Skip to main content

Corpo Europeu de Solidariedade

Juntos podemos mais.

Formação e apoio para os participantes

O Corpo Europeu de Solidariedade presta uma série de serviços de apoio aos participantes, a fim de assegurar que eles tiram todo o proveito da experiência e aprendem o máximo possível.  

Formação geral em linha 

A formação geral em linha é uma formação de acesso livre, através do sítio Web do Corpo Europeu de Solidariedade, para todos os candidatos e participantes inscritos. Alguns dos módulos disponíveis são: «A missão do Corpo Europeu de Solidariedade», «Funções e responsabilidades dos participantes», «Consciência intercultural», «Saúde e segurança», etc.

Apoio linguístico online

O apoio linguístico em linha (OLS) foi concebido para ajudar os participantes a melhorar o seu conhecimento da língua de trabalho.

O serviço está disponível para todas as línguas oficiais da UE: alemão, búlgaro, checo, croata, dinamarquês, eslovaco, esloveno, espanhol, estónio, finlandês, francês, grego, húngaro, inglês, irlandês, italiano, letão, lituano, maltês, neerlandês, polaco, português, romeno e sueco.

Podes recorrer ao serviço se tiveres sido selecionado para uma atividade do Corpo (voluntariado, estágio ou emprego) com a duração de dois meses ou mais. Depois de teres sido selecionado, receberás uma mensagem de correio eletrónico da tua organização de acolhimento com os dados de acesso.

Formação

Os participantes em atividades de longa duração podem aceder a eventos de formação que lhe darão orientação e apoio contínuos ao longo de toda a experiência no Corpo. Estas formações ajudam-te a adaptares-te aos desafios culturais e pessoais, a conhecer os teus direitos e obrigações, a saber lidar com as questões práticas, a saber estabelecer uma comunicação intercultural, a conhecer outros participantes, a manteres-te em contacto com as agências nacionais, a avaliar a tua experiência, etc. 

Enquanto participante numa atividade de longa duração, terás acesso às seguintes sessões:

  • formação antes da partida (apenas atividades transfronteiriças) 
  • formação à chegada 
  • avaliação intercalar (apenas para atividades de seis meses ou mais) 
  • eventos anuais do Corpo Europeu de Solidariedade

Mentoria

No local da atividade, os participantes devem receber apoio pessoal sob a forma de mentoria que os ajudará a instalar-se, tanto no novo país como na organização de acolhimento.

Passe Jovem

Passe Jovem — está disponível para todos os participantes do Corpo e é uma ferramenta que te ajuda a identificar e documentar os resultados de aprendizagem obtidos com o projeto. Permite-te descrever o que fizeste e mostrar o que aprendeste, incluindo as competências informais ou não formais que adquiriste. 

Todas estas informações constarão formalmente do certificado Passe Jovem. Até à data, mais de um milhão de pessoas utilizaram a ferramenta e obtiveram o certificado.  

Dependendo do tipo de reconhecimento de que necessitas, a criação de um certificado Passe Jovem pode ainda ajudar-te a criar o teu Curriculum Vitae (CV) no Europass

Seguros

Um princípio fundamental para todas as atividades realizadas no âmbito do Corpo é a segurança constante dos participantes. 

Durante a tua atividade, desde o momento em que viajas para o país de acolhimento até dois meses após o termo da atividade, estarás coberto por uma das seguintes opções:

Para as atividades transfronteiriças:

  • cobertura adicional ao teu Cartão Europeu de Seguro de Doença ou ao sistema nacional de saúde do país de acolhimento (facultada pela Comissão Europeia) 
  • cobertura básica facultada pela Comissão — caso não tenhas direito a receber o Cartão Europeu de Seguro de Doença a título gratuito nem direito a cobertura no país de acolhimento 

 Para as atividades nacionais:

  • reembolso de todos os custos não cobertos pelo teu sistema nacional de saúde

Poderás encontrar mais informações sobre a cobertura e as modalidades de inscrição no sítio Web da companhia de seguros.

Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais no âmbito dos serviços de seguros, consultar o aviso sobre a proteção de dados

Certificado de participação

O certificado de participação atesta que participaste numa atividade do Corpo Europeu de Solidariedade. 

Quando tiveres terminado a tua atividade, uma das organizações envolvidas emitirá o teu certificado de participação através deste sítio Web. Apenas te pedimos que primeiro preenchas um inquérito para nos dares a tua opinião sobre a experiência.

Um certificado comprovativo do trabalho que realizaste no Corpo Europeu de Solidariedade constituirá uma mais-valia para o teu CV. Obviamente, se utilizares o Portal Europeu da Mobilidade Profissional (EURES), podes fazer referência direta à tua participação no Corpo.

Acordos com os participantes

Antes de iniciares a tua atividade (voluntariado, estágio ou emprego) deves assinar um acordo de participação que determine, pelo menos, os seguintes aspetos da atividade:

  • direitos e responsabilidades em matéria de seguro e de contribuição financeira do Corpo 
  • tarefas a realizar durante a atividade (no caso do voluntariado
  • resultados de aprendizagem esperados (no caso do voluntariado

No caso dos estágios e dos empregos, terás de celebrar um acordo adicional nos termos da legislação do país de acolhimento. 

Vistos e autorizações de residência

É possível que necessites de um visto e/ou de uma autorização de residência se precisares de viajar para outro país para participar na tua atividade. 
/!\  Recomendamos vivamente que apresentes o seu pedido de visto ou de autorização de residência com bastante antecedência, uma vez que o processo pode demorar várias semanas.

Para mais informações, contacta a agência nacional competente ou a Agência de Execução

Para informações gerais sobre vistos e autorizações de residência, tanto para estadas de curta como de longa duração, consulta o Portal de Imigração da UE.