Skip to main content
© kylebaker - Flickr, CC by 2.0 © kylebaker - Flickr, CC by 2.0

Conseguir uma bolsa de estudo

Última atualização segunda-feira, 04/01/2021

Gostarias de estudar noutro país, mas tens receio que seja muito caro? Continua a ler sobre como conseguir uma bolsa de estudo e iniciar o próximo ano letivo no país dos teus sonhos.

Propinas na Europa

As propinas no ensino superior variam muito de um país para outro na União Europeia (UE). No entanto, convém saber que as propinas são, no seu conjunto, mais baixas do que noutros continentes e que existem muitas bolsas de estudo. 

Em primeiro lugar, deves avaliar os custos dos teus estudos no estrangeiro. Todos os anos, a rede Eurydice publica uma análise das propinas cobradas e dos sistemas de apoio aos estudantes (incluindo bolsas e empréstimos) no ensino superior europeu (ver os relatórios comparativos, nomeadamente o tópico «propinas»). 

Também podes consultar sítios Web como o StudyinEurope e o Study.EU ou ir diretamente os portais nacionais sobre o ensino superior e o sítio Web da instituição onde poderás vir a estudar. 

Onde encontrar uma bolsa de estudo

Estás interessado em estudar num país fora da Europa? Com certeza já ouviste falar do Erasmus+. Este programa da UE, presente em mais de 34 países, oferece aos estudantes do ensino superior uma bolsa que lhes permite realizar um período de estudos no estrangeiro. Para obter mais informações, lê este artigo.

O Erasmus+ também oferece bolsas de estudo financiadas pela UE para realizar vários programas de mestrado e de doutoramento (mestrados conjuntos Erasmus Mundus). Consulta o catálogo da Comissão com os programas disponíveis no próximo ano letivo. Se encontrares um curso que queiras fazer e quiseres mais informações sobre as candidaturas, deves contactar o consórcio responsável pelo programa.

O Portal de Bolsas de Estudo contém uma base de dados com mais de mil bolsas de estudo disponíveis em todo o mundo. Seleciona o nível desejado (de ensino secundário a pós-doutoramento), o teu país de origem e o país onde pretendes estudar. O motor de pesquisa mostrar-te-á as bolsas que correspondem ao seu perfil.

Algumas instituições de ensino superior propõem bolsas de estudo para atrair os melhores estudantes ou grupos específicos (por exemplo, mulheres em escolas de gestão). Visita os sítios Web das escolas em que estás interessado, que geralmente dispõem de uma página sobre bolsas de estudo. 

Podes também procurar nos sítios Web dos ministérios nacionais responsáveis pela educação informações sobre bolsas de estudo para estudantes internacionais. Por exemplo, a Alemanha concede financiamento através do DAAD, a Hungria através do Instituto Balassi, Malta através das bolsas de estudo Sports and Endeavour e o Reino Unido através das bolsas Chevening
Consulta a base de dados do programa Eurodesk para obter uma lista de bolsas de estudo. A maioria seleciona os estudantes com base no talento/mérito e/ou em critérios de diversidade. Consulta cuidadosamente as condições e apresenta uma candidatura forte. 

Por último, sabias que podes pedir um empréstimo para fazer um programa de mestrado?
O Erasmus+Master Loan oferece aos estudantes a oportunidade de contrair um empréstimo no montante máximo de 12 000 EUR para um programa de mestrado de um ano ou 18 000 EUR para um programa de mestrado de dois anos num dos 34 países do Programa Erasmus+. 
Para seres elegível, tens de ser nacional de um dos 34 países do Programa Erasmus+ e de estar inscrito num programa de mestrado num país diferente do teu país de residência, que não pode ser o país onde fizeste a tua licenciatura.
Todas as informações estão disponíveis aqui.

Como conseguir uma bolsa de estudo

Eis alguns conselhos para conseguires uma bolsa de estudo:

  1. Começa a procurar bolsas de estudo o mais cedo possível e candidata-te. A maior parte dos prazos de candidatura são no início do ano em que o curso tem início, logo não demores a candidatar-te se pretenderes uma bolsa de estudo para o mês de setembro.
     
  2. Organiza-te! Faz uma lista dos prazos que não podes deixar passar e não deixes a candidatura para o último dia. Dá algum trabalho, mas vale a pena!
     
  3. Candidata-te a todas as bolsas de estudo que conseguires (desde que sejas elegível, obviamente). É verdade que poderá haver muitos outros candidatos, mas, se não te candidatares, poderás estar a perder a oportunidade da tua vida. Nunca se sabe! Sem esforço, não há resultados.
     
  4. Não desanimes se não receberes uma bolsa de estudo. Tenta de novo no ano letivo seguinte ou pensa noutras formas de financiamento.


Podes também ler o nosso artigo sobre o artigo Candidatura a uma bolsa de estudo: 10 dicas a ter em conta.