Lisboa é uma das 100 cidades da Europa que se comprometeu a alcançar a neutralidade climática até 2030 no âmbito da Missão Cidades com Impacto Neutro no Clima e Inteligentes. Tendo sido Capital Verde da Europa em 2020, Lisboa vive e respira sustentabilidade. A capital portuguesa, famosa pelas suas colinas pitorescas e pela gastronomia com sabor a mar, reduziu para metade as suas emissões de CO2 entre 2002 e 2014, sendo agora líder em termos de transportes públicos, veículos elétricos, ciclovias e zonas verdes. Queres desfrutar de belas vistas sobre a cidade? Dá um passeio no Jardim do Torel.
Situada no vale do rio Pisuerga, Valhadolid é uma cidade comprometida com a sustentabilidade. As áreas arborizadas urbanas ajudam a absorver as emissões de carbono da cidade, e as quase 1 500 ciclovias ajudam os residentes a deslocar-se de uma forma que respeita o ambiente. A província circundante é famosa pelos seus castelos históricos, como o Castelo de Simancas, por isso, que tal alugar uma bicicleta e explorar um destes tesouros escondidos de Espanha?
Situada a apenas uma hora de distância de Bilbau, Vitoria-Gasteiz recebeu o título de Capital Verde da Europa em 2012 e é fácil perceber porquê. A cidade está rodeada por um «anel verde» de montanhas e florestas, e toda a sua população vive a menos de 300 metros de uma zona verde. O parque central La Florida, um jardim botânico com mais de 90 espécies de árvores, é um excelente local para relaxar e mergulhar na atmosfera local. O parque alberga também uma casa de cultura, dedicada ao escritor espanhol José Ignacio de Aldecoa, que possui a sua própria biblioteca.
Capital da região espanhola de Aragão, Saragoça é famosa pela sua história romana, pela sua gastronomia única e pela sua poderosa arte urbana. Contudo, além disso, a cidade assumiu também um compromisso para com o ambiente. O Parque del Agua «Luis Buñuel» é um parque grande situado a noroeste do centro da cidade. Assente em 56 hectares de terrenos agrícolas não utilizados, o ecoparque público é um excelente exemplo de requalificação verde e oferece agora atividades como rafting e passeios a cavalo. Se preferires um ritmo mais calmo, podes também fazer um passeio de barco no lago do parque.
Combinando o agradável clima costeiro mediterrânico com uma história medieval fascinante, Montpellier é uma paragem imperdível na tua viagem DiscoverEU. Ao longo da costa encontram-se as Lagoas Palavasianas, um conjunto de lagos deslumbrantes protegidos pela UE como sítios Natura 2000. Dado que a zona está frequentemente sujeita a vagas de calor extremas, a proteção ajuda a conservar a fauna selvagem das lagoas. Outro sítio Natura 2000 na cidade é o rio Lez, que atravessa o Parc du Domaine de Méric. Aqui situa-se a antiga residência do pintor impressionista francês Bazille, pelo que se quiseres saber mais sobre a sua vida ou simplesmente desfrutar de um passeio tranquilo à beira do rio, há opções para todos os gostos.
A ciclovia ViaRhôna, com uma extensão de 815 km, atravessa Lyon, oferecendo aos viajantes DiscoverEU a oportunidade de explorarem o Sul de França de forma sustentável em duas rodas. A ciclovia segue o sinuoso rio Ródano, serpenteando por vales e olivais, desde o lago Léman até Lyon e, por fim, até às praias mediterrânicas de França. Tens uma tarde livre? Porque não aproveitar o caminho para descobrir a beleza da região?
Muitas vezes considerada o elo entre a cultura francesa e a cultura alemã, todo o centro da cidade de Estrasburgo é património da UNESCO. A cidade foi uma das finalistas do prémio Capital Verde da Europa de 2021, e é um exemplo na luta contra as alterações climáticas e na melhoria da qualidade do ar. Em 2012, Estrasburgo lançou a carta «Todos unidos em prol de uma maior biodiversidade», que protege as florestas, os parques e a fauna selvagem da cidade, promovendo a criação de habitats para espécies como as abelhas, a redução de pesticidas nas culturas e a instalação de coberturas verdes nos edifícios. Além disso, se sempre sonhaste estar em dois países ao mesmo tempo, Estrasburgo é o lugar certo. Vai até à ponte do Jardim das Duas Margens e podes ficar com um pé em França e o outro na Alemanha!
Alcandorada nas pitorescas paisagens dos Alpes, nas margens do Reno, Vaduz oferece vistas deslumbrantes de montanhas arborizadas e picos imponentes para onde quer que olhemos. A sua pequena dimensão permite-nos sair da cidade e explorar a natureza a pé ou de bicicleta. O Listenstaine cuida da sua flora e fauna, tendo 171 hectares de reservas naturais protegidas em todo o país. Se decidires visitar Vaduz, não te esqueças de levar botas de caminhada para poderes tirar o máximo partido deste país bucólico.
Famosa pelo seu castelo imponente e pelas ruas sinuosas do seu centro histórico, a cidade bávara de Nuremberga foi finalista do prémio Capital Verde da Europa em 2012 e 2013. As zonas verdes espalhadas por toda a cidade restringem a utilização de veículos poluentes, tornando o ar da cidade mais limpo e mais saudável. Nuremberga está também muito empenhada na economia circular, reciclando 56 % dos resíduos urbanos. O centro da cidade está repleto de lojas independentes que se dedicam à venda de produtos ecológicos ou biológicos. Os adeptos do artesanato tradicional não podem deixar de passear pelo medieval Pátio dos Artesãos.