Skip to main content
© European Union © European Union

Prémio Capital Verde da Europa e Prémio Folha Verde da Europa

Última atualização quinta-feira, 23/03/2023

A energia verde, andar a pé ou de bicicleta e a agricultura urbana são cada vez mais populares em toda a Europa. Tudo o que fazemos deve ser mais consciente, melhor para o ambiente e para os cidadãos e, em particular, mais sustentável.  

O ambiente ocupa um lugar de destaque na agenda europeia, através do quadro geral estabelecido pelo Pacto Ecológico Europeu.

Como a maioria de nós vive em cidades, somos confrontados com diversos desafios ambientais, como a poluição do ar e da água, os altos níveis de ruído e a diminuição da biodiversidade. Foi por esta razão que, em 2008, a Comissão Europeia criou os prémios «Capital Verde da Europa» e «Folha Verde da Europa». Os prémios destinam-se a promover as melhores soluções e a demonstrar que existem cidades ecológicas e sustentáveis que podem servir de modelo para outras.

Todos os anos, a Comissão Europeia seleciona os vencedores dos prémios, que se tornam «embaixadores das cidades verdes» no mundo inteiro, realizando um grande esforço de colaboração com os cidadãos para levar a cabo as suas iniciativas. O objetivo primordial dos prémios é que as pessoas tenham mais consciência de que as suas escolhas quotidianas podem ter um grande impacto.

Ambos os prémios são atribuídos a cidades dos Estados-Membros da UE, dos países candidatos à adesão à UE e ainda da Islândia, do Listenstaine, da Noruega e da Suíça.

Prémio Capital Verde da Europa

O prémio Capital Verde da Europa é atribuído anualmente a uma cidade europeia com mais de 100 mil habitantes que seja um exemplo em termos de sustentabilidade ambiental, social e económica. Nos países em que nenhuma cidade tenha mais de 100 mil habitantes, pode candidatar-se o centro urbano de maiores dimensões.

A mensagem fundamental é que os europeus têm o direito de viver em zonas urbanas saudáveis e que, por esse motivo, as cidades devem esforçar-se por melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes e reduzir o seu impacto no ambiente mundial. Daí o lema do prémio: «Cidades verdes – cidades próprias para viver».

Em 2020, o prestigioso título foi atribuído à cidade de Lisboa, Portugal, que estabeleceu como objetivo ser neutra em carbono até 2050 e plantar 100 mil árvores ao longo do ano. Para saber mais sobre as iniciativas ambientais, o programa e como participar clica aqui.

Queres saber mais sobre os prémios de 2021? Fica a conhecer as cidades nomeadas.

Prémio Folha Verde da Europa

As cidades que não são suficientemente grandes para receber o título de Capital Verde da Europa podem concorrer ao prémio Folha Verde da Europa.
O prémio é atribuído a cidades de entre 20 mil e 100 mil habitantes e visa reconhecer e promover o seu trabalho no domínio da gestão ambiental e os resultados conseguidos. A cidade vencedora receberá uma subvenção para apoiar as atividades que desenvolver ao longo do ano Folha Verde da Europa.
Os vencedores do concurso Folha Verde da Europa 2020 são Lappeenranta (Finlândia), Limerick (Irlanda) e Mechelen (Bélgica).

Não é fácil ser uma cidade verde...

É uma grande honra para uma cidade deter o título de cidade verde, mas não é fácil ser a cidade vencedora. Há um processo de seleção muito rigoroso em que as cidades têm de apresentar um registo comprovativo de tudo o que fizeram até à data e de tudo o que ainda estão a planear fazer para se tornarem verdes. Para serem a cidade vencedora, as cidades candidatas têm de apresentar muitos dados e factos relativos a 12 domínios ambientais diferentes (gestão dos resíduos e da água, qualidade do ar, biodiversidade, alterações climáticas e desempenho energético). Em resumo, as cidades têm de demonstrar que as suas ambições são a longo prazo e beneficiam as pessoas, o planeta e a economia.

Fica a conhecer as cidades que já receberam o prémio.

Achas que a sua cidade cumpre os requisitos para ser a próxima Capital Verde da Europa ou para receber o prémio Folha Verde da Europa?

Fica atento ao sítio Web da Comissão Europeia sobre os concursos, a fim de ver quando será o próximo convite à apresentação candidaturas, e fala com o presidente da câmara da tua cidade.