
Intercâmbios de Jovens Erasmus+: tudo o que é preciso saber!
Última atualização segunda-feira, 18/11/2024
Jovens de diferentes países que trabalham em conjunto num projeto comum durante até 21 dias? Descobre os Intercâmbios de Jovens Erasmus+ e fica a conhecer os teus vizinhos europeus.
Participar num intercâmbio de jovens constitui uma excelente oportunidade para desenvolver competências, tomar consciência das realidades sociais e das diferenças culturais e reforçar valores como a solidariedade, a democracia e a amizade. Descobre como participar nesta experiência!
Como funciona?
Os intercâmbios de jovens dar-te-ão a possibilidade de viver com outros jovens por um curto período de tempo e de trabalhar em conjunto num projeto comum.
Participarás em atividades como seminários, debates, serões interculturais, atividades desportivas e artísticas, dramatizações, reuniões com a população local, atividades ao ar livre, etc. Por último, as tuas experiências de aprendizagem serão reconhecidas através de um Passe Jovem, o instrumento que reconhece os resultados de aprendizagem obtidos no âmbito do trabalho com jovens e das atividades de solidariedade.
Como participar?
Há duas formas de participar num intercâmbio de jovens: ou os projetos são geridos por organizações de jovens (ou outros tipos de organizações) ou organizados por um grupo informal de jovens (entre 13 e 30 anos de idade). Não é possível apresentar uma candidatura individual.
Sabias que...? Um intercâmbio pode reunir entre 16 e 60 pessoas.
Durante quanto tempo?
As atividades duram entre cinco e 21 dias (dias de viagem não incluídos).
Quanto custa?
Não te preocupes, receberás uma subvenção que te ajudará com as despesas de viagem, as despesas práticas e as despesas relacionadas com a atividade necessárias durante o intercâmbio.
Onde podes realizar um intercâmbio de jovens?
Podes ser um dos países do programa ou qualquer um dos países parceiros vizinhos da UE.
Precisas de ajuda?
Contacta a agência nacional do Programa Erasmus+ no teu país para te ajudar a encontrar uma organização participante adequada ou para esclarecer as dúvidas que possa ter.
Caso este programa não seja o que pretendes, vê os outros artigos sobre intercâmbios escolares, voluntariado e estudar ou trabalhar no estrangeiro, na secção «Ir para o estrangeiro». Podes também consultar a página Eurodesk Opportunity Finder para ver outras oportunidades.