Skip to main content
Volunteers from Tratwa Associacion in Wroclaw in Poland are doing amazing work by producing protective helmets and masks for Wrocław hospitals. ©TRATWA Volunteers from Tratwa Associacion in Wroclaw in Poland are doing amazing work by producing protective helmets and masks for Wrocław hospitals. ©TRATWA

Os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade ajudam a combater a crise provocada pela COVID-19

Última atualização quarta-feira, 03/06/2020

Atualmente, são os pequenos gestos de bondade e compaixão que contribuem para nos dar esperança. Nestes tempos difíceis associados ao surto de COVID-19, os participantes no Corpo Europeu de Solidariedade estão dispostos a ajudar, sempre que possível.

Seja a fazer compras de bens alimentares, a costurar máscaras ou a desenvolver materiais pedagógicos em linha para crianças, estes jovens estão motivados e determinados a dar resposta aos desafios e a ajudar quem deles precisa.

Na Croácia, os voluntários do Centro de Educação, Aconselhamento e Trabalho Caritativo, The Circles, têm prestado ajuda às pessoas idosas. Apesar das limitações impostas, como a indisponibilidade dos transportes públicos, os voluntários estão a ajudar as pessoas necessitadas, levando-lhes artigos de mercearia, medicamentos e outros produtos e ajudando, assim, a minimizar o risco de infeção para o grupo mais vulnerável da nossa sociedade. Em Szczecin, na Polónia, os voluntários da organização Caritas preparam diariamente cerca de mil pacotes alimentares para idosos. Os voluntários da fundação CampoSfera numa pequena aldeia no sul da província de Świętokrzyskie, na Polónia, também ajudam na compra de bens necessários. 

Os voluntários da organização Nevo Parudimos, na Roménia, ocupam-se na confeção de máscaras de proteção que doam às pessoas da cidade de Resita que não as podem comprar. Começaram por comprar algodão e elástico para a confeção de 5 000 máscaras e lançaram-se numa campanha para reunir máquinas de costura junto da população local. Os voluntários de Tratwa Associacion, em Wroclaw, na Polónia, estão a desenvolver um trabalho extraordinário, produzindo capacetes e máscaras de proteção para os hospitais da cidade.

Nos Países Baixos, um grupo de jovens desenvolveu o seu próprio projeto de solidariedade, denominado Fresh Table, centrado na oferta de alimentos saudáveis a preços acessíveis. Estes jovens fazem entregas em Breda e em Roterdão durante a crise da Covid-19, quando a procura de alimentos em linha regista um aumento drástico.

As atividades em linha ganharam grande popularidade. Na Finlândia, jovens participantes num projeto de solidariedade intitulado Y-line propõem às pessoas que sofrem de solidão conversas em linha com pessoal formado e competente. Na Roménia, os voluntários da organização ACTOR estão a desenvolver atividades pedagógicas em linha para crianças dos 3 aos 12 anos.

Tens curiosidade em conhecer outras histórias de participantes? Clica aqui para saberes mais.

Também tens vontade de ajudar? O Corpo Europeu de Solidariedade apoia projetos desenvolvidos por organizações ou jovens. As organizações que desejem fazer a diferença podem apresentar as suas propostas para projetos de voluntariado, emprego ou estágios até 7 de maio. Os jovens podem desenvolver os seus próprios projetos de solidariedade e receber até 500 EUR por mês para apoiar as suas atividades locais. Podes encontrar mais informações sobre o processo de candidatura aqui. Os projetos terão início a partir de 1 de agosto de 2020. Participa e junta-te a # EUSolidarity!