Skip to main content
young people together in a room © European Union

Consultas anteriores realizadas no âmbito do Diálogo da UE com a Juventude

Última atualização terça-feira, 05/03/2024

O diálogo está em curso há vários anos! Conhece os anteriores ciclos do diálogo estruturado e o atual diálogo com a juventude!

O Diálogo da UE com a Juventude é o sucessor do diálogo estruturado com os jovens, criado no âmbito da anterior Estratégia da UE para a Juventude que vigorou entre 2010 e 2018. Para entenderes melhor do que se trata, podes consultar os últimos ciclos e ver como os seus resultados foram aproveitados para incluir a voz dos jovens nos processos de tomada de decisão da UE.

 

Diálogo estruturado, 1.º ciclo 
«Emprego dos jovens»
1 de janeiro de 2010 – 30 de junho de 2011

O primeiro ciclo do diálogo estruturado centrou-se na problemática do emprego dos jovens. Cada uma das fases deste ciclo assentou nos resultados da anterior Presidência do Conselho da UE. As Conferências da UE sobre a Juventude decorreram sob os auspícios da Hungria, da Bélgica e da Espanha, durante as respetivas presidências do Conselho da UE.. Este compêndio, publicado pelo Departamento da Juventude do Ministério dos Recursos Nacionais da Hungria, descreve em traços gerais o primeiro ciclo do diálogo estruturado.
Estão também disponíveis os resultados da Conferência da UE sobre a Juventude, que decorreu na Hungria.

Resultados: no final deste ciclo de 18 meses do diálogo estruturado, o Conselho da União Europeia adotou uma resolução que salienta as principais recomendações do processo.

Os resultados estão também patentes:

  • nas Conclusões do Conselho «Promover o Emprego dos Jovens para alcançar os objetivos da Estratégia Europa 2020» e
  • na Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, sobre o trabalho com jovens.

 

Diálogo estruturado, 2.º ciclo
«Participação dos jovens na vida democrática da Europa»
1 de julho de 2011 – 31 de dezembro de 2012

O segundo ciclo do diálogo estruturado centrou-se na prioridade temática da participação dos jovens na vida democrática da Europa e cada um dos países que presidiu ao Conselho da UE (Chipre, Dinamarca e Polónia) escolheu as suas prioridades específicas.

Resultados: no final deste ciclo de 18 meses do diálogo estruturado, o Conselho da União Europeia adotou uma resolução que salienta as principais recomendações do processo.

 

Diálogo estruturado, 3.º ciclo
«Inclusão social»
1 de janeiro de 2013 – 30 de junho de 2014

O terceiro ciclo do diálogo estruturado centrou-se na inclusão social dos jovens na Europa e contou com a participação da Irlanda, Lituânia e Grécia. As recomendações emanadas deste exercício contribuíram para a elaboração das resoluções do Conselho sobre inclusão social e empreendedorismo dos jovens.

Resultados: no final deste ciclo de 18 meses do diálogo estruturado, o Conselho da União Europeia adotou uma resolução que salienta as principais recomendações do processo.

 

Diálogo estruturado, 4.º ciclo
«Autonomia dos jovens»
1 de julho de 2014 – 31 de dezembro de 2015

O quarto ciclo do diálogo estruturado centrou-se na autonomia dos jovens, com especial destaque para o seu acesso aos direitos e à participação política. As três Presidências do Conselho da UE que participaram neste ciclo foram as da Itália, da Letónia e do Luxemburgo.

 

Diálogo estruturado, 5.º ciclo
1 de janeiro de 2016 – 30 de junho de 2017

O quinto ciclo do diálogo estruturado decorreu sob o lema «Permitir que todos os jovens participem numa Europa diversificada, conectada e inclusiva – preparados para a vida, prontos para a sociedade», e envolveu as Presidências neerlandesa, eslovaca e maltesa.

Resultados: as recomendações conjuntas finais do 6.º ciclo foram adotadas pelo Conselho (Educação, Cultura, Juventude e Desporto), reunido em Bruxelas em 22 e 23 de maio de 2017. Neste ciclo, os esforços de expansão para novos tipos de organizações começaram a produzir efeitos positivos, com um aumento do número de organismos públicos e de organizações da sociedade civil envolvidos.

 

Diálogo estruturado, 6.º ciclo
1 de julho de 2017 – 30 de dezembro de 2018

O sexto ciclo do diálogo estruturado da UE, sob o lema «Juventude na Europa: o que se segue?», contou com as Presidências estónia, búlgara e austríaca. Este ciclo teve por objetivo ouvir os jovens e contribuir em conjunto para a criação da Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027, a qual foi adotada em novembro de 2018. Na nova Estratégia da UE para a Juventude, foi introduzido o Diálogo da UE com a Juventude, que assenta nos resultados do diálogo estruturado, no intuito de chegar a mais decisores e a mais jovens, em especial aqueles que têm menos oportunidades de se pronunciar e de participar no processo de tomada de decisões e na aplicação da Estratégia da UE para a Juventude, mediante o fomento do seu empenho cívico e participação política.

Resultados: o sexto ciclo foi marcado pela adoção dos 11 Objetivos para a Juventude Europeia que constam do anexo da Estratégia da UE para a Juventude. Estes objetivos refletem os pontos de vista dos jovens na Europa e representam a visão de quem participa ativamente no Diálogo da UE com a Juventude. Entre esses objetivos, contam-se os seguintes:

  • Ligar a UE aos jovens
  • Igualdade para todos os géneros
  • Sociedades inclusivas
  • Informação e diálogo construtivo
  • Saúde e bem-estar mental
  • Impulsionar a juventude rural
  • Emprego de qualidade para todos
  • Aprendizagem de qualidade
  • Espaço e participação para todos
  • Europa Verde Sustentável
  • Organizações de juventude e programas europeus

 

Diálogo da UE com a Juventude, 7.º ciclo
2019-2020

O sétimo ciclo decorre no âmbito do Trio de Presidências Roménia — Finlândia — Croácia, que teve início em 1 de janeiro de 2019, com uma duração de 18 meses, até junho de 2020. 

O Trio de Presidências escolheu como prioridade temática «Criar oportunidades para os jovens», com destaque para os seguintes aspetos: 

  • Emprego de qualidade para todos 
  • Trabalho socioeducativo de qualidade 
  • Oportunidades para a juventude rural 

Esta prioridade temática está diretamente relacionada com três dos Objetivos para a Juventude da UE: emprego de qualidade para todos, educação de qualidade e impulsionar a juventude rural. 

Este ciclo assenta nas realizações do ciclo anterior, nomeadamente a adoção da estratégia e dos respetivos objetivos da UE para a Juventude, que estabelecem a visão e as metas até 2027, e procuram novas formas de os realizar através de medidas políticas, programas e ações a nível europeu, nacional e local.

Resultados
Durante o último ciclo, 50 000 participantes formaram uma amostra diversificada e inclusiva, sendo que 12,5 % se identificaram como LGBTQ, 9,5 % como minorias étnicas e 4,7 % como pessoas com deficiência. O diálogo incluiu diferentes métodos e ferramentas, incluindo um inquérito em linha, mas também debates de grupos de reflexão para chegar aos grupos excluídos e permitir identificar as diferentes necessidades dos jovens relacionadas com as prioridades temáticas deste ciclo. 

As recomendações comuns finais deste ciclo de 18 meses foram tidas em conta na Resolução do Conselho adotada pelo Conselho da União Europeia sobre os resultados do 7.º ciclo do Diálogo da UE com a Juventude
 

Diálogo da UE com a Juventude, 8.º ciclo

O oitavo ciclo decorre no âmbito do Trio de Presidências Alemanha — Portugal — Eslovénia, que teve início em 1 de julho de 2020 e durou 18 meses, até junho de 2020. 

O Trio de Presidências escolheu como prioridade temática «A Europa para a Juventude — YOUth for Europe: Espaço para a democracia e a participação». 

Esta prioridade temática está diretamente relacionada com o Objetivo para a Juventude número 9: Espaço e participação para todos

As recomendações comuns finais deste ciclo de 18 meses foram tidas em conta na Resolução do Conselho sobre os resultados do 8.º ciclo do Diálogo da UE com a Juventude adotada pelo Conselho da União Europeia.

O diálogo atual, 9.º ciclo

O nono ciclo decorre no âmbito do Trio de Presidências França — Chéquia — Suécia, que teve início em 1 de janeiro de 2022 e dura 18 meses. 

O Trio de Presidências escolheu como prioridade temática «Uma Europa Sustentável e Verde».

Esta prioridade temática está diretamente relacionada com o Objetivo para a Juventude número 3: Sociedades inclusivas e número 10: Europa verde sustentável.

A EUYD abrange em cada ciclo mais de 50 000 jovens e é um dos maiores processos participativos individuais para os cidadãos (o maior para os jovens) da UE, graças à sua capacidade de mobilizar os jovens através de plataformas nacionais e organizações de juventude. A fim de conseguir que mais jovens participem independentemente do contexto em que se encontram, do nível de instrução ou dos meios financeiros, o Diálogo da UE com a Juventude está enraizado a nível local e integrado noutras ações da UE de apoio a iniciativas em torno da participação e do diálogo. 

Nesta página, encontras todos os trabalhos e conclusões dos jovens delegados no relatório final da Conferência Europeia sobre Juventude, realizada sob a égide da Presidência francesa:

  • Versão inglesa
  • Versão francesa