Skip to main content
Photo by Guillaume Périgois on Unsplash Photo by Guillaume Périgois on Unsplash

Queres fazer um estágio na Comissão Europeia?

Última atualização terça-feira, 31/08/2021

Duas vezes por ano, a Comissão Europeia oferece aos titulares de um diploma universitário da UE a oportunidade de serem selecionados para estágios remunerados na área da administração ou da tradução, por um período de cinco meses, com início em 1 de março ou 1 de outubro.

Quem pode candidatar-se

Os candidatos elegíveis:

  • têm de ser cidadãos da UE (um número limitado de vagas é igualmente atribuído a nacionais de países terceiros);
  • têm de ter concluído o primeiro ciclo de um curso de ensino superior (ensino universitário) e ter obtido um grau completo ou equivalente até à data-limite para a apresentação das candidaturas;
  • não podem ter realizado um estágio noutra instituição ou organismo da União Europeia ou trabalhado mais de seis semanas, ou 42 dias de calendário (fins de semana incluídos), numa instituição europeia, organismo da UE, agência de execução da UE, delegação da UE ou para membros do Parlamento Europeu;
  • têm de possuir um nível avançado (nível C1/2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas) em duas línguas oficiais da UE, uma das quais deve ser uma língua processual: alemão, inglês ou francês; no caso dos nacionais de países terceiros, é necessário o conhecimento de apenas uma língua processual;
  • para poderes realizar um estágio de tradução na Direção-Geral da Tradução (DGT), tens ser capaz de traduzir para a tua língua principal ou língua de chegada (normalmente a tua língua materna) de duas outras línguas oficiais da UE. 

Onde

Os estagiários podem trabalhar em qualquer serviço ou agência da Comissão Europeia, que estão localizados principalmente em Bruxelas, mas também no Luxemburgo e noutras cidades da União Europeia.

Trabalho diário de um estagiário

A natureza do trabalho depende do serviço onde fores colocado. Podes, por exemplo, trabalhar nas áreas educação, da cultura, do desporto, da ciência, da concorrência, dos recursos humanos e da política ambiental. As áreas de trabalho são imensas, pelo que, quando preencheres o formulário de candidatura, terás de selecionar a tua área de preferência.
Uma vez selecionado terás a oportunidade de contribuir para o trabalho quotidiano da Comissão.
Podes, por exemplo, participar em reuniões, grupos de trabalho e audições públicas, fazer investigação, redigir e editar documentação, responder a consultas, prestar apoio aos teus colegas nas tarefas diárias e muito mais.

Como apresentar uma candidatura

É muito simples, quando as candidaturas abrirem, cria um EU Login e preenche e envia o formulário de candidatura. Presta atenção aos prazos, não deixes a tua candidatura para os últimos dias. Podes também fazer o teste de elegibilidade para saberes se é provável que sejas selecionado para um estágio na Comissão Europeia.

Virtual Blue Book (VBB)

Uma vez encerrado o período de candidatura, os candidatos serão avaliados com base no seu perfil académico, nas suas competências linguísticas e nas suas competências adicionais. Os cerca de 3 mil candidatos com as melhores pontuações serão pré-selecionados e farão parte do Virtual Blue Book (VBB), uma base de dados que contém os CV de todos os candidatos aprovados nas duas fases de pré-seleção: a avaliação inicial e a verificação da elegibilidade.
O Blue Book está acessível e pode ser consultado por todos os serviços e agências da Comissão, que poderão selecionar os candidatos que melhor satisfaçam as suas necessidades e critérios específicos.

Bolsa

Os estagiários selecionados recebem um subsídio mensal para cobrir as suas despesas de subsistência. 

Períodos de candidatura

Para os estágios que têm início em outubro, as candidaturas abrem em janeiro do mesmo ano.
Para os estágios que têm início em março, as candidaturas abrem em julho-agosto do ano anterior. 
 
Poderás encontrar informações mais pormenorizadas no sítio Web oficial dos estágios.