Skip to main content
©  Alexis Brown - Unsplash © Alexis Brown - Unsplash

Principais etapas para estudar no estrangeiro com o Programa Erasmus+

Última atualização quarta-feira, 21/10/2020

Além dos benefícios educativos e pessoais, passar um ano no estrangeiro é uma experiência única na vida e uma excelente oportunidade para descobrires outras culturas e para te conheceres melhor a ti próprio! Pode também dar um impulso decisivo à tua carreira futura.

Com o Programa Erasmus+ da UE, podes estudar até 12 meses (por grau académico) numa das 5 mil universidades participantes em mais de 34 países participantes. Descobre por onde começar.

Quem pode candidatar-se?

O período de estudo no estrangeiro tem de ser relevante para o teu curso e para as tuas necessidades de desenvolvimento pessoal e tem de estar integrado no teu programa de estudos.

Para te candidatares:

  • Tens de ser estudante inscrito numa instituição de ensino superior titular de uma Carta Erasmus para o Ensino Superior;
  • Tens de estar inscrito num programa de estudos conducente a um diploma reconhecido ou a uma qualificação de nível superior. Os estudantes do 1.º ciclo (licenciatura) precisam de estar matriculados, pelo menos, no segundo ano de estudos.

Posso receber apoio financeiro?

Os estudantes elegíveis recebem uma bolsa Erasmus+, sob a forma de um subsídio mensal (variável com base no país de acolhimento), para ajudar a cobrir as despesas de viagem e de subsistência. A bolsa é financiada pela Comissão Europeia e paga através da tua instituição de ensino superior. Não terás de pagar taxa de inscrição na universidade de acolhimento. 

Os estudantes com problemas físicos, mentais ou de saúde selecionados para um período de mobilidade podem solicitar um financiamento adicional. Para mais informações, consulta o coordenador Erasmus+ da sua universidade.

Os estudantes podem receber outras bolsas da instituição de envio, do Estado ou de outras fontes. Consulta o Guia europeu do financiamento ou o Study Portals.

Para onde posso ir?

Podes ir estudar para mais de 34 países do Programa Erasmus+ (verifica os perfis dos países aqui), mas também podes ser de um país parceiro ou ir estudar para um país parceiro.

Note-se que tanto a instituição de envio como a instituição de acolhimento têm de ser titulares da Carta Erasmus para o Ensino Superior se forem países do programa ou, no caso dos países parceiros, se assinarem um acordo interinstitucional. 

Contacta o gabinete internacional da tua instituição e fica a conhecer as tuas opções. 

Por onde começar?

  • Contacta o gabinete internacional e/ou Erasmus+ da tua universidade para obter informações sobre oportunidades concretas, o processo de seleção e as possibilidades de apoio financeiro.
  • Lê a Carta do Estudante Erasmus+, que estabelece os direitos e obrigações dos alunos durante o período de estudos no estrangeiro.

E depois?

Uma vez selecionado, tu e a instituição de envio e a instituição de acolhimento deve assinar um acordo de aprendizagem, a fim de garantir uma preparação transparente e eficaz do intercâmbio no estrangeiro e decidir de que forma serão reconhecidos os resultados de aprendizagem obtidos no estrangeiro. 

Quando terminares o período de estudos no estrangeiro, a universidade de acolhimento deve entregar-te, bem como à tua universidade de origem, um certificado de estudos comprovativo de que cumpriste o acordo de aprendizagem, com indicação das notas obtidas em cada disciplina. A tua instituição de origem deve dar-te pleno reconhecimento académico através dos créditos ECTS, ou de um sistema equivalente, e incluí-los no teu registo académico. 

Para mais informações, consulta as instruções para a utilização do acordo de aprendizagem para fins de estudos.

Quais são os benefícios? 

Ir às aulas e ficar a conhecer um sistema de ensino universitário diferente ocupará grande parte do teu tempo, mas claro terás a oportunidades de conhecer outros estudantes Erasmus e de mergulhar noutra cultura. Consulta estes vídeos e outros testemunhos. Esta será a melhor experiência da tua vida! 

Também podes consultar os nossos conselhos sobre como aproveitar ao máximo a tua experiência Erasmus.


Ligações úteis