Skip to main content
© xandro Vandewalle- Unsplash © xandro Vandewalle- Unsplash

Ser a Capital Europeia da Cultura ou da Juventude

Última atualização quinta-feira, 23/03/2023

Visitar uma cidade europeia é sempre uma ideia grande. Pretende enriquecer a sua experiência? Veja o programa das cidades eleitas Capital Europeia da Cultura ou da Juventude.

Capitais Europeias da Cultura

As questões europeias centram-se geralmente na política ou na economia. Está na hora de destacar a riqueza e a diversidade das culturas europeias.

Foi essa a ideia de Melina Mercouri e Jack Lang (ministros da Cultura da Grécia e de França) em 1985 quando lançaram as bases da iniciativa Capitais Europeias da Cultura

As Capitais Europeias da Cultura são selecionadas com quatro anos de antecedência no âmbito de concursos organizados a nível nacional com critérios idênticos definidos a nível europeu. As cidades eleitas tornam-se a Capital Europeia da Cultura por um período de 12 meses. 

Deter o título exige muita dedicação. É necessário organizar uma série de eventos culturais na região que devem enquadrar-se num contexto europeu. 

Até à data, foram eleitas mais de 60 cidades que puderam usufruir de várias vantagens: aumento do turismo, maior adesão dos habitantes, reforço da sua vertente internacional e aumento do sentimento de pertença dos cidadãos a um espaço europeu comum.

As Capitais Europeias da Cultura de 2020 são Rijeka (Croácia) e Galway (Irlanda). 

Consulte o programa cultural aqui e consulte o nosso artigo relativo aos sítios da Marca do Património Europeu para juntar mais alguns à sua lista de locais de interesse cultural a visitar na UE.

 

Capital Europeia da Juventude

Esta iniciativa começou em 2009, no quadro do Fórum Europeu da Juventude (uma plataforma que reúne os conselhos nacionais da juventude e as ONG internacionais para a juventude na Europa). Cinco anos mais tarde, em 2014, o Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa reconheceu oficialmente o título de Capital Europeia da Juventude, tornando-se parceiro da iniciativa. 

O que significa ser a Capital Europeia da Juventude do ano? Citando diretamente o Fórum Europeu da Juventude, o prémio foi concebido para capacitar os jovens, promover a participação dos jovens e reforçar a identidade europeia.  

Por conseguinte, qualquer cidade europeia que esteja disposta a dar aos jovens a oportunidade de participar, de se exprimir e partilhar as suas ideias pode ser selecionada. O objetivo deve ser o mesmo: modificar e melhorar a cidade e a sociedade a nível político, cultural e económico. 

A primeira cidade a obter o título foi Roterdão, cidade portuária nos Países Baixos, cujo programa se pode resumir em duas palavras: O SEU MUNDO. O objetivo era convidar os jovens (entre 12 e 27 anos) a participar em mais de 500 atividades. 

A cidade eleita para 2020 é Amiens (França), cujo programa inclui eventos musicais, teatro e festivais de cinema.

As Capitais Europeias da Juventude são escolhidas com cerca de dois anos de antecedência. Se pensa que a sua cidade se deve candidatar, não hesite em verificar os requisitos de admissão e apresentar uma candidatura. Em muitos casos, as organizações de juventude estão a trabalhar em conjunto com os seus municípios.


Pode ver aqui as Capitais Europeias da Juventude passadas e futuras.