Skip to main content
© Brooke Cagle - Unsplash © Brooke Cagle - Unsplash

Aprende uma língua graças a um intercâmbio!

Última atualização quarta-feira, 10/07/2024

Se quiseres dominar uma língua, tens de a utilizar! Deixaste de ter a desculpa de que não tens ninguém com quem praticar o teu neerlandês ou o teu português. Participa num intercâmbio linguístico e melhora as tuas competências gratuitamente.

Um intercâmbio ou um tandem linguístico é bastante simples: por exemplo, se falas francês e queres melhorar o teu grego, precisas de encontrar um parceiro grego que esteja a aprender francês. Se se reunirem durante uma hora, a ideia é dividir o tempo 50/50 — meia hora a falar francês e meia hora a falar grego.

É uma oportunidade única para aprender uma línguas e talvez também fazer novos amigos. Também vale a pena recordar que um bom domínio de uma ou mais línguas estrangeiras pode ser um ativo importante no mercado de trabalho.

Por vezes, a forma mais fácil de encontrar um parceiro de tandem é nos grupos do Facebook, onde podes procurar por palavra-chave, por exemplo: «tandem» ou «intercâmbio linguístico» e o nome da cidade em que vives, e encontrarás iniciativas locais que geralmente ocorrem ou num café. 
Encontrar uma plataforma em linha pode não ser fácil, deixamos-te aqui uma lista de várias plataformas (algumas podem ter opções pagas): Italki, Open Language Exchange e Speaky são ideais para encontrar um parceiro ou professor nativo; Coeffee permite-te jogar jogos com outros estudantes; Tandem e Tandem Partners são ideais para encontrar um parceiro de tandem.


Eis algumas sugestões para um intercâmbio linguístico bem-sucedido: 

  1. Verifiquem se os vossos horários são compatíveis e estabeleçam a frequência com que desejam reunir-se.
  2. Lembra-te que o teu parceiro não é professor e poderá não ser capaz de responder a perguntas gramaticais.
  3. Leva a experiência a sério! Regista o novo vocabulário e estuda-o antes da tua sessão seguinte.
  4. Não tenhas medo de cometer erros. Deixem claro em que medida querem que o outro vos corrija. Regra geral, é melhor encontrar um meio-termo: não vale a pena corrigir todas as palavras, o que pode ser desmoralizante, mas também não ignorem os erros graves (podem simplesmente repetir o que o outro disse utilizando a forma correta).
  5. Sê justo — não tentes passar mais de metade do tempo a falar a língua que estás a aprender.
  6. Se quiseres falar de um tópico específico, di-lo ao teu parceiro. Se não tiverem nada em comum e a conversa não fluir, não é grave: procura outro parceiro.

 
Está prestes a aderir a um programa da UE?

Se tiveres interesse em aprender uma língua porque passar algum tempo no estrangeiro com o Programa Erasmus+ ou com o Corpo Europeu de Solidariedade, deves considerar fazer a formação do Apoio Linguístico em Linha (OLS), uma ferramenta concebida pela Comissão Europeia para o efeito. 
O objetivo é adquirir competências na língua em que irás trabalhar, estudar ou fazer voluntariado, para que consigas aproveitar ao máximo a experiência de mobilidade. Podes inscrever-te em «cursos em linha abertos a todos» (MOOC) ou falar com falantes nativos e outros participantes no OLS (não necessariamente em linha). Esta ferramenta está disponível nas 24 línguas oficiais da UE. No entanto, tens de estar inscrito num projeto de juventude da UE para poder aceder à plataforma.
Fazer um período de estudo, um intercâmbio de jovens ou uma experiência de voluntariado no estrangeiro é também uma excelente forma de desenvolver as competências linguísticas. Descobre as oportunidades oferecidas pelo Programa Erasmus+ e pelo Corpo Europeu de Solidariedade.