Skip to main content

Corpo Europeu de Solidariedade

Juntos podemos mais.

Formação e apoio para os participantes

O Corpo Europeu de Solidariedade presta uma série de serviços de apoio aos participantes, a fim de assegurar que possam tirar o máximo proveito da experiência e aprender o máximo possível.  

Formação geral em linha 

Trata-se de uma formação de acesso livre, através do sítio Web do Corpo Europeu de Solidariedade, para todos os candidatos e participantes inscritos. Alguns dos módulos disponíveis são: «A missão do Corpo Europeu de Solidariedade», «Funções e responsabilidades dos participantes», «Consciência intercultural», «Saúde e segurança», etc.

Formação necessária para poder participar em ações de voluntariado no domínio da ajuda humanitária

Esta formação inclui uma autoavaliação e um curso em linha, seguido de um teste em linha. Os candidatos aprovados nesse teste podem ser convocados para um curso presencial de 5 dias ministrado num centro de formação em França, na Alemanha, em Itália ou em Espanha. A autoavaliação e a formação em linha encontram-se acessíveis na plataforma da Academia da UE a todos os candidatos a voluntários que tenham manifestado o seu interesse no voluntariado no domínio da ajuda humanitária aquando da sua inscrição.

Apoio Linguístico em Linha

O apoio linguístico em linha (OLS) foi concebido para ajudar os participantes a melhorar o seu conhecimento da língua de trabalho. O Apoio Linguístico em Linha está alojado na plataforma institucional de gestão da aprendizagem da Comissão Europeia, denominada Academia da UE.

O serviço está disponível para todas as línguas oficiais da UE: alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco. O serviço de aprendizagem de línguas em linha está também disponível para o basco, o galego e o catalão.

Pode recorrer ao serviço se tiver sido selecionado para participar numa atividade do Corpo com uma duração de dois meses ou mais. Se tiver sido selecionado para participar numa atividade do Corpo Europeu de Solidariedade, receberá da organização anfitriã uma mensagem de convite com os dados de início de sessão de apoio linguístico em linha através da plataforma da Academia da UE.

Seguro

Um princípio fundamental para todas as atividades realizadas no âmbito do Corpo é a segurança constante dos participantes. 

Durante a sua atividade, desde o momento em que viaje para o país de acolhimento até dois meses após o termo da atividade, estará coberto por uma das seguintes opções:

Para as atividades transfronteiriças:

  • cobertura adicional ao Cartão Europeu de Seguro de Doença ou ao sistema nacional de saúde do país de acolhimento (facultada pela Comissão Europeia) 
  • cobertura básica facultada pela Comissão – caso não tenha direito a receber o Cartão Europeu de Seguro de Doença a título gratuito nem direito a cobertura no país de acolhimento 

Para as atividades nacionais:

  • reembolso de todos os custos não cobertos pelo seu sistema nacional de saúde

Poderá encontrar mais informações sobre a cobertura e as modalidades de inscrição no sítio Web da companhia de seguros.

Os participantes serão cobertos por uma seguradora diferente, em função do período de realização do projeto. O Aviso sobre a Proteção de Dados do seguro CIGNA é válido para os projetos que estão a decorrer no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2014-2020 e para os projetos iniciados antes de 7 de fevereiro de 2023 ao abrigo do atual QFP 2021-2027. O Aviso sobre a Proteção de Dados do seguro Henner é válido para os projetos realizados no âmbito do atual QFP 2021-2027.

Vistos e autorizações de residência

É possível que necessite de um visto e/ou de uma autorização de residência se precisar de viajar para outro país para participar na sua atividade.    
/!\  Recomendamos vivamente que apresente o seu pedido de visto ou de autorização de residência com bastante antecedência, uma vez que o processo pode demorar várias semanas.

Para obter informações gerais sobre vistos e autorizações de residência, tanto para estadas de curta como de longa duração, pode consultar o Portal de Imigração da UE.  

Para mais informações, pode contactar a agência nacional ou a agência de execução

Acordos com os participantes

Antes de iniciar a sua atividade, deve assinar um acordo de participação que determine, pelo menos, os seguintes aspetos da atividade:

  • direitos e responsabilidades em matéria de seguro e de contribuição financeira do Corpo 
  • tarefas a realizar durante a atividade (no caso do voluntariado
  • resultados de aprendizagem esperados (no caso do voluntariado)

Formação

Os participantes em atividades de longa duração podem aceder a eventos de formação que lhes proporcionarão orientação e apoio contínuos ao longo de toda a experiência no Corpo. Essas formações irão facilitar a adaptação aos desafios culturais e pessoais, permitir-lhe-ão conhecer os seus direitos e obrigações, saber lidar com questões práticas, estabelecer uma comunicação intercultural, conhecer outros participantes, manter-se em contacto com as agências nacionais, avaliar a sua experiência, etc. 

Enquanto participante numa atividade de longa duração, terá acesso às seguintes sessões:

  • formação antes da partida (apenas atividades transfronteiriças) 
  • formação à chegada 
  • avaliação intercalar (apenas para atividades de seis meses ou mais) 
  • eventos anuais do Corpo Europeu de Solidariedade

Tutoria

No local da atividade, os participantes devem receber apoio pessoal sob a forma de mentoria que os ajudará a instalar-se, tanto no novo país como na organização de acolhimento.

Passe Jovem

Passe Jovem – está disponível para todos os participantes do Corpo e é uma ferramenta que lhe permite identificar e documentar os resultados de aprendizagem obtidos graças ao projeto. Permite-lhe descrever o que fez e mostrar o que aprendeu, incluindo as competências informais ou não formais adquiridas. 

Todas estas informações constarão formalmente do certificado Passe Jovem. Até à data, mais de um milhão de pessoas utilizaram a ferramenta e obtiveram o certificado.  

Dependendo do tipo de reconhecimento de que necessita, a criação de um certificado Passe Jovem pode ainda ajudar a criar o seu Curriculum Vitae (CV) no Europass

Veja alguns testemunhos vídeo sobre a importância do Passe Jovem.

Certificado de participação

O certificado de participação atesta que participou numa atividade do Corpo Europeu de Solidariedade. 

Após a conclusão da sua atividade, uma das organizações envolvidas emitirá o seu certificado de participação através deste sítio Web. Ser-lhe-á solicitado que preencha primeiro um inquérito de opinião sobre a sua experiência.

Um certificado comprovativo do trabalho realizado no Corpo Europeu de Solidariedade irá constituir uma mais-valia para o seu CV. Obviamente, se utilizar o Portal Europeu da Mobilidade Profissional (EURES), poderá fazer referência direta à sua participação no Corpo.

Pacote informativo

Para mais informações de apoio, consulte o nosso Info Kit para os participantes