
A ter em conta na preparação da tua viagem
Última atualização segunda-feira, 13/11/2023
Quase pronto para viajar! Aqui encontras todas as informações de que precisas para viajar na Europa: documentos de viagem, cuidados de saúde e algumas coisas mais.
Documentos de viagem
Para viajar pela Europa precisas de te identificar: não te esqueças do teu passaporte ou do teu documento de identificação. Lembra-te que se viajares para ou a partir de um país que não pertence ao espaço Schengen, tens de apresentar um documento de identificação ou um passaporte válido.
Guarda estes documentos num lugar seguro que não seja de fácil acesso. Também é boa ideia teres contigo uma cópia digital destes documentos ou dar uma a alguém que possas contactar em caso de emergência (por exemplo, numa mensagem de correio eletrónico ou na nuvem, se tiveres um espaço de armazenamento seguro).
Além disso, poderá ser útil ter os contactos da embaixada/consulado do teu país no país de destino. Podes pesquisar os contactos no sítio Web da Comissão Europeia sobre proteção consular.
Cartão Europeu de Seguro de Doença
Quando viajas para outro país, convém refletir sobre o que pode acontecer durante a viagem. Se adoeceres, o teu documento de identificação não será suficiente – precisas do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).
O CESD permite-te aceder aos cuidados médicos públicos de que necessites caso adoeças durante as tuas férias, período de estudo ou voluntariado em qualquer país da UE (e ainda na Islândia, no Listenstaine, na Noruega e na Suíça).
O CESD não é um seguro de viagem mas, durante a tua estadia no estrangeiro, garante-te o direito a receberes tratamento médico nas mesmas condições e ao mesmo custo que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde público do país onde te encontras.
Planear um itinerário (ou como resolver o puzzle)
Podes utilizar o Rome2Rio para planear a tua viagem. Este sítio Web mostra-te todas as ligações possíveis, uma estimativa de preços e diferentes meios de transporte. Remete-te para os sítios Web dos prestadores de serviços de transporte e respetivos horários.
Existem também formas interessantes de descobrir os melhores pontos de encontro com os teus amigos ou de planear uma escala. Sítios Web como Shall we met in the middle, What’s halfway e Meeting halfway permitem-te escolher dois locais diferentes, calcular a distância e, em seguida, dão-te informações sobre o que está no meio.
«Roaming» e uso do telemóvel
Já não há taxas de «roaming» para os residentes na UE que viajem periodicamente dentro da UE. Quando viajares para outros países da UE, poderás utilizar o teu telemóvel com o cartão SIM do teu país de residência, com chamadas e mensagens de texto aos mesmos preços que pagarias no teu país (o volume de consume de dados pode ser ligeiramente diferente).
Já não há razão para não permaneceres em contacto com a tua família e amigos e partilhares as tuas experiências com eles.
Viajar sem gastar muito
O orçamento é uma parte muito importante da viagem, pelo que gostarás de saber que há cartões que te permitem viajar de forma mais barata.
• Cartão Jovem Europeu: se tens menos de 30 anos, este cartão oferece-te mais de 60 mil descontos. Pesquisa no mapa da Europa e obtém descontos em atividades culturais, lojas, transportes, alimentação e alojamento.
• Cartão ISIC: se és estudante, graças a este cartão, reconhecido internacionalmente, podes obter descontos em viagens, museus e principais atrações turísticas do mundo. Vê onde podes obter o cartão e como ter acesso a descontos em cerca de 125 mil locais em quase 130 países.
• Se estiveres interessado em visitar museus, convém saber que, em alguns países europeus, a entrada nos museus nacionais (exposições permanentes) é, na sua maioria, gratuita. Existem também casos em que no primeiro domingo do mês ou num dia específico da semana a entrada é gratuita. Como podes ver, cada país tem o seu sistema diferente, e a boa notícia é que existem muitos descontos para os jovens. Basta que pesquises um pouco para descobrir as melhores ofertas e planifiques a tua estadia em conformidade.
Guias de viagem
Hoje em dia, não há necessidade de carregar livros numa viagem: basta que descarregues os livros eletrónicos que quiseres ler.
- O Trip Advisor pode ser muito útil: verifica os comentários, as recomendações, os preços e o horário de funcionamento. Dispõe também de um fórum onde encontrarás muitas sugestões de pessoas que já visitaram os locais que pretendes visitar em breve.
- USE-IT é uma rede de centros de informações úteis para jovens turistas fornecido por jovens locais. Em alguns serviços existe também um balcão para visitantes, normalmente gerido por voluntários. Cada centro USE-IT publica um mapa não comercial destinado a jovens viajantes, gratuito e atualizado, que te guiará pela cidade de uma forma distinta e divertida. Nos mapas encontras as principais atrações, itinerários pouco conhecidos e os locais da moda. Podes descarregar gratuitamente uma versão para imprimir ou pedir um mapa num ponto de informação ou quando chegares ao teu «hostel».
- Lonely Planet: (se calhar já conheces a versão impressa): pesquisa por país para ver como te podes deslocar e o que visitar em cada país.
- Rough Guide: uma comunidade mundial onde podes partilhar as tuas experiências de viagem.
- World travel guide: inclui guias de países e cidades, coisas a ver e a fazer e informações para quem quer fazer esqui ou um cruzeiro.
- The Culture Trip: onde comer o melhor «brunch»? Quais são os locais menos turísticos de uma cidade? O que não podes perder? Para mais informações, consulta este sítio Web.
Contactar a UE
Gostarias de visitar as instituições da UE enquanto viajas?
Tens várias possibilidades:
- Por telefone ou correio eletrónico: o Eurodesk é um serviço de informação dirigido aos jovens que responde às tuas perguntas sobre as oportunidades de que podes beneficiar a nível a europeu (por exemplo, programas europeus de voluntariado, estudos ou estágios no estrangeiro). Podes encontrar o ponto de informação Eurodesk mais perto de ti através do mapa interativo.
- Em linha: informações em todas as línguas oficiais da UE no portal Europa.
- Pessoalmente: existem centenas de centros locais de informação sobre a UE em toda a Europa.
- Por telefone ou correio eletrónico: Europe Direct é um serviço que responde às tuas perguntas sobre a UE. Podes contactar este serviço por telefone, ligando para o número 00 800 67 89 10 11 (certas operadoras não permitem o acesso a números começados por 00800 ou cobram uma taxa por essas chamadas) ou por correio eletrónico.
- Publicações sobre a Europa: com um simples clique, podes consultar inúmeras publicações sobre a UE no sítio Web da Livraria da EU.
- Representações da Comissão Europeia: os gabinetes de representação da Comissão funcionam como a voz da Comissão e acompanham a opinião pública no país onde estão instalados. Além disso, divulgam informações sobre a UE organizando eventos e distribuindo brochuras e outros materiais.
- Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu: a função destes gabinetes é sensibilizar o público para a importância do Parlamento Europeu e da União Europeia e incentivar os cidadãos a ir votar nas eleições para o Parlamento Europeu.
112, o número de emergência
Se necessitares de ajuda urgente dos bombeiros, de uma equipa médica ou da polícia, liga para o número de emergência europeu «112», o número de emergência único para o qual podes telefonar gratuitamente em todos os países europeus.