Skip to main content
© Brian Yurasits - Unsplash © Brian Yurasits - Unsplash

Voluntariado em todo o mundo!

Última atualização segunda-feira, 14/11/2022

Gostarias de ajudar outras pessoas fora da Europa? Talvez prestar ajuda humanitária? Gostas de descobrir novas culturas e de conhecer outras pessoas? Eis algumas das muitas oportunidades internacionais de voluntariado em todo o mundo.

Através do voluntariado podes conhecer novas pessoas e culturas, aprofundar as tuas competências e ajudar os outros. A experiência internacional adquirida durante o voluntariado poderá ainda ser útil no futuro, para uma carreira internacional.

Apoiar comunidades vulneráveis através do voluntariado da UE no domínio da ajuda humanitária

Os projetos de ação de voluntariado no domínio da ajuda humanitária no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade necessitam de voluntários para integrar as equipas e as operações no terreno. 

Para além da preparação para catástrofes e da assistência em caso de catástrofe, os projetos abrangem uma vasta gama de questões. Gostarias de conhecer alguns exemplos? Promoção da igualdade de género, proteção das mulheres e crianças, proteção dos refugiados e das pessoas deslocadas internamente, proteção dos migrantes sem documentos, atenuação dos efeitos das alterações climáticas, melhoria da segurança alimentar, etc.

Se tens entre 18 e 35 anos e queres participar, consulta o Portal do Corpo Europeu de Solidariedade, onde podes registar o teu perfil e manifestar o teu interesse.   Todos podem candidatar-se, pelo que as tuas áreas de formação específicas e eventuais dificuldades ou necessidades especiais não serão um obstáculo à tua participação. Se forem selecionados, os voluntários poderão participar em projetos que podem durar entre 2 e 12 meses (se viajarem sozinhos) ou entre 2 semanas e 2 meses (se viajarem enquanto membros de uma equipa de, pelo menos, 5 pessoas). 

A Comissão Europeia assegurará que as organizações selecionadas que enviam e acolhem jovens voluntários da UE respeitam uma série de condições, nomeadamente:

  • aderir aos princípios humanitários de humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência, bem como ao princípio de «não prejudicar», 
  • dispor de procedimentos fiáveis para garantir, a todo o momento, a segurança e a proteção dos voluntários, incluindo planos de evacuação em situações extremas,
  • dispor de recursos adequados para garantir que os voluntários podem beneficiar de uma experiência de aprendizagem, graças a uma orientação adequada.

Como candidatar-se? Consulta o Portal do Corpo Europeu de Solidariedade e manifesta o teu interesse!  

Para além das oportunidades de voluntariado da UE, poderás também contribuir com a tua ajuda através das Nações Unidas

As NU lançaram um programa específico de voluntariado para os jovens, os Voluntários Jovens da ONU para a Juventude. Os voluntários são jovens entre os 18 e os 29 anos que querem participar em iniciativas de desenvolvimento e de paz em todo o mundo; podes trabalhar nos domínios dos direitos humanos, adaptação às alterações climáticas, cuidados de saúde primários, gestão de catástrofes, consolidação da paz, envolvimento dos jovens ou em muitos outros domínios.

Enquanto Voluntário Jovem da ONU, ajudarás a promover a paz e o desenvolvimento sustentável no teu próprio país ou noutro país do mundo inteiro. Podes trabalhar diretamente numa agência da ONU ou numa das suas organizações parceiras, numa universidade ou no governo. A maioria das ofertas tem a duração de 6 a 24 meses. Os voluntários recebem um subsídio de subsistência básico. Se fizeres voluntariado fora da tua área de residência, o transporte e outros custos básicos são suportados pela agência de acolhimento. As ofertas são publicadas no sítio Web das Nações Unidas, sob “Special Calls for Volunteers”, bem como no Facebook, no Twitter e no LinkedIn

Se tiveres 25 anos ou mais e possuíres vários anos de experiência profissional num domínio específico, podes inscrever-te na reserva global de talentos dos Voluntários das Nações Unidas (VNU). Também podes querer participar em atividades de voluntariado em linha com o serviço de voluntariado em linha dos VNU.

Mais ideias...

A Comissão de Coordenação do Serviço Voluntário Internacional (CCSVI) é uma rede internacional responsável pela coordenação do Serviço Voluntário Internacional (SVI) a nível mundial. Não recruta voluntários, mas encontrarás o contacto de organizações de voluntariado no teu país de residência ou num país vizinho.

Além disso, podes explorar o sítio da Service Civil International, uma organização dedicada ao voluntariado para a paz desde 1920. As organizações SCI criam oportunidades de voluntariado de qualidade, a curto e longo prazo, em todo o mundo, abertas a pessoas de todas as idades. Os voluntários podem participar em projetos no seu próprio país ou no estrangeiro. 

Podes também consultar a Aliança das Organizações de Serviço Voluntário Europeu. As organizações membros gerem projetos de voluntariado internacionais no seu próprio país e fazem intercâmbios de voluntários. Seguem a Carta de Qualidade da Aliança que salienta o valor acrescentado do voluntariado, o seu aspeto educativo e o cumprimento das normas de qualidade acordadas pelos membros.