gere as iniciativas internacionais de voluntariado Serviço Voluntário Europeu (SVE) (que faz parte do programa Erasmus+) e Voluntários para a Ajuda da UE. A Comissão contribui ainda para promover o voluntariado através do Portal Europeu da Juventude e da concessão de apoio financeiro no quadro do programa Erasmus+.

participa

Obrigado por todos os contributos. Estamos a analisá-los e a convertê-los em propostas que poderás classificar a partir da data indicada acima. Não te esqueças de cá voltar para avaliar todas as ideias! Entretanto, podes ver todas as contribuições que foram publicadas relativamente a esta pergunta.

todas as perguntas

1

ver

Como podemos incentivar mais jovens como tu a fazerem voluntariado?

O que se pode fazer para levar mais jovens como tu a participar como voluntários nas suas comunidades? Como podemos mudar a atitude dos jovens para tornar mais interessante e atraente fazer voluntariado? E quem deve assumir a responsabilidade por incentivar essa participação: os próprios jovens, as escolas, as universidades, as ONG, os empregadores, as administrações locais, os governos nacionais, a Comissão Europeia, etc.?

2

ver

Qual a melhor forma de te informar sobre a forma como podes ser voluntário na tua comunidade?

Podes participar como voluntário na vida da tua comunidade de muitas formas. Há muitas organizações à procura de jovens que queiram contribuir para as suas atividades. O que podemos fazer para que seja mais fácil para ti encontrar projetos e organizações que te digam alguma coisa? Quais as melhores formas de te dar a conhecer a informação existente?

3

ver

Como podemos garantir que o teu trabalho de voluntariado será devidamente reconhecido?

Participar na vida da comunidade através do voluntariado pode ser uma tarefa difícil e exigir muito tempo, mas é também uma excelente forma de adquirir novas competências que podem ser úteis na procura de emprego ou na candidatura a uma universidade. Como podemos garantir que os teus esforços serão reconhecidos? E o que tem de ser feito para garantir que as empresas e outras entidades compreendam e aceitem as novas competências adquiridas pelos jovens?

4

ver

Que mais é preciso fazer para incentivar a tua participação num voluntariado?

Que mais é necessário mudar para facilitar a tua participação e a de outros jovens como voluntários na vida das suas comunidades? Por exemplo, podes permitir-te trabalhar como voluntário sem receberes uma remuneração? Ou o facto de estares a estudar ou a trabalhar não te deixa tempo para fazer voluntariado? Há problemas relacionados com seguros, saúde ou sistemas de segurança social que te desencorajem a participar? Tens outras sugestões? Partilha-as connosco!

diz-nos o que pensas

Obrigado por todos os contributos. Estamos a analisá-los e a convertê-los em propostas que poderás classificar a partir da data indicada acima. Não te esqueças de cá voltar para avaliar todas as ideias! Entretanto, podes ver todas as contribuições que foram publicadas relativamente a esta pergunta.

1 Como podemos incentivar mais jovens como tu a fazerem voluntariado?

O que se pode fazer para levar mais jovens como tu a participar como voluntários nas suas comunidades? Como podemos mudar a atitude dos jovens para tornar mais interessante e atraente fazer voluntariado? E quem deve assumir a responsabilidade por incentivar essa participação: os próprios jovens, as escolas, as universidades, as ONG, os empregadores, as administrações locais, os governos nacionais, a Comissão Europeia, etc.?

  • Garantir que as crianças recebem informações sobre os benefícios do voluntariado desde novas e na escola

    Current rating: 4.4 / 5 285 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Promover histórias reais de voluntários

    Current rating: 4.3 / 5 176 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Proporcionar incentivos, nomeadamente prémios e/ou cerimónias de entrega de prémios

    Current rating: 2.7 / 5 102 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Proporcionar uma maior variedade de oportunidades de diversão à escolha, tanto a nível local como à distância

    Current rating: 4.1 / 5 118 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Proporcionar assistência e recursos aos jovens para que possam liderar os seus próprios projetos de voluntariado informais

    Current rating: 4.4 / 5 108 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Tornar o desenvolvimento comunitário numa parte integrante do currículo escolar

    Current rating: 3.8 / 5 116 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Tornar as experiências de trabalho voluntário num requisito para a entrada na universidade, juntamente com os diplomas do secundário

    Current rating: 2.4 / 5 104 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Fazer séries televisivas onde a personagem principal é um voluntário

    Current rating: 2.2 / 5 93 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Envolver as celebridades na promoção do voluntariado

    Current rating: 2.5 / 5 91 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Tornar as experiências de trabalho voluntário num requisito para os empregos, tal como as qualificações

    Current rating: 2.6 / 5 115 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
2 Qual a melhor forma de te informar sobre a forma como podes ser voluntário na tua comunidade?

Podes participar como voluntário na vida da tua comunidade de muitas formas. Há muitas organizações à procura de jovens que queiram contribuir para as suas atividades. O que podemos fazer para que seja mais fácil para ti encontrar projetos e organizações que te digam alguma coisa? Quais as melhores formas de te dar a conhecer a informação existente?

  • Dar às escolas os recursos e o apoio necessários para facultarem mais informações sobre os benefícios do voluntariado e como participar

    Current rating: 4.8 / 5 96 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Utilizar os meios de comunicação social para partilhar informações sobre oportunidades específicas

    Current rating: 4.5 / 5 81 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Melhorar a coordenação entre as organizações que oferecem oportunidades de voluntariado e as universidades para que os alunos possam conhecer as oportunidades que são relevantes para os seus estudos

    Current rating: 4.8 / 5 69 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Criar materiais de promoção e campanhas atrativas (p. ex., campanhas televisivas, campanhas online, campanhas offline)

    Current rating: 4.1 / 5 42 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Criar uma aplicação nas redes sociais com informações sobre oportunidades de participação na sua área local e mostrar-lhas num mapa virtual

    Current rating: 4.5 / 5 51 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Melhorar o Portal Europeu da Juventude para que possa ser atualizado mais facilmente

    Current rating: 4.1 / 5 47 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Investir na promoção do Portal Europeu da Juventude para que se torne no sítio onde todos os voluntários e organizações se foquem

    Current rating: 4.2 / 5 53 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Garantir que existem cartazes sobre voluntariado em todas as salas de aula

    Current rating: 2.5 / 5 44 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Lançar uma grande campanha com a frase «Tu podes fazê-lo» que trabalhe com uma série de projetos locais e que seja apresentada nas escolas

    Current rating: 3.5 / 5 40 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Encorajar os pais e os professores a participarem ativamente nas suas comunidades

    Current rating: 4.3 / 5 49 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
3 Como podemos garantir que o teu trabalho de voluntariado será devidamente reconhecido?

Participar na vida da comunidade através do voluntariado pode ser uma tarefa difícil e exigir muito tempo, mas é também uma excelente forma de adquirir novas competências que podem ser úteis na procura de emprego ou na candidatura a uma universidade. Como podemos garantir que os teus esforços serão reconhecidos? E o que tem de ser feito para garantir que as empresas e outras entidades compreendam e aceitem as novas competências adquiridas pelos jovens?

  • Dotar cada voluntário com certificados que comprovem as suas ações de voluntariado e as competências adquiridas

    Current rating: 4.5 / 5 88 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Garantir que as políticas globais de emprego reconhecem as competências adquiridas através do voluntariado

    Current rating: 4.8 / 5 72 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Proporcionar créditos de educação para trabalhos de voluntariado

    Current rating: 4.2 / 5 59 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Facilitar a obtenção de emprego a jovens que tenham participado em ações de voluntariado

    Current rating: 4.5 / 5 54 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Obrigar as empresas a demonstrar publicamente as suas medidas no âmbito da responsabilidade social corporativa

    Current rating: 4.2 / 5 42 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Comunicar os testemunhos de voluntariado para que a sociedade compreenda e reconheça o papel vital dos voluntários

    Current rating: 4.1 / 5 44 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Garantir o reconhecimento do «Youthpass» junto dos empregadores

    Current rating: 4 / 5 51 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Dotar os ex-voluntários de referências de qualidade que possam ser utilizadas na candidatura a empregos (p. ex., uma carta de referência)

    Current rating: 4.7 / 5 73 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
4 Que mais é preciso fazer para incentivar a tua participação num voluntariado?

Que mais é necessário mudar para facilitar a tua participação e a de outros jovens como voluntários na vida das suas comunidades? Por exemplo, podes permitir-te trabalhar como voluntário sem receberes uma remuneração? Ou o facto de estares a estudar ou a trabalhar não te deixa tempo para fazer voluntariado? Há problemas relacionados com seguros, saúde ou sistemas de segurança social que te desencorajem a participar? Tens outras sugestões? Partilha-as connosco!

  • Proporcionar apoio financeiro para cobrir os custos e a isenção de taxas de segurança social e seguros para os voluntários

    Current rating: 4.6 / 5 88 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Possibilitar a candidatura a oportunidades de voluntariado individual, tal como a candidatura a um emprego — isto é, sem necessidade de uma organização de envio

    Current rating: 4.1 / 5 69 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Criar mais oportunidades de curto prazo que também possam ser acedidas com pouca antecedência

    Current rating: 4.4 / 5 75 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Promover e prestar assistência aos jovens de todas as áreas da sociedade

    Current rating: 4.7 / 5 60 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Assistir os serviços sociais para que possam ajudar os jovens socialmente excluídos a participarem

    Current rating: 4.9 / 5 60 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Proporcionar mais oportunidades aos jovens com menos de 18 anos e alargar o limite de idade até aos 35

    Current rating: 4.7 / 5 96 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Solicitar junto dos empregadores e das universidades uma maior flexibilidade para acomodar compromissos de voluntariado

    Current rating: 4.6 / 5 59 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Permitir que grupos de amigos participem juntos em projetos de voluntariado

    Current rating: 3.6 / 5 58 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Ligar as escolas com as organizações locais que precisem de voluntários

    Current rating: 4.6 / 5 69 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Garantir que as novas ONG também tenham a oportunidade de receber financiamento para o voluntariado

    Current rating: 4.2 / 5 56 votes
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Simplificar o processo (p. ex., em procedimentos de acreditação) para as organizações — assim, as organizações poderão oferecer mais oportunidades de voluntariado

    Current rating: 5 / 5 1 vote
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.
  • Criar contratos-tipo com o setor privado (p. ex., o voluntariado devia dar ao indivíduo uma vantagem nas taxas de imposto ou na candidatura a empréstimos)

    Current rating: 5 / 5 1 vote
    Transcreva os carateres que figuram na imagem.

comentários

Esta consulta está em curso, pelo que os resultados ainda não estão disponíveis. Se, após publicares a tua ideia ou sugestão, nos comunicares o teu endereço eletrónico, enviar-te-emos regularmente mensagens para te manter a par dos últimos acontecimentos (para deixares de receber estas mensagens, contacta-nos através do endereço indicado no separador Contactos).

Também podes acompanhar a consulta através do nosso perfil no Facebook ou da nossa conta no Twitter, utilizando o marcador #AskNavracsics.

A consulta termina em 31/12/2016 e, assim que as respostas forem avaliadas, os resultados serão automaticamente calculados e apresentados para cada pergunta.

Em seguida, as respostas e respetivas avaliações serão analisadas para ajudar a perceber o que deve ser feito e quem está em melhores condições para o fazer, por exemplo, o que deve ser feito a nível europeu ou a nível nacional.

O Comissário deverá anunciar os resultados finais e explicar de que forma tenciona dar-lhes seguimento. Os resultados e os planos para lhes dar seguimento também serão publicados aqui após a Conferência da UE sobre a Juventude.

Contacto

Esta consulta é organizada pela Unidade Política da Juventude da DG Educação e Cultura da Comissão Europeia, em nome do Comissário europeu para a Juventude, Tibor Navracsics.

Se tiveres perguntas sobre a consulta ou quiseres deixar de receber as nossas mensagens, contacta-nos através do seguinte endereço: eac-eyp@ec.europa.eu

Podes igualmente contactar-nos através do nosso perfil no Facebook ou da nossa conta no Twitter @EuropeanYouthEU.