Skip to main content
© Photo by Tim Samuel from Pexels © Photo by Tim Samuel from Pexels

Ficar em forma em casa

Última atualização quarta-feira, 10/07/2024

Não há ginásio, não há problema! Pode ser um pouco mais difícil manter uma rotina desportiva sem sair de casa, mas é perfeitamente possível e altamente benéfico para ti.

Manter uma atividade ao longo do dia deve ser um imperativo na tua rotina diária. Tem benefícios físicos e psicológicos que podem ajudar-te a usufruir de um estilo de vida mais saudável e equilibrado. Não é sempre possível sair de casa para praticar desporto, seja devido a condições meteorológicas desagradáveis ou a restrições de mobilidade. No entanto, esta não é uma razão válida para te dares à preguiça e esquecer o desporto.

Como te podes mexer sem sair de casa

Existem muitas opções para permanecer ativo que não implicam uma atividade desportiva, como a limpeza da casa (quem não gosta de passar a esfregona/limpar o pó a som de uma boa música de fundo?). Mas, concentremo-nos em ajudar-te a adotar uma mentalidade desportiva que contribua para melhorar a tua saúde física e psicológica.

Não precisas de sair de casa para iniciar a tua atividade, mas podes e deves mudar de roupa e vestir o teu melhor equipamento desportivo. Este simples gesto irá ajudar-te a entrar no espírito da atividade física que escolheste.

Quando decidires se te apetece fazer ioga ou saltar energicamente, escolhe a música certa para tal! Esta será a cereja no bolo do teu próprio ginásio.

Não faltes

Reserva um espaço na tua agenda diária. Talvez prefiras fazer o teu exercício de manhã cedo antes de começar a estudar ou a trabalhar; ou de tarde. Estiramentos, dança, a escolha é tua! Deves assumir um compromisso contigo mesmo para o teu próprio bem-estar e saúde em geral.

Independentemente do momento do dia que prefiras, é importante que escolhas um desporto de que gostes para que penses na «atividade desportiva» na tua agenda como um momento de prazer que te permite relaxar e ser mais saudável. Essa atividade desportiva pode ser dança, pilates, ioga, treino de alta intensidade ou programas tradicionais constituídos por diferentes exercícios. Descobre o que melhor se adequa ao teu estilo, à tua condição física e ao teu humor.

Não penses que se trata apenas de usares o teu corpo — o movimento também reforça a tua criatividade! Uma vez que é pouco provável que tenhas em casa todo o equipamento desportivo ao qual terias acesso num ginásio, podes utilizar a tua imaginação, por exemplo, substituindo halteres por garrafas de água ou pacotes de arroz. Nada deve impedir-te de te tornares mais saudável e mais forte!

Existem por aí muitos parceiros de exercício físico e instrutores para te ajudar

Se sentires falta do espírito de comunidade e motivação mútua que encontras no ginásio, existem muitas aulas virtuais, em direto ou gravadas, que podem ajudar-te a sentires esse ambiente de treino em grupo.

A nível europeu, a Comissão Europeia lançou a iniciativa #BeActiveAtHome para criar uma comunidade entre as pessoas que desejam cuidar da sua saúde e incentivar outras a manterem-se ativas em casa.

Esta iniciativa que foi lançada para nos apoiarmos mutuamente e propor ideias divertidas e inovadoras para permanecer ativo em casa baseia-se no sucesso da comunidade #BeActive, que tem vindo a crescer continuamente desde o seu lançamento em 2015.

Para mais informações, consulta todas as ideias inspiradoras com o #BeActiveAtHome publicadas no Twitter, no Instagram e no Facebook e publica as tuas próprias ideias para motivar outras pessoas.

O importante é encontrares a tua própria forma de te manteres ativo e um estilo de vida mais saudável.