Skip to main content
© Photo by Daniel Josef on Unsplash © Photo by Daniel Josef on Unsplash

Ativismo em linha

Última atualização sexta-feira, 11/06/2021

Dito de forma simples, o ativismo significa agir e fazer ouvir a tua voz para mobilizar as pessoas e, eventualmente, produzir um impacto a nível político. O ativismo em linha diz respeito à utilização de ferramentas digitais, como as redes sociais, blogues, plataformas de debate e petições, como meio de operar a mudança que pretendes.

Gostarias de ter um impacto na tua comunidade local? Queres ver mudanças na Europa ou no mundo? A tua opinião conta. Há diferentes formas de fazer ouvir a tua voz, como participar em marchas contra as alterações climáticas. Isto também pode ser feito em linha, descobre como.

O poder da tua mensagem

Recentemente, os jovens mobilizaram-se por diversas causas e apelaram a mudanças, em especial nos domínios da discriminação (#BlackLivesMatter), da igualdade de género (#MeToo) ou das alterações climáticas (#FridaysForFuture). Estas causas não se excluem mutuamente — podes apoiá-las todas — e cada uma delas transmite uma mensagem forte acompanhada de uma ação necessária .

A utilização de hashtags comuns ajuda a ligar pessoas em todo o mundo que defendem a mesma causa. Juntas são mais fortes e podem coordenar as ações para produzir um maior impacto.

Os jovens estão mais bem preparados para saber adaptar as mensagens e criar impacto através de diferentes ferramentas digitais e redes sociais, por isso explora os teus talentos e faz-te ouvir! Podes recorrer, por exemplo, ao TikTok, ao Instagram ou ao Twitter para aumentar a sensibilização e denunciar situações que gostarias de mudar. 

Se quiseres desenvolver as tuas ideias e defender os teus argumentos de forma mais aprofundada, podes partilhá-los e debatê-los em plataformas como: the 25 Percent Project, Ativismo Mediático ou Ideias da Juventude Europeia, que estabelece uma ligação entre ti e o Parlamento Europeu no âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa. Podes fazer sugestões sobre os desafios que a Europa enfrenta hoje e as tuas ideias para a Europa de amanhã.

Dá um passo em frente para dar vida à tua ideia

Se a tua ideia for acompanhada de um projeto concreto ou de uma iniciativa que possa ser implementada num determinado horizonte temporal, podes iniciar uma petição em linha utilizando plataformas como a Change.org.

Para pôr em prática a tua ideia ou projeto, necessitarás sobretudo de assistência financeira. Existem plataformas que podem ser utilizadas para divulgar o que pretendes fazer e reunir apoios para a tua causa, por exemplo GoFundMe, Goteo ou Avaaz.

A mudança que desejas ver no mundo está relacionada com a UE?

O Diálogo da UE com a Juventude é um mecanismo de diálogo entre os jovens e os responsáveis políticos que se insere no âmbito da Estratégia da UE para a Juventude. Visa assegurar que os pontos de vista, as opiniões e as necessidades dos jovens e das organizações de juventude são tidos em conta na definição das políticas da juventude da UE. Aqui podes consultar os pontos de contacto do Diálogo da UE com a Juventude

Para além de partilhares as tuas ideias e pontos de vista, podes juntar-te a debates com outras pessoas empenhadas em configurar o presente e o futuro da UE, por exemplo o together.eu, criado pelo Parlamento Europeu para incentivar a participação democrática e ligar os cidadãos.

Também podes recorrer à iniciativa de cidadania europeia. Trata-se de um mecanismo da UE que permite solicitar à Comissão Europeia que tome medidas e proponha legislação sobre uma matéria ainda não regulamentada. Qualquer pessoa pode apresentar uma proposta na plataforma, lançar uma campanha e começar a recolher um milhão de assinaturas provenientes de, pelo menos, 7 países da UE. Assim que a tua proposta atingir esse objetivo, a Comissão Europeia terá de tomar uma posição. 

Por último, podes entrar em contacto com os deputados ao Parlamento Europeu na sua qualidade de representantes eleitos dos cidadãos para defender os seus interesses no que diz respeito ao processo legislativo da UE e para garantir que as outras instituições da UE trabalham democraticamente.

Lembra-te de que a tua voz é importante e que podes divulgá-la onde quer que estejas, escolhendo os meios que melhor se adequam a ti e à tua causa!